5 de junho de 2012

Estilhaça-me


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Juliette está presa a três anos em um hospício, ela tem um poder, ela machuca as pessoas ao tocá-las, ela pode matar as pessoas com um único toque. Um dia tudo muda, ela ganha um companheiro de cela, Adam, ela acha que conhece ele, mas ele aparentemente não se lembra dela. Ela ajuda-o a se adaptar, mas quando menos espera é retirada da cela a mando de Warner, um superior do Reestabelecimento. Esse sistema foi instalado quando o mundo começou a entrar em colapso, quando artigos como comida começaram a se tornar raros, eles prometeram melhoras, mas apenas o exército possui recursos em abundância e vivem ostentando, abusam do povo e reprimem qualquer tipo de rebelião. Warner quer Juliette como uma arma para torturar rebeldes, mas Juliette não quer machucar ninguém e sua única opção será tentar fugir, o que parece se tornar cada dia mais difícil, pois o interesse de Warner por ela está beirando a obsessão.

Meu cantinho:
Tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, li um blog parceiro que eu gosto muito e fiquei um pouco receosa quanto a ele, mas acabado a leitura, eu simplesmente não tenho o que reclamar! O livro tem uma coisa muito única na escrita que são os riscos no meio das escritas: assim que em parte transformam o contexto, ou escondem alguns pensamentos da personagem. Gosto muito desses pensamentos cortados e acredito sinceramente que ela deveria ter dito alguns deles em voz alta, muito deles na verdade!
Quando Adam aparece e Juliette começa a relembrar coisas do início da prisão dela, algumas delas que perduram até o momento, é terrível. Quando ela conta que ficou três meses sem tomar um banho porque não sabia que podia, não sabia como chegar aos banheiros e ninguém lhe disse que havia essa possibilidade, ela não sabia como as coisas funcionavam, fico com pena dela. Algumas ela aprendeu com a prática como esperar alguns minutos para pegar o prato de comida porque os carcereiros os esquentam demais de propósito para machucar os prisioneiros.
Gostei desse livro futurista, porque ultimamente quando lemos algo que se passa em uma sociedade futura, as coisas aparentemente estão relativamente bem, temos uma protagonista conformada que de repente percebe que as coisas não mudaram para melhor, que é o caso da série Feios, Delírio e Destino. Entretanto, em Estilhaça-me, a protagonista sofre muito com o sistema existente, e as coisas na verdade estão terríveis e não há ninguém que realmente goste das coisas como elas realmente estão, as pessoas estão passando fome, os animais morreram, tudo está contaminado, os recursos são escassos. O dom dela apenas torna tudo pior. O Reestabelecimento, o regime vigente, vive no luxo enquanto as pessoas vivem na total miséria; ele ainda quer destruir tudo, as diferenças, as culturas, as diversas línguas, os artefatos, tudo que possa remeter ao passado da civilização que eles acusam de ser a causa do estado de decadência do mundo.
O começo do livro é bem angustiante, Juliette conhece Adam e ela não sabe se ele lembra dela ou não, mas aparentemente ele não se lembra, assim como ele não fala nada se sabe algo sobre o poder dela, o motivo de não poder tocá-la. Aparentemente são coisas bobas, mas a forma como o enredo é construído faz tudo muito intenso, e me deixou muito aflita.
Tem muitas coisas que amei nesse livro, algumas surpresas e revelações, o final foi completamente inesperado! Eu só não posso comentar o que gostei porque se falasse inevitavelmente daria spoilers. Mas já aviso que o livro toma rumos completamente inesperados que com certeza ai surpreender o leitor!
A única coisa que não gostei muito nesse livro é quando ela se prolonga demais em certos momentos, as vezes é legal esse modo como ela escreve, mas as vezes você está desesperada para seguir em frente na leitura, para saber o que vai acontecer e a autora estende o momento, a protagonista fica falando acerca da situação de forma poética e isso me aborreceu um pouco em alguns momentos. Fora essa pequena questão amei muito esse livro e estou ansiosa para ler a continuação!

Continuação:
O próximo livro chama-se Destroy-me, ainda sem título e sem previsão de lançamento no Brasil.

2 comentários:

  1. Infelizmente eu não gostei deste livro tanto quanto a maioria dos leitores gostou....ainda nem escrevi a resenha porque não sei como falar dele...

    Vanessa

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-ster-mitologia.html

    ResponderExcluir
  2. Gostei da observação: ele é bem diferente mesmo de outros livros YA distópicos como as séries Feios, Delírio e Destino. Porém, "Estilhaça-me", como falei em minha resenha, é muito mais um romance do que uma distopia, ou seja, aqueles que procuram um romance vão adorar e levar de brinde o tópico distopia, enquanto quem procura uma história distópica vai se decepcionar, porque só vai encontrar, basicamente, o romance! Seja como for, achei a narrativa maravilhosa, e ao contrário de você não me aborreci com as descrições - pelo contrário, achei que elas fizeram da narrativa, ainda mais desesperada! Adorei!
    Beijão, Ni (Ninhada Literária)

    ResponderExcluir