14 de janeiro de 2013

Os 13 porquês


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: OS 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática

Sinopse:
Clay Jensen chega um dia em sua casa e se depara com um pacote endereçado a ele, sem remetente. Dentro do pacote ele encontra 13 fitas, ele vai a garagem e coloca as fitas para tocar, ele fica muito surpreso quando escuta a voz de Hannah Baker, a menina pelo qual era apaixonado, a menina que a algumas semanas atrás havia cometido suicídio com overdose de remédios. Nas fitas Hannah vai contando tudo o que aconteceu desde que chegou na cidade que levou ela a querer cometer suicídio, em 13 fitas ela conta sua história e de mais 13 pessoas, elas são obrigadas a ouvir a fita e a passar adiante para a próxima pessoa a qual ela conta a  história, se elas não passarem adiante um conjunto de fitas extras irá a público. Clay vai ouvindo as fitas e fica horrorizado com as coisas que escuta, mas não consegue entender qual seu papel no suicídio de Hannah.

Meu cantinho:
Fazia já muito tempo que eu queria ler esse livro, eu e todas as pessoas do skoob, mas a verdade é que esse não é um daqueles livros que você acha disponível para troca, o jeito seria comprar. Ele estava na minha lista de desejados a mais de um ano, então achei que seria interessante comprá-lo quando a oportunidade surgiu. Sinceramente, foi um dinheiro muito bem gasto porque esse livro é maravilhoso.
Esse livro está longe de ser um livro leve, ele é muito pesado, e não apenas pelo suicídio cometido por Hannah, mas o livro é cheio de atitudes grotescas, mentiras, abusos, fofocas, crimes. E não é apenas a história de Hannah, várias vidas, várias histórias vão sendo contadas e entrelaçadas umas as outras e é horrível você perceber a naturalidade com que pessoas vão cometendo atos de maldade contra as outras pessoas sem nem pensar.
Hannah passa por coisas terríveis, e em parte eu entendo o sofrimento dela. Não há nada pior do que você não fazer absolutamente nada e as pessoas inventarem fofocas a seu respeito para obter, de alguma forma, uma vantagem. Hannah é uma menina descente, uma adolescente normal, mas as pessoas começam a pintar a imagem dela como uma menina fácil e promiscua, e todos começam a acreditar nela e a tratá-la como se ela fosse assim, alguém fácil que todos podem passar a mão. A maldade dos outros e a impotência de Hannah diante disso tudo é muito doloroso, e o pior é que ela é uma menina normal que simplesmente foi encontrando uma quantidade enorme de pessoas ruins, mentirosas, manipuladoras, interesseiras e depravadas, e não soube como lidar com isso tudo. Acho que a pior parte de ler esse livro é que sabemos que não tem volta, é que sabemos que não tem um final feliz, a vida de Hannah chegou ao seu fim, estamos ouvindo sua história, mas não há nada que pode ser feito para mudá-la. Em alguns momentos eu fantasiava, de que ela na verdade poderia ter mudado de cidade, ou que não estive morta de fato, internada, qualquer coisa para me iludir, mas a verdade é que todas aquelas pessoas fizeram da vida de Hannah um inferno, de pequenas a grandes ações, as coisas simplesmente foram se acumulando e Hannah foi sofrendo tanto e mesmo quando foi buscar ajuda não conseguiu.
Quando Clay vai seguindo o mapa que foi deixado no seu armário alguns dias atrás que está relacionado com a história contada nas fitas, ele vai fazendo o caminho que Hannah fez e ouvindo sua história. Ele acaba por encontrar algumas das pessoas que estão na fita, e fiquei surpresa como elas encontram alguém para depositar a culpa e rapidamente se libertam de qualquer culpa com um “eu não deveria estar nessa lista” ou “eu não deveria estar nas fitas”, é muito fácil julgar um ato ou outro como hediondo e esquecer que seus atos também tem consequências. Acho que Clay acaba sendo uma vítima dessa história assim como Hannah e fico muito triste por ele ter que passar por tudo isso, ele amava Hannah, gostava dela de verdade, mas achava que ela não deveria ter interesse por alguém como ele, sabendo dos supostos “envolvimentos” e das “experiências” que as pessoas fofocavam que Hannah tinha.
A única crítica que tenho a fazer é que o mapa que está no livro também está disponível para os leitores, ele começa na capa e termina na contra capa, além desse “corte” no meio do mapa, eu que estava acompanhando a leitura com ele, percebi algumas diferenças. Por exemplo, Hannah fala que determinado ponto tem uma grande estrela vermelha totalmente pintada, mas ela não existe no mapa do leitor. Não sei se eles pensaram que o leitor não acompanharia – eu acompanhei – e achei uma pena o mapa não ser idêntico ao do texto. Exceto esse pequeno detalhe o livro é esplêndido.

Volume único.

3 comentários:

  1. Nossa, amei a sua resenha.
    Já vou colocar este livro na minha lista de desejados!
    Parece ser bem tenso, mas interessante.
    Beijos.
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu Adoro a capa desse livro, e a história parece muito boa, apesar de ser um pouco mais pesada ;~ Acho que muitas vezes nem nos damos conta do que se passa com os outros, e não nos esforçamos para deixar a vida de ninguém mais fácil ;~

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro Juliana! Fiquei super curiosa!
    Com certeza tentarei ler
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir