19 de março de 2012

Série Riley Bloom - Luminoso

[muito bom]

Eu recomendo: Luminoso – Série Riley Bloom
Autora: Alyson Noel
Editora: Intrínseca

Série Riley Bloom:
O primeiro livro dessa série é Radiante, se você não leu o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Riley ganhou suas férias depois do trabalho bem sucedido e escolhe passá-las nas ilhas onde seus pais tiveram sua lua de mel. Ela está perdida em seus pensamentos ao mesmo tempo em que está brincando de jogar gravetos para Buttercup, quando um outro cão cruza seu caminho, agora um cão infernal, que assusta Riley e que depois vai embora. Bodhi aparece em seguida esclarecendo sobre o cão e que estes costumam guardar sepulturas e túmulos e não gostam que as pessoas se aproximem. Ela decide seguir o cão mesmo sobre os avisos de Bodhi de que essa não é uma missão designada a ela e que ela não deveria intervir, mas Riley decide exercer seu livre-arbítrio e vai atrás da fera. O que ela encontra é a dona do cão, uma jovem, chamada Rebecca, que apesar de bela esconde dentro de sí muita raiva, ela traz a tona as piores experiências das pessoas para que essas sintam raiva e assim se alimenta e se fortalece com esse sentimento. Riley consegue escapar, volta para a praia, e decide finalmente seguir o conselho de Bodhi, mas é tarde demais, ele acaba sendo atraído por uma das artimanhas de Rebecca e Buttercup acaba sendo pego junto com ele. Resta a Riley, juntamente com príncipe Kanta, um estranho fantasma, que passou da realeza para um simples escravo do pai de Rebecca, que sofreu nas mãos de seu senhor, mas que também gerou uma revolta que não só matou seu patrão como também Rebecca, resgatarem Bodhi, Buttercup, todos os escravos que são mantidos sobre os tormentos gerados pelos poderes de Rebecca e quem sabe salvar também essa menina atormentada por sua raiva.

Meu cantinho:
Esse livro foi ainda melhor que o primeiro, em Luminoso até ser realizada toda a ambientação, até Riley ser designada a sua mais nova tarefa já estamos na metade do livro. Não que ele tenha sido chato ou enfadonho por conta disso, Riley é uma menina até certo ponto divertida (as vezes acho ela muito irritante) e ela narra o livro de uma maneira que flui, é muito fácil ler e se perder, não ver o tempo passar. Nesse livro não temos esse período meio “parado”, já que temos Riley curtindo suas férias na praia quando ela se depara com um cachorro infernal e decide ir atrás dele para fazê-lo cruzar a ponte. 
Achei muito interessante todo esse desenrolar histórico que esse livro tem, o fato dele se aprofundar na história dos fantasmas que estão sendo abordados, mostrar ambos os lados, tanto dos escravos quanto da filha do senhor e contextualiza-lo de maneira tão atraente.
Como já disse acima as vezes Riley consegue ser um pouco irritante, as vezes ela se repete um pouco demais (o que eu creio ser um erro da autora e não de Riley), apesar disso, gostei muito de uma atitude dela, quando Kanta decide mostrar seu lado da história, ele leva ela a uma cabana (Bodhi e Buttercup ainda no poder de Rebecca) e oferece para Riley um chá de memória onde ela vê tudo o que aconteceu no passado dele. Eu me perguntei: sério, os amigos dela estão aprisionados revivendo os piores pesadelos deles, é mesmo necessário essa pausa para o chá ? E eu gostei muito do fato de Riley ter feito essa pergunta a Kanta e ter demonstrado a impaciência que também me afligia. Kanta explica tudo para ela (não vou revelar aqui seus motivos para não dar spoilers) e eu gostei da realidade da situação (não os fantasmas e cães do inferno) onde não tem aquela enrolação toda, a pausa para a revelação da história, quando o mundo está desabando ao redor. Entenderam? É que nem quando a sailor moon ou algum dos cavaleiros dos zodíacos vai atacar seu inimigo e para lançar seu golpe e necessário toda uma dancinha que leva uns bons minutos e enquanto isso o bandido só fica lá parado, vendo a dança e esperando ser vencido. Não tem isso nesse livro (algo que já percebi em alguns outros livros), eu achei que teria, mas não teve e Riley ainda apontou essa falta! Gostei muito!
A única coisa que eu não gostei muito desse livro, que é uma característica que eu percebi também em Os Imortais, é essa coisa de sentimentos, de luz, amor, perdão que supera tudo. Sabe, eu achei muito interessante o modo como Riley acabou convencendo os garotos brilhantes no livro passado, achei verdadeiro, ela compartilhando as experiências e sentimentos dela. Nesse livro o modo como Riley vence as bolhas de raiva e liberta cada pessoa é um tanto quanto espiritual demais, naquele lema de a esperança supera e o amor vence tudo. Gostei da ideia que Riley tem no final para lidar com Rebecca, mas como ela vai aos poucos salvando os escravos eu achei um tanto quanto batido.
Uma coisa que eu gostei nesse livro foi o final que deixa um gostinho de suspense para o próximo, tanto quanto as consequências dos atos de Riley, de delimitar para ela uma missão própria, quanto a possível conexão que teremos entre essa série e a outra série já lançada da autora Os Imortais. 

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro dessa série é Terra dos Sonhos. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Olá
    Tá aí uma série que eu não dava nada por ela, mas a cada resenha que leio fico encantada.
    Quero muito ler.
    bjos

    Jacl do @Mybooklit
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ju, comprei radiante por menos de R$10 em uma promo do Submarino essa semana, mas não sei se vou gostar. Parei de ler Os Imortais no 3º livro, porque tudo me irritava na história. Espero não me decepcionar com esse, apesar de também não ter saco para essa coisa de sentimentos.

    E quando Jogos Vorazes chegar, se agarra nele. Não tem como não adorar, e é tão viciante que a gente não larga até acabar ;)
    Eu não me apaixonei pela série Noite Eterna, é boazinha, mas por enquanto fica só nisso. Eu também adoro o Balthazar, acho que é melhor que o protagonista sem sal ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oie!! estou lendo esse agora!! tô adorando!!!

    Também indico!!

    bjs

    ResponderExcluir