2 de junho de 2013

A Elite

[ótimo]

Eu recomendo: A Elite
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

A Seleção:
A Elite é o segundo livro da série, se você não leu o primeiro livro A Seleção, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse: 
America esta dividida entre Maxon e Aspen. Aspen é seu porto seguro, aquele com quem ela sempre pode conversar, mas também foi aquele quem abriu mão dela. Maxon é alguém que lhe encantou, mas que muitas vezes lhe traz muita insegurança, e ela não sabe se é capaz de assumir todas as responsabilidades que estar com ele gera. Ela a todo momento está insegura sobre se tornar uma rainha, uma Um, lidar com as pressões dessa posição. Ela precisa lidar com essa confusão de sentimentos, descobrir o que realmente quer e ainda lidar com enigmas sobre o reino e os ataques rebeldes.

Meu cantinho:
Eu simplesmente me apaixonei pelo primeiro livro dessa série, da capa, aos personagens, ao ambiente, tudo. Eu comprei A Elite em pré-venda e estava louca para saber o que iria acontecer, a verdade é que eu não tinha a mínima ideia do rumo que o livro iria tomar... Será que America iria ficar com Aspen? Eles seriam descobertos? Qual a punição que os dois sofreriam? Ou será que America iria se decidir pelo príncipe? Será que ele iria finalmente conquistá-la? Seria America ao seu lado capaz de realizar mudança nesse país, seria ela capaz de ajudar aqueles que precisam já que ela veio de uma casta tão baixa e sabe as necessidades que o povo passa? Acontecem que todas essas minhas dúvidas também estavam com nossa personagem principal, ela simplesmente não conseguia se decidir. Ela começava a acreditar que gostava do príncipe, mas então ficava com dúvidas dos sentimentos dele, não sabia o que esperar, ficava com ciúmes se ele passeava com outras meninas, se conversava com elas. Então Aspen aparece e lhe dá um botão, para que ele possa sempre ter algo dele perto dela, porque ele lhe assegura que estará sempre presente e ela percebe que pode sempre contar com ele. Ela então começa a ver as pequenas coisas que Aspen faz por ela e que normalmente são ofuscadas pela grandiosidade das coisas que o príncipe Maxon faz. Acontece que Aspen não tem dinheiro para promover bailes, mas dentro do que ele pode, ele faz o possível e o impossível por ela. E quando ela acha que as atitudes de Maxon são superficiais, ou que ele é uma pessoa fria, logo ela percebe que dentro das limitações de sua posição (afinal um príncipe precisa agir de acordo com seu cargo) ele faz tudo o que é possível para atender seu coração, que é onde esta America. Enquanto isso Aspen arisca sua segurança para ter pequenos encontros, pequenas conversas com America para que ela se sinta bem, mesmo sabendo que o que está lhe fazendo mau são sentimento conflituosos a respeito de outro homem. Quando ela acha que Maxon está finalmente se encantando por outra e deixando ela em segundo plano ele mostra afeto lhe trazendo um singelo presente. Certo momento ela descobre atitudes horríveis de Maxon e quando ela (assim como eu) está fervilhando de ódio, ele surpreende desafiando o rei, mesmo sabendo das terríveis conseqüências que terá de enfrentar. A verdade é que America a cada momento esta se decidindo por alguém, uma hora ela está apaixonada por Maxon, na seguinte ela percebe que Aspen é a constante em sua vida, quando se sente pressionada e acredita que não pode ser rainha um dia, que não pode aceitar Maxon e o cargo e está disposta a largar tudo, percebe que quer tentar e que seus sentimentos por Maxon crescem a cada momento. A verdade é que nem mesmo eu tenho uma opinião sobre com quem ela deve ficar, ao mesmo tempo em que gosto dos dois tenho sérios receios quanto a ambos.
O foco desse livro então são os sentimentos conflituosos de America. Em segundo plano temos despontando as questões políticas. America tem acesso a livros proibidos e começa a descobrir sobre como seu país foi construído (o repúdio dela é evidente), ela também toma conhecimento de atitudes terríveis do rei, que declara diversas famílias como inimigas e rebaixa todos a última casta. Além disso, ataques constantes dos rebeldes assustam a todos, e America esta mais perto de descobrir o que eles realmente querem. Além disso, durante um baile America tem contato com a rainha da Itália, que depois de certas atitudes de America passou a simpatizar com ela, a rainha acredita que pode apoiar esse país se acontecerem mudanças, e ela acredita que America é a pessoa quem desencadeará elas.
Acredito que alguns vão ficar desapontados pelo foco nas questões românticas e pelas dúvidas constantes de nossa personagem. Confesso que as dúvidas dela me angustiaram, e que apesar de ser louca por romances, queria um balanço melhor entre o romance e a ação, mas acredito que pelo rumo das coisas isso vai ficar para o próximo livro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é A Escolha. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui. Antes do que seria o volume final, foi lançado um seleção de contos extras que você pode ler clicando aqui.

2 comentários:

  1. oioi Juliana,
    Adoro A Seleção, adoro a Kiera HUAEUA
    A Elite foi uma grande surpresa pra mim, pois na minha leitura eu tive muitas reações: chorei, ri, quase joguei meu exemplar pra fora da minha janela, isso tudo aconteceu em A Elite, em A Seleção a leitura foi agradável demais, por isso prefiro mais o segundo livro HUAEHUAE vá entender.
    Sua resenha ficou muito boa devo confessar :3

    Beijos,
    Nathália
    Nova resenha em Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, li mais ou menos a resenha, porque não quis pegar spoilers. A história dessa série parece ótima, quero muito ler.
    Pena que não foi tudo aquilo para você nesse volume, mas espero que a história melhore.

    Beijos

    ResponderExcluir