22 de janeiro de 2013

A Lenda dos Guardiões - A Jornada


««««««
[muito bom]

Eu recomendo: A Jornada – A Lenda dos Guardiões
Autora: Kathryn Lasky
Editora: Fundamento

A lenda dos Guardiões:
A jornada é o segundo livro da série A lenda dos Guardiões, se você não leu o primeiro livro A captura o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Voando durante o dia e sendo atacado por corvos, enfrentando incêndios, predadores, sempre com medo de que uma patrulha da S. Aggie possa estar indo ao encontro deles, há também o frio, o gelo, a neve, o granizo. As dificuldades que os quatros amigos, Soren, Gylfie, Crepúsculo e Digger tem que enfrentar para chegar a árvore Ga’Hoole são inúmeras, além disso, em seu caminho, eles sempre encontram pessoas descrentes que falam que a árvore e seus guerreiros são apenas lendas e que a busca deles será inútil. Apesar de tudo eles seguem seu caminho em busca da árvore, procurando ajuda para as pobres corujas que caem nas mãos de S. Aggie. Entretanto, pode ser que S. Aggie não seja o maior perigo que as corujas terão de enfrentar.

Meu cantinho:
Os quatro amigos estão passando por uma viagem muito difícil, problemas com predadores, com mau tempo, com descrença. Eles estão buscando a Grande Árvore Ga’Hoole que fica em uma ilha, localizada no meio do mar de Hoolemere. É uma ilha que está sempre envolta por névoas e tempestades, mas dizem que elas se afastam da ilha e permitem a chegada de quem realmente acredita nela. A busca pela árvore é difícil, mas eles acreditam que vão encontra-la, pois precisam avisar as corujas sobre o mau que é S. Aggie, um lugar onde roubam ovos e ainda cometem canibalismo!
Continuo apaixonada pelo livro, confesso que em alguns momentos a história é um pouco enfadonha. Afinal, para quem viu o filme sabe, que assim como o livro passado, a história desse livro se resume em meia hora de filme. Lógico que o livro é mais interessante pela dificuldade e pelas complicações que eles enfrentam, mas algumas passagens são muito superficiais e bobas. Por exemplo, eles param para descansar no Lago Espelhado, um lugar calmo, pacífico, que quase os faz esquecer seu propósito e da jornada, da busca pela Grande Árvore Ga’Hoole, mas a verdade é que o capítulo se dá de maneira bem rápida, a senhora Plithiver, a cobra cega criada de ninho que os alertas, diz que estão ficando preguiçosos e precisam partir. Mas cria-se todo um clima a redor desse lugar, como se ele atrai-se os jovens e fosse perigoso, mas a verdade é que as corujas passam por ele de modo muito rápido e ele é descrito de um modo muito superficial, o que acaba se tornando algo bobo no enredo.
O livro tenta construir um mistério, pois o objetivo dessas quatro corujinhas e poder alertar as outras sobre o mau de S. Aggie, mas a verdade é que, apesar de todo o mau que esse lugar tem gerado (e que vimos no primeiro livro) como eles roubam ovos, comem corujinhas, usam elas, parece que há um perigo maior. No meio da jornada eles encontram uma coruja que foi atacada e que está perto da morte, quando eles perguntam o que aconteceu e se foi um ataque de S. Aggie e tudo o que ela diz é “quem me dera”. Isso começa a atormentar as jovens corujinhas, a possibilidade de um perigo ainda maior que S. Aggie, mas nada é de fato revelado.
Chegar a Grande Árvore Ga’Hoole vai ser uma tarefa difícil e talvez as coisas não saiam como planejadas e nem se solucionem do modo que eles desejam.

Continuação:
O próximo livro da série é O Resgate, já estou lendo esse livro, esperem a resenha em breve!

2 comentários:

  1. Ai estas corujinhas são uma graça, eu nunca li o livro, mas já vi o filme com minha filha um montão de vezes, adoramos e ate fiquei com saudade agora...rsrs.

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa!
    Já ouvi falar desse livro, acho fofinho
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir