4 de fevereiro de 2013

Interligados - Aden Stone e a batalha contra as sombras

[ótimo]

Eu recomendo: Interligados – Aden Stone e a batalha contra as sombras
Autora: Gena Showalter
Editora: Universo dos Livros

Sinopse:
Aden convive com quatro almas aprisionadas dentro de sua cabeça, Eve, uma mulher com capacidade de leva-lo ao passado e alterar o futuro. Julian, que desperta os mortos, Elijah pode prever o futuro (normalmente a morte das pessoas) e Caleb pode possuir outro humano. Aden foi marcado sua vida toda como um esquizofrênico, passando de uma clínica para outra, diferentes abrigos, famílias, medicamentos. Agora ele está feliz com a última mudança, pois ele está perto da mulher da visão de Elijah, mulher essa por quem Aden está apaixonado. Ele acaba encontrando Mary Ann, muito parecida com a moça de sua visão, perto dela ele sento um vento forte, um aperto no coração, uma vontade de abraça-la e depois correr. Seu encontro com ela para momentaneamente o tempo e libera uma energia poderosa, que faz com que estranhos seres comecem a perseguir Aden. Ele agora precisa proteger Mary Ann, lidar com vários seres sobrenaturais e buscar uma forma de libertar as almas que estão aprisionadas dentro dele já que Elijah teve uma visão de sua morte e ela está muito próxima.

Meu cantinho:
Primeiro vamos falar sobre a capa, ela até é chamativa, mas a verdade é que não possui conexão nenhuma coma história. A figura da frente que é um homem possui um aspecto andrógeno, está em uma posição estranha (fazendo um quatro com a perna e de braços abertos), com roupas que não caracterizam o personagem principal Aden Stone, assim como as demais figuras femininas, que parecem ao fundo, não tem relação nenhuma com as figuras femininas principais do livro. A capa não faz o menor sentido por isso abri esse espacinho para divagar sobre ela.
Agora falemos do livro, conheço o trabalho da autora pela série Senhores do Mundo Subterrâneo, e esperava algo do mesmo gênero, mas esse se mostrou um trabalho bem diferente. Interligado parece um pouco mais prematuro, e é para um público mais juvenil, enquanto a outra série possui um aspecto mais maduro, cenas de sexo, voltados para um público jovem adulto. 
A primeira vez que li algo sobre esse livro achei que ele seria meio bobo, um cara que convive com vozes, almas de outras pessoas aprisionadas no seu corpo com “poderes” especiais. Mas quando comecei a ler, percebi como a história foi construída e bem entrelaçada com nossa realidade, como Aden era visto como um esquizofrênico, os remédios, as tentativas de fuga, comportamento, uma mistura muito bacana entre realidade e ficção. Apesar de tudo o livro “peca” em alguns momentos, acho interessante essa aproximação, mas acho que a autora deveria ter buscado um pouco mais sobre psicologia e comportamento ético e algumas informações mais gerais sobre o assunto. Mary Ann tem um pai psicólogo, ela deseja estudar psicologia, conversa bastante com seu pai, lê artigos sobre os mais diversos problemas e transtornos, mas quando ela começa a duvidar sobre pontos de sua sanidade fica preocupada de que isso fique registrado em seu histórico médico e a impeça de alguma forma de entrar para a faculdade que deseja já que ela própria apresentou algum distúrbio. Meus conhecimentos sobre psicologia são limitados já que não fiz uma faculdade, apenas algumas disciplinas, além do que estudo por conta própria, mas ninguém é impedido de fazer um curso de psicologia por ter algo em seu histórico médico, na verdade, em muitas linhas de pesquisa se recomenda que o analista, psicanalista, psicólogo, também faça terapia. Tem história de pacientes que possuíam transtornos, fizeram analise, estudaram e desenvolveram sua própria linha de pesquisa. Sei que é algo irrelevante no texto e que foi algo que me chateou pelo meu conhecimento prévio do assunto, mas quando a autora trabalha a questão mental tão presente no livro, um pouco mais de conhecimento sobre o campo teria enriquecido mais seu livro.
Entretanto, o que realmente me surpreendeu (de modo negativo) nesse livro foram os grotescos erros de português, percebi uma ou outra frase mau formulada e deixei passar, vi a palavra “imprimido”, mas conversei com um colega de letras que falou que é possível o uso dessa palavra, até que vi outra palavra escrita errada e simplesmente foi impossível não comentar sobre a falta de revisão nesse livro! Quase não dou avaliação máxima a esse livro por conta desses erros!
Quanto aos personagens, gostei muito, foi tudo muito bem construído! Gosto de como a autora nos “engana” no começa a respeito de Mary Ann e Aden; odeio mortalmente Tucker e suas justificativas de “fiz o que fiz porque eu te liguei e você não atendeu o telefone” – odeio pessoas mau caráter que não são capazes de assumir seus erros e tentam jogar a culpa sobre pessoas inocentes que eles estão machucando. Penny é o tipo de pessoa “demais”, forçada demais, espontânea demais, saidinha demais, não gostei dela. Rilley é meu lobo favorito e um dos personagens que eu mais gostei, fiquei com pena dos demais lobisomens pela maldição que existem sobre eles (espero que a autora não se esqueça disso e que solucione essa questão nos próximos livros), Victoria foi a personagem que eu menos gostei, acho que nossas personalidades são um tanto quanto diferente. No geral o livro é muito bom e eu estou ansiosa para saber o que acontecerá nos próximos livros.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série Interligados é Aden Stone contra o Reino das Bruxas. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi Ju, ainda que você tenha dado nota máxima à história, sua resenha ressalta demais os aspectos negativos. Fico totalmente com o pé atrás quando algo assim acontece, principalmente quando o problema é essa falta de revisão, e não a história, que parece boa. Não tenho tanta curiosidade de ler esse livro, mas dependendo do que perceber do desenvolvimento da série, quem sabe.

    Beijos

    ResponderExcluir