12 de janeiro de 2013

Pão-de-Mel


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Pão-de-Mel
Autora: Rachel Cohn
Editora: Galera

Sinopse:
Cyd Charisse é uma problemática de plantão, acabou de ser expulsa do colégio interno por ser pega com seu ex-namorado, além disso, tem as bebidas e os ferimentos ocasionais que provoca em si. Ela não se dá bem com a sua mãe, apesar de seu padrasto fazer o possível para defendê-la, já ela viu seu pai apenas uma vez na vida aos cincos anos, já que ela é sua filha bastarda. Quando Cyd apronta mais uma, sua mãe não vê outra opção, manda ela para Nova York para conhecer melhor seu pai biológico e quem sabe amadurecer um pouco diante da realidade.

Meu cantinho:
Comecei a ler o livro e me senti muito confusa em relação a personagem principal, não sabia se odiava Cyd ou se sentia pena. Você vê o abandono do pai biológico, como ela se lembra em detalhes do único dia em que viu ele aos cinco anos de idade, e como ela guarda com carinho a boneca que ele lhe comprou. A relação com a mãe dela é complicada, são brigas, gritos, ofensas e explosões, quando ela conta o modo como a mãe dela não deixava ela cuidar do irmão pequeno quando ela descrevia estar completamente apaixonada por ele (e ela podia ter feito birra ou algo assim por estar ganhando um meio-irmão mais novo), eu fiquei com pena dela. E quando ela pensa na relação com a sua mãe e relembra momentos lindos de sua infância ao lado dela, eu também fiquei de coração partido por Cyd, acho que não tem coisa pior que se afastar assim de alguém que se ama. Ela tem um padrasto que a ama muito e que sempre a defende e que na maioria das vezes pega leve com ela. Ela vai sempre em uma casa de idosos cuidar da Sra. Pão o que eu acho um gesto muito fofo – mesmo ela tendo ido lá a princípio por conta de serviço comunitário. Acontece que ela lida com os problemas que tem de uma forma pouco madura, são ofensas, bebidas, se machucar e ficar cutucando as feridas; ela sempre faz coisas inconsequentes como fugir do internato para atender as vontades do namorado e se tornar popular, roubando lojas quando sua família é rica, você vê que toda essa postura de delinquente é para chamar atenção e eu acho esse tipo de comportamento irritante.
Fiquei também confusa quanto as fantasias dela, há no livro breves capítulos no qual ela fica fantasiando sobre sua comunidade alternativa, onde as pessoas iriam viver de tal e tal forma, onde o estilo de vida sempre se adequa aos problemas que ela esta vivendo no momento. A princípio eu pensei, como uma menina que já namora, que já tem uma vida sexual ativa, que já fez um aborto, pode ser tão infantil a ponto de ficar fantasiando comunidades loucas, além de andar com uma boneca para cima e para baixo. A verdade é que ela é só uma menina mimada de 16 anos que tem feito muita porcaria na vida dela, e que meninas nessa idade ainda sonham com coisas bobas.
Quando Cyd arruma mais um problema para a família (ela burla o toque de recolher e passa a madrugada na casa do namorado), a mãe dela faz um escândalo e briga com ela, seu padastro sempre tão calmo também briga com ela, é nesse momento que de cabeça quente Cyd revela que isso não deveria ser problema já que já dormiu inúmeras vezes na casa de seu namorado Siri, voltando para casa de manhã cedinho e eles nunca perceberam isso. Essa revelação faz com que Cyd fique de castigo, presa em casa, impedida de ver o namorado, mas seu humor apenas vai piorando até que seus pais decidem mandá-la para Nova York para conhecer seu pai biológico (a mulher dele havia morrido e ele queria passar mais tempo com sua outra filha). Lá ela conheceu um pouco mais do passado da mãe e de seu pai, conhece seu meio-irmão mais velho, muito carinhoso e sua meia-irmã chata e frígida. Ela vai aos poucos vivendo coisas que faz com que amadureça e perceba coisas que antes não conseguia ver.
No verso desse livro está escrito que “Pão-de-Mel não é apenas mais um romance teen”, e eu concordo plenamente, relutei a princípio a ler porque pensei que seria mais um livro cheio de dramas adolescentes, mas não é, é um livro que apesar das fantasias de Cyd e de sua imaturidade, aborda questões difíceis com uma profundidade maior do que eu esperava. Recomendo!

Continuação:
O próximo livro da série é Siri, espero conseguir a continuação em breve.

2 comentários:

  1. Hey!!
    Me encantei pela capa desse livro e desde que o vi tenho tido vontade de comprar e ler, rs.
    Mas agora, ao descobrir que é uma série, meio que desisto dele, sabe? Estou fugindo delas, mesmo que isso signifique fugir de um bom livro
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Também achei a infantilidade dela muito irritante, ainda mais tendo passado por tudo o que passou, e citei isso na resenha que fiz também.

    Beijos

    ResponderExcluir