1 de fevereiro de 2011

O Leitor

[ótimo]

Eu recomendo: O Leitor
Autora: Bernhard Schlink
Editora: Record

Sinopse:
Michael Berg é um adolescente que se encanta com Hanna, uma mulher mais velha com quem ele passa a ter um caso amoroso. Sempre que se encontram eles seguem um mesmo ritual, eles se lavam, ele lê para Hanna e depois eles fazem amor. Michael sabe poucas coisas a seu respeito, e Hanna parece manter certo distanciamento, portanto quando ela some sem motivo algum, ele não sabe o que aconteceu e não sabe se a verá novamente. Anos mais tarde ele está na faculdade de direito e seu professor leva os alunos para acompanharem um caso de guerra, onde Hanna está sendo julgada e acusada como uma das líderes da SS e responsável por várias mortes. Michael então percebe um segredo que Hanna sempre escondeu e que pode salvá-la das acusações, mas não entende porque a própria Hanna não revelou a verdade. Teria ele o direito de revelar o segredo que Hanna se esforça tanto para esconder que aceita até mesmo ser acusada de atrocidades e ir parar na prisão?

Meu cantinho:
O Leitor é definitivamente uma história envolvente. Michael Berg é um adolescente comum com a vida igual de um adolescente qualquer até que encontra Hanna. Michael então passa a ter uma vida diferente de seus colegas, passa a experimentar sensações novas, viver coisas únicas e nós leitores temos a chance de compartilhar suas experiências através desse livro. Quando Hanna some Michael tem um sentimento de perda e de a idéia de que foi traído. Mais tarde quando a reencontra ele se sente confuso, ele já é mais velho, já amadureceu, mas ela ainda o perturbava, ele a queria longe, como apenas uma lembrança, mas ao mesmo tempo queria tê-la por perto. A dúvida que se instala nele, o embaraço de Hanna pelo seu segredo e a estranha sensação que perdura entre os dois, por tudo o foi feito e por tudo o que não foi dito arrasta o leitor para essa história maravilhosa da qual ele não vai conseguir se libertar.
O contexto é interessante, desenvolvido de uma maneira sólida. Os personagens são bem construídos, são muito reais e muito humanos. A trama é única! O final é lindo, triste, tocante, onde tudo acontece como deveria, mas onde o leitor gostaria de interferir para mudar o rumo de Hanna. É um livro obrigatório para todos que gostam de leitura com qualidade.
O Leitor virou um filme, normalmente eu acho muito difícil produzirem filmes a altura dos livros além de serem fiéis a história, O Leitor é uma exceção. O filme é tão bom quanto o livro, eu recomendo os dois! Para assistir ao trailer do filme clique aqui.

Volume único.

6 comentários:

  1. Oi Dudi!
    Eu já vi o filme, realmente muito bom!
    Se no filme ja da vontade de intervir na historia, de falar por ela.. imagina no livro...
    ótimo post ;p

    bjinhoooos

    ResponderExcluir
  2. Só vi o filme, achei tão lindo! ainda não tive a oportunidade de ler o livro.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá =D

    Eu coloquei "O Leitor" na minha listinha de livros pra ler justamente por causa do filme. Nunca tive curiosidade em assisti-lo, mas um dia desses não tinha nada pra fazer em casa e ele estava passando em um canal de filmes. Assisti e fiquei destruída de tanto chorar depois =´) Acho que existem certas coisas (orgulho, na verdade) que estão acima de tudo. E no caso dela, esse conceito é bem nítido. Ameiameiamei! haha =D E pela sinopse e resenha, o filme está bem parecido com o livro mesmo. Mais um motivo para eu lê-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Tem um selinho da Lolis para você no blog! Passa lá!
    Bjus!

    Andréa,
    www.fundofalso.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tem selinho para vc lá no blog!

    BjoO
    Pri
    http://fatoselivros.blogspot.com/2011/02/selinhos-e-resultado-do-top.html

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, em vi o filme, mas ouvi falar muito bem de ambos! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir