29 de maio de 2012

Os contos de Beedle, O Bardo

[muito bom]

Eu recomendo: Os contos de Beedle, O Bardo
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco

Sinopse:
Esse livro traz uma coletânea de histórias populares que são contadas para jovens bruxos e bruxas antes de dormir. São para nos, que vivemos no mundo dos trouxas, como contar a história da Bela Adormecida para sua filha ao coloca-la na cama. Cada história tem uma moral, e no final cada um dela é seguido pelos comentários do professor Dumbledore, trazendo sua opinião e explicando a lição que pode ser aprendida com cada um desses textos.

Meu cantinho:
Não recomendo esse livro para quem não conhece a saga do Harry Potter (já li todos os livros mas nunca resenhei aqui), a princípio achei que não haveria problemas para aqueles que não conhecem HP e que seria possível entender os contos, mas há muitas referências aa situações e personagens, também creio que não é um livro interessante para quem não tem essa paixão pelo mundo mágico de Harry Potter.
O livro traz um prefácio da J.K. Rowling que traz referências a livros e personagens, e ela escreve o restante do livro como se fosse uma coletânea de contos escrito por Beedle e no final de cada conto há uma parte escrita por Dumbledore explicando cada conto. Acho interessante as curiosidades e novas informações que o livro traz sobre personagens da saga, em especial sobre Dumbledore. Acho muito bacana também o modo como ela conectou esse livro com Animais Fantásticos e Onde Habitam (outro livro que já li e ainda não resenhei aqui), ele traz referências de determinados animais e cita o livro e a página onde podemos buscar mais informações sobre eles.
Não tem como falar e explicar cada conto, mas são no geral muito bacanas com uma lição interessante, sobre uso correto da magia, sobre ajudar os trouxas, não se achar superior a eles e outras lições positivas de convivência entre trouxas e bruxos. O último conto do livro e o tão famoso, que conta a história dos três irmãos que enganam a morte e conseguem as relíquias da morte!
Eu gostei particularmente de um conto, A fonte da sorte, ele me deixou curiosa por conta do desenho da fonte, se você repararem na base tem a marca das relíquias da mortes, na mesma fonte tem outros símbolos, creio que seria interessante uma história que explicasse o que eles são e quem sabe um pouco mais de Harry Potter para os fãs. Nesse mesmo conto, na parte referente aos comentários do Dumbledore, tem as cartas que o Sr. Malfoy escreve ao diretor pedindo que esses contos sejam abolidos da escola por incentivar o casamento entre bruxos e trouxas, devido a recusa ele escreve mais cartas, ele não reproduz todas mas Dumbledore coloca uma nota de rodapé muito engraçada explicando o porque.
O livro não tem nada de extraordinário, mas creio que foi feito para os fãs de Harry Potter que mesmo após o fim da saga querem ter mais um gostinho desse mundo mágico.

Volume único.

3 comentários:

  1. Também li "Os Contos de Beedle, o Bardo" como um complemento depois de ter lido "Harry Potter", e adorei a experiência, acho que foi muito interessante em minha posição de fã. Para os que não conhecem o universo de J.K. Rowling, acho que a leitura é interessante apenas parcialmente, sem dar muita atenção às notas de Dumbledore.
    E eu tenho muita curiosidade em ler "Animais Fantásticos & Onde Habitam".

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Como fã de Harry Potter claro que li este livro, e gostei muito de todos os contos. Foi uma otima experiencia e so acrecentou mais ao universo de Harry Potter. E já li tambem o "Animais Fantásticos & Onde Habitam" e " Quadribol Atraves dos seculos " tambem são otimos para os fãns.

    Beijo ^^

    ResponderExcluir
  3. Sou simplesmente louca pra ler esse livro.

    ResponderExcluir