11 de junho de 2013

Legend

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo

Sinopse:
Day é um criminoso procurado pela República, ele sabota ações do governo, assim como ajuda bairro infectados, mas a verdade é que nunca matou ninguém, até hoje. Durante uma ação pouco planejada, buscando remédios para a família doente, ele invade um hospital onde acaba ferindo Metias. June, a garota prodígio recebe o aviso de que seu irmão morreu e ela está escalada em uma missão para tentar capturar o assassino de seu irmão, Day. Quando ela finalmente consegue encontrá-lo, dúvidas começam a surgir, ela está gostando de Day e ele garante não ter matado seu irmão, ele revela também atrocidades que o governo comete contra bairros pobres. June não tem certeza se acredita em tudo o que ele diz, nem se ainda há tempo de fazer algo a respeito.

Meu cantinho:
Em primeiro lugar eu gostaria de fazer elogios a diagramação e formatação do livro. A capa não tem nada muito de especial, ela vem trabalhada com um efeito de brilho (que infelizmente o meu veio meio descascado), mas nada excepcional. O que realmente me encantou foi a parte interna, as páginas tem efeitos de fumaça na borda, são amarelas o que facilita a leitura, gosto de como a numeração da página é feita (no meio da página e não no final) e também da divisão dos capítulos. Os capítulos são intercalados, um é contato por Day, o fora da lei, e outro é contato por June, a garota prodígio que trabalha para o governo. No começo de cada capítulo aparece o nome de quem narra, ao lado do nome de June tem o símbolo do governo, além do que, cada um tem uma fonte de texto diferente. Bem, eu me formei em publicidade e acabo prestando atenção nessas coisas, acho que uma fonte confortável facilita a leitura e se for esteticamente bonita (principalmente a usada nos capítulos de Day) fica tudo melhor. Lógico que não adianta ser um livro esteticamente bonito e não ter conteúdo, sorte que esse não é o caso de Legend.
Legend é outro livro que relata sociedades futuristas. A república tem lutado contra as Colônias que querem dominá-lo, eles afirmam que o governo das Colônias é ilegítimo, e que insistem em revelar mentiras sobre o governo apenas para confundir a população. June é uma menina prodígio, que vem de um bairro rico, ela é muito nova, tirou a nota máxima no teste desenvolvido para testar a capacidade das pessoas e está treinando para fazer parte da elite militar. Day nasceu em um bairro pobre e é o criminoso mais procurado da República, ele sempre promove ações que atrasam a guerra ou voltadas para ajudar bairros pobres e infectados. Entretanto, o governo não tem ideia de como é seu rosto. Infelizmente, seu irmão mais novo fica infectado por uma das muitas pragas que assolam os bairros pobres (aqueles que morram em bairros ricos ou que trabalham para o governo sempre recebem vacinas contra essas doenças) e em uma missão desesperada ele acaba invadindo um hospital, não consegue os remédios que precisa, é ferido na fuga e acaba machucando um capitão chamando Metias durante a invasão. Metias é o irmão de June, aquele quem criou ela após a morte dos pais em um trágico acidente e quando ela recebe a notícia de que seu irmão morreu ela também é convocada para participar de uma missão para capturar Day, ela o assassino. Depois de descobrir algumas coisas a respeito de Day ela acaba se infiltrando nos bairros pobres buscando maiores informações, ela tem alguns problemas e ajudada por ninguém menos que Day, embora não saiba disso, ela passa a conhecê-lo e a gostar dele, mas ao descobrir sua verdadeira identidade não pode deixar que o assassino de seu irmão fuja.
O legal desse livro é que o foco não é o romance, tem o romance sim, mas as atenções estão voltadas para as cenas de ação, para o perigo, as mentiras, o abuso de poder, a manipulação por parte do governo. A maioria dos livros que tem situações semelhantes, uma sociedade no futuro, pessoas em lados opostos, o foco sempre fica no romance, como por exemplo Destino, com Cassia dividida entre Ky e Xander; ou Estilhaça-me, assim como sua continuação Liberta-me, que apesar da guerra, dos poderes, do medo, o foco está no romance; A Seleção, assim como a continuação AElite, onde, apesar de inúmeras questões políticas, o foco está na confusão de sentimentos entre Aspen e Maxon; Delírio nem se fala, já que a temática do livro é o amor. Esse livro me lembra mais a série Feios, no qual existe o casal, o romance, mas o foco está no governo, nas resistências, nas revelações, na luta. Acho que esse livro mostra que pode haver um balanço entre romance e as outras questões de enredo, que o livro não precisa tender a um lado ou a outro, que ele pode ter um pouco dos dois e ser muito bom! Acho que o próximo livro será ainda melhor e mal posso esperar para ter a continuação em mãos!

Continuação:
O próximo livro da série se chama Prodigy, e já foi lançado nos Estados Unidos.

4 comentários:

  1. Bha, não li nenhum da série ainda...pra variar né, hehe.

    Beijoks, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Não me interessei muito por essa série...
    Que bom que gostou e realmente espero que o próximo livro seja melhor!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana ;)
    Adoro distópias! Gostei bastante da sua resenha e também acho necessário fazer um balanço entre o romance e o resto da história! Amo livros com a diagramação bonita, eu sei que beleza não é tudo, mas dá uma força neh? rs
    Estou bastante curiosa agora, e acho que vou ter que comprar o livro! ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  4. Não é muito o meu gênero, mas sempre tenho alguém que gosta e posso indicá-lo.

    ResponderExcluir