25 de março de 2012

Jogos Vorazes

[ótimo]

Eu recomendo: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Sinopse:
Os Jogos Vorazes acontecem todos os anos, devido a rebelião dos treze distritos contra a Capital, rebelião que não foi bem sucedida, a Capital como punição dissolveu o 13º Distrito e todos os anos sorteiam dois jovens de cada distrito restante, um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos. Nos Jogos Vorazes eles enfrentam desafios nos mais diversos terrenos, passam necessidades, e tem que enfrentar os outros jovens, chamados de tributos, em lutas até a morte. Katniss sabe que há grandes chances de ser chamada esse ano devido a quantidade de vezes que seu nome entrou na urna para o sorteio, mas ela não esperava ver sua irmã, Prim, que acabou de completar 12 anos, ser chamada. Por ser sua primeira vez só existe um papel com seu nome, e para sua infelicidade esse é o papel sorteado. Katniss então entra como voluntária para assumir o lugar da sua irmã e Peeta, o filho do padeiro é escolhido como o tributo masculino. Como mentor eles terão Haymitch, um velho bêbado, o único tributo do distrito 12 que já sobreviveu aos jogos e ainda está vivo. Cada um deles precisa impressionar o público, aquele que for favorito e tiver notas boas nos treinamentos pode conseguir patrocínios e receber auxílios enquanto estiver na arena, um auxílio pode representar a diferença entre a vida e a morte. Que os jogos vorazes comecem.

Meu cantinho:
Quando li a muitos meses atrás uma resenha de jogos vorazes na internet não foi um livro que me atraiu, a capa parecia ser sem graça, não me lembro exatamente o que eu li, mas pensei que deveria ser um livro muito entediante. Agora com o lançamento do filme baseado no livro, todos começaram a falar muito, eu ouvi muitos elogios e decidi que iria ler o livro antes de ir no cinema ver o filme.
Eu preciso dizer que esse livro é maravilhoso e que me arrancou lágrimas! A verdade é que escrevendo aqui no meu cantinho, onde tenho o espaço para falar do que eu gostei e do que eu não gostei, eu não consigo enumerar o que foi bom (sem conseguir pensar em nada ruim) porque o livro todo é maravilhoso!
O desespero e angustia dos personagens são tão reais, quando Katniss conta a história dela, a morte do pai que trabalhava nas minas, o desequilibro da mãe, como ela quase morre de fome, como não sabe o que fazer, como está desesperada ao ver sua pobre irmã mais nova definhar, como ela recebe ajuda do filho do padeiro que clandestinamente lhe da dois pães e por isso leva uma surra da mãe. Como Katniss se aventura além das cercas da cidade, entrando na perigosa floresta buscando caçar com o arco e flecha feitos pelo seu pai quando ainda era vivo, para poder sustentar sua família, sendo uma menina com menos de doze anos na época! A agonia com que ouve o nome da sua irmã ser chamada para os jogos, o fato de se voluntariar, buscando manter sua expressão inalterada e escondendo as lágrimas para esconder suas fraquezas e não se tornar um alvo fácil durante os jogos. O silêncio da cidade, o apoio que ela recebe. O pouco tempo que tem para se despedir dos que lhe são queridos, o medo de que sua mãe entre em colapso novamente caso algo lhe aconteça, o terror de que sua irmã possa passar fome. O leitor entra tão facilmente no livro, se envolve de maneira tão rápida e intensa que não tem como não gostar!
Katniss é uma menina que teve que amadurecer antes do tempo, que por isso tem um ódio da sua mãe, que parou de viver após a morte de seu pai. A única coisa que lhe traz alegria é sua pequena irmã Prim. Ela acaba as vezes sendo uma personagem rude, grossa, mas que tem muita coragem. As vezes eu achava ela um tanto quanto ingênua, mas eu parava e me corrigia, a verdade é que ela só tem quatorze anos, essa ingenuidade é sua verdadeira face e o que deveria me surpreender é a maturidade que ela acabou desenvolvendo.
Peeta foi me conquistando aos poucos, de menino calado, meio mau encarado, para alguém doce, gentil, inteligente e apaixonado. Ele me conquistou completamente e me vi muitas vezes aflita nos jogos pensando como seu fim poderia estar próximo.
A autora conseguiu criar personagens muito distintos, muito bem elaborados, e apesar de termos um foco em Katniss e em parte em Peeta, os tributos do 12ºDistrito, a verdade é que os personagens secundários também encantam! O ódio e asco que a princípio eu sentia de Haymitch, mas aos poucos vou entendendo o personagem e até me afeiçoando a ele. Como alguns tributos conseguem despertar meu total ódio (em especial os carreiristas), admiração (a pequena Rue e também Tresh apesar de sua pequena participação) ou apoio (como a cara de raposa, gostava da esperteza dela), como algumas mortes foram doloridas e inesperadas. 
Um livro maravilhoso, intenso, cativante, voraz!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Em Chamas. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Olá! Primeira visita aqui. Seguindo!
    rsrsrsrs quando vi pela primeira vez a capa do livro, também não fiquei animada. Não me despertou nenhuma curiosidade... Mais agora estou louca para ler e assisti o filme! Belo post...
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. UIAhuiahUIA
    Primeiro, um comentário talvez desnecessário: minha meta do skoob também só aumenta, a cada livro que leio adiciono uns dois lá ;x

    E bom, sobre a resenha, ficou ótima! Li o livro recentemente, apesar de não ter postado minha opinião ainda, e acho que minha opinião se traduz na sua. O Peeta também me conquistou.

    Beijos

    ResponderExcluir