18 de janeiro de 2013

Divergente

[ótimo]

Eu recomendo: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco

Sinopse:
Para eliminar a maldade e a corrupção humana, as desordens do mundo, foram criadas facções, aqueles que acreditavam que o problema era a ganância, o egoísmo, fundaram a Abnegação, aqueles que achavam que a culpa era da agressividade fundaram a Amizade, os que culpavam a ignorância fundaram a Erudição, os que culpavam a covardia fundaram a Audácia e os que culpavam a duplicidades, as mentiras, fundaram a Franqueza. Ao completar 16 anos os jovens, para ingressar na vida adulta fazem um teste para ver qual facção eles fazem parte e depois assumem publicamente em uma cerimônia a facção a qual escolheram. Beatrice vive na Abnegação, mas percebe que o altruísmo não é uma de suas qualidades, quando faz o teste o inesperado acontece, seu teste é inconclusivo, ele pode pertencer a mais de uma facção, ela é uma Divergente. Mas ser uma Divergente parece ser mais perigoso do que ela imaginava, e existe um plano para exterminar aqueles que não se encaixam, ela agora precisa se fortalecer, se adaptar e descobrir o que esta acontecendo e o que ela é.

Meu cantinho:
Eu já tinha lido algumas coisas por cima sobre esse livro, sempre ficava com medo de possíveis spoilers, mas foi um livro que logo de cara eu sabia que iria gostar, ele é outro daqueles livros futuristas, onde a cidade foi modificada, com algum tipo de imposição, ou novo governo, além de tramas escondidas, como é o caso da série Feios, Destino, Estilhaça-me, A seleção, Delírio, entre outros. Apesar do livro ser no estilo desses outros, ele tem coisas bem únicas, além daquele mistério, e o livro toma um rumo que eu simplesmente não esperava, gostei muito!
Beatrice é nossa personagem principal, ela saí da Abnegação, porque sabe que quer algo da vida, não apenas esquecer de si e pensar nos outros, ela acha lindo o estilo da vida da Abnegação, mas percebe que não deseja segui-lo. Diante do resultado inconclusivo do seu teste, ela fica na dúvida de qual caminho seguir, e acaba por optar pela Audácia. Entretanto, as coisas não serão fáceis nessa facção, ainda mais para uma menina magrela, que não se alimentava bem, que não praticava atividades físicas e que agora terá que se esforçar para saltar de trens em movimentos para topos de prédios, lutar, atirar, correr, escalar. Para piorar tudo ela não pode deixar que os outros saibam que ela é Divergente, essa situação se mostra cada vez mais perigosa e ela pode estar correndo risco de vida.
Confesso que algumas coisas são meio previsíveis, mas não acho que isso prejudica a leitura, muito pelo contrário, era tanta coisa acontecendo que quando algo se confirmava eu soltava gritinhos e continuava lendo para saber outros detalhes da história. Também preciso dizer que quando eles falam sobre o lema original da Audácia, de quando ela foi fundada, sobre atos simples de bravura e da coragem para se levantar e defender o outro, eu me lembrei na hora de Harry Potter no primeiro livro, no qual Neville, o mais medroso se levanta para enfrentar os próprios amigos. Até fiz umas associação entre as facções e as casas, mas não temos muito mais semelhança entre os dois.
Eu acho que minha resenha está ruim, mas é que eu simplesmente não consigo apontar o que é bom, pois o livro todo é ótimo. O mundo se divide em facções para lutar contra os problemas do mundo e a corrupção da humanidade, mas mesmo dentro de cada facção, mesmo tentando ressaltar uma característica boa, está acaba sucumbindo a corrupção e preconceitos. Beatrice é uma Divergente porque ela não se encaixa no padrão, a verdade é que ela não quer ser apenas bondosa, amiga, ou corajosa, ela não quer escolher, ela quer ser tudo. Ela não é uma menina bobinha e certinha, ela não é a mais forte e a mais inteligente, mas ela é diferente, e ela aprende a se defender, a manipular, e a enfrentar seus medos. No meio do caminho ela sofre traições, perseguições, se apaixona, se machuca, vence e perde, e o leitor simplesmente se delicia com o crescimento, com os infortúnios e com a coragem de nossa personagem. Além disso, há algo que não se encaixa, quem são os divergentes, quem quer extermina-los e porque? Um livro maravilhoso, que atendeu as minhas expectativas, mal posso esperar pelo próximo.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro dessa série é Insurgente. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi Ju, eu gosto desse genero literário, sai tanto do nosso mundo que não tem como não gostar. Gostei de saber que a protagonista não é uma bobinha indefesa, gosto mais de personagens assim.

    Beijos

    ResponderExcluir