4 de janeiro de 2013

As leis de Allie Finkles para meninas - Dia da mudança

[bom]

Eu recomendo: As leis de Allie Finkles para meninas – Dia da Mudança
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

Sinopse:
Allie Finkle é uma menina de nove anos, tem sua melhor amiga, mora com os pais e os dois irmãos, gosta do seu colégio e de quase todos os colegas. A notícia de que vai mudar de casa é uma surpresa, ainda mais uma casa antiga, onde tem um sótão, no qual ela tem certeza que tem uma mão zumbi que vai matar ela e a família dela, igual ao no filme de terror que seu tio deixou ela ver escondido a noite. Ela fará de tudo para impedir essa mudança, e como se as coisas não fosse ruins os suficiente sua melhor amiga briga com ela pois ela acabou deixando a notícia de sua mudança escapar bem no dia do aniversário dela, estragando o grande dia da amiga. Sua mãe a leva para conhecer o novo colégio, e a professora e as colegas de classe parecem ser bem legais, mas a verdade é que não pode ter isso, pois precisa ficar na sua antiga casa com sua família a salvo.

Meu cantinho:
Me pediram para troca no skoob o livro A cabana, quando fui olhar a lista de troca da pessoa me deparei com As leis de Allie Finkle para meninas. Acabei pedindo esse livro sem fazer a mínima ideia do que era a história, pedi ele porque era um livro da Meg Cabot que eu não tinha e normalmente eu só morro de amores pelo trabalho dela. Acontece que fui pega de modo despreparado, tanto que quando comecei a ler pensei: “esse é um livro que vai para a minha lista de trocas no skoob”. O que foi que aconteceu¿ Bem, eu comecei a ler e nossa personagem principal, Allie, era ninguém menos do que uma menina de 9 anos, com toda aquelas coisas de criança que para uma pessoa de 22 anos como eu, acabou soando como algo muito bobo.
Allie é uma menina comum, tem aquela melhor amiga que é meio bobona mas também meio mandona, coleciona pedras (segundo ela geodos), tem irmãos mais novos, faz coisas que toda as crianças fazem. A princípio não vi nada de muito interessante nela, na verdade me irritei com ela um pouco, sei que ela é criança, mas as birras, a insistência e a infantilidade me chateavam. Ela começa a escrever um caderno com suas leis, para lembrar o que é preciso e o que não pode ser feito, algumas coisas engraçadinhas, mas muita coisa boba, como o fato de não poder comer comida vermelha – coisas de criança. Mas Allie tem lá suas particularidades, ver ela brincando de bonecas e a filha ser sequestrada e mandar uma orelha para a família e coisas assim, lembro de como ela falava que sua antiga melhor amiga não gostava de brincar com essas coisas assustadoras, mas a verdade é que minhas brincadeiras com bonecas também nunca foram assim. Ela também sobe um monte no meu conceito com o sentimento de defesa pelos animais que ela tem (já que ela quer ser veterinária), acho super fofo como ela entra no restaurante chinês e sempre vai checar a tartaruga que tem no aquário, já que tem sopa de tartaruga no cardápio e ela tem medo que alguém peça essa sopa e a tartaruga morra. Também acho legal o que ela fez salvando o gato das amigas malvadas, sinceramente, eu teria feito tudo o que ela fez, Allie me conquistou completamente nessa cena! Acho que nesse momento em que me identifiquei com ela, e que comecei a ser mais “receptiva” ao livro, comecei a pensar em como era mais nova, e tive amigas muito parecidas com a dela, ter me identificado fez com que eu gostasse mais do livro e acabei desistindo de coloca-lo para troca.
Outro personagem que me ganhou foi o tio dela, a princípio achei ele um mala (antes dele aparecer na história) ele deixava Allie ver filmes de terror de noite e quando houve a sugestão de mudar de casa, e ela viu a casa antiga ela ficou insistindo que havia uma mão zumbi no sótão que mataria todos eles. Mas depois, o que ele faz por Allie (e a tartaruga) e o modo como ele consegue lidar com ela, me conquistaram! Foi com certeza meu personagem preferido! 
Acho que essa é uma leitura bem diferente para quem já é mais velho, mas a Cabot sabe como escrever um livro, na inocência de Allie é possível lembrar de como éramos quando criança, e ainda nos surpreender com a perspicácia e entendimento que ela pode ter do mundo. 

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é As leis de Allie Finkles para meninas – A garota nova. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Hey!!
    Apesar de gostar bastante dos livros da Meg e de admirar muito o trbalaho da autora nunca me interessei por essa série, não sei bem o motivo, mas bem, simplesmente não aconteceu, rs
    Espero que você consiga efetuar a troca para lermos logo a resenha da continuação.
    Parece um livro bem leve, mas que consegue lhe entreter.
    Beijo!e

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Adoro os livros da Meg e tenho certeza que esse deve ser tão bom quanto os outros, mas, infelizmente, não dá pra mim. Digamos que não gosto muito de lembrar da minha infância. ;)
    Beijos, flor!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir