31 de julho de 2012

Harry Potter e a pedra filosofal

[ótimo]

Eu recomendo: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco

Sinopse:
Harry Potter perdeu seus pais em um acidente de carro, ele vive com a irmã da sua mãe que é casada com um homem chamado Dusley, com o qual tem um filho roliço chamado Duda. Harry vive com eles uma vida difícil e sem privilégios, dorme no armário debaixo da escada e serve de saco de pancada para seu primo, não tem amigos já que ninguém quer se aproximar dele e conquistar a ira de Duda. Tudo muda quando cartas começam a chegar para Harry e seus tios fazem de tudo para proibi-lo de recebe-las, mas cada vez mais e mais cartas chegam pelo correio. Seus tios tentam fugir para um local isolado, mas Hagrid vem como representante da Escola de Magia e Bruxaria de Hograwts e entrega a Harry a carta na qual diz que ele foi aceito para estudar lá. Verdades são reveladas, seus pais eram bruxos e foram mortos pelo Lord Voldemort e esse bruxo das trevas, ao tentar matar Harry quando bebê acabou enfraquecido e desapareceu deixando Potter com apenas uma cicatriz em forma de raio na testa. Agora Harry vai ingressar nesse mundo novo e mágico, fazer novas amizades e lutar contra a terrível realidade de que Lord Voldemort não desapareceu completamente, que ele quer voltar ao poder e se vingar do menino que sobreviveu.

Meu cantinho:
Harry Potter foi o livro que marcou minha entrada no mundo literário, lógico que eu já havia lido alguns livros antes dele, mas nunca tinha me apaixonado tão perdidamente por uma história. Acho que demorei muito tempo para resenha-lo, pensei em fazer isso na época em que saiu o último filme, uma semana de resenhas do Harry Potter, mas acabei deixando passar. Me sinto até um pouco constrangida por escrever sobre ele porque imagino que seja um livro que praticamente todos já leram – pelo menos aqueles que acessam meu blog, que são pessoas apaixonadas por leitura, com certeza já leram e tem sua opinião muito pessoal. Sei que assim como foi para mim, Harry Potter foi o principio de uma vida de leitor ativo para muitas pessoas e espero fazer jus a essa série quando falar dela por aqui.
Agora que já li toda a série preciso dizer que esse livro não é tão elaborado, em questão de trama, quanto os outros. Acho que por ter lido a saga até o final você acaba percebendo o quanto a situação cresce, os personagens, os problemas, o quanto pequenos detalhes tem conexão e se tornam relevante, assim o primeiro livro acaba parecendo algo um pouco pequeno perto dos outros. Entretanto, para o ínicio de uma saga ele é simplesmente extraordinário! Um menino deslocado, que vive com os tios e com os primos que o maltratam, o modo como ele se sente pequeno e não amado por essa família e como uma carta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hograwts pode mudar sua vida e trazer a ele um enorme sentimento de pertencimento. E além de ser bruxo ele não é um bruxo qualquer, ele é aquele que quando criança parou o Lord das Trevas, um bruxo do mau que vinha aterrorizando o planeta – mesmo não tendo o menor conhecimento de como fez isso.
Cada capítulo é uma expectativa, pois assim como Harry não sabemos como funciona esse mundo mágico, os bancos guardados por estranhas criaturas, vassouras mágicas, lojas de varinha, a plataforma mágica para se chegar ao expresso de Hograwts, a comida que se movimenta e pode fugir, os tabuleiros de xadrez que se mechem, as aulas de transfiguração, feitiços, poções, defesa contra a arte das trevas. Tudo é uma surpresa tanto para ele quanto para nós. Mas a mágia também traz perigos maiores, suspeitas, o medo, a possibilidade de que o Lord das Trevas, aquele que não deve ser nomeado, possa ressurgir, Harry Potter e seus amigos vão fazer de tudo para impedir que algo horrível aconteça e que o terror volte a reinar.
E mesmo nesse mundo mágico é possível perceber a normalidade, aquele menino chato que se acha superior e implica com todos, aquela menina nerd que a princípio parece ser uma metida (coitada da Hermione) mas que na verdade só quer bons amigos como qualquer outra pessoa, a construção das relações de amizade, confiança, convivência, relações familiares, vida escolar, entre tantas outras. Os gêmeos particularmente são a minha paixão, desde o momento no qual eles apareceram no livro ajudando Harry com suas malas no expresso de Hograwts ele me conquistaram, e depois eles se mostraram os personagens mais divertidos que eu poderia imaginar! Uma série de situações inusitadas misturados com situações comuns dão a Harry Potter esse caráter tão único e mágico que conquistou milhões de fãs pelo mundo todo.
Se por um acaso você nunca leu Harry Potter esqueça o que as pessoas falam de ruim – que incentivam a bruxaria, que é coisa do demônio – sempre tem essas pessoas e elas não valem a pena ser ouvidas diante de uma obra tão magnífica que preza tanto a relação de família, amizade e amor. Se você viu o filme e nunca leu o livro, esqueça o filme – eu particularmente acho os três primeiros filmes muito ruins e mau feitos. Esse livro é algo que cada pessoa precisa ler e apreciar por sí. É incrível ver Harry e seus amigos crescendo, quem acompanhou a saga desde o começo foi crescendo junto com Harry Potter e isso foi incrível! Se você não teve a oportunidade de crescer junto com ele, ainda vale a pena ler essa série e vê-lo crescendo. Uma leitura mais que indispensável para quem aprecia um bom livro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Harry Potter e a Câmara Secreta. Você já pode ler a resenha desse livro clicando aqui.

Um comentário:

  1. Com certeza é um livro marcante em minha vida, me fez amar a leitura, a partir dessa serie comecei a ir atras de varios livros para ler, ate chegar a hoje em dia onde não passo o dia sem ler, nem que seja um 1 capitulo por dia.
    Li a serie inteira desde de 2001 sou fãn de Harry Potter, faz parte da minha vida é uma serie unica e muito magica. Uma boa dica dar uma relida depois de tanto tempo.

    ResponderExcluir