23 de junho de 2013

Liberta-me

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Liberta-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito.

Estilhaça-me:
Liberta-me é o segundo livro dessa série, se você não leu Estilhaça-me, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Juliette está refugiada no Ponto Ômega, ela está segura, mas as coisas não tem sido fáceis para ela. Ela não consegue se expressar, ela não consegue interagir com as outras pessoas, muitos agora tem medo dela e ela não consegue transpor essa barreira. A única pessoa que não tem medo de Juliette é Adam, mas o tempo deles é sempre limitado. Num esforço para que Juliette interaja com os demais, Castle pede que Kenji treine Juliette. Quando ela começa a interagir com os outros, o Restabelecimento sequestra homens do Ponto Ômega e pedem Juliette em troca. No meio da negociação Warner é sequestrado e Juliette é a encarregada de conseguir informações com ele, e a aproximação dos dois se torna inevitável.

Meu cantinho:
Liberta-me foi um livro que me surpreendeu, acredito que não fantasiei tanto sobre o que estava por vir, e mesmo que tivesse não teria imaginado nada do tipo. Esse livro foi além do que eu poderia esperar, não achei que nada aconteceria desse modo.
Juliette esta segura, em um lugar onde pode estudar, treinar e expandir os seus poderes, mas a verdade é que ela não faz absolutamente nenhum esforço para isso. Boatos começam a se espalhar a respeito do seu poder e tudo o que ela faz é se isolar. Imagino que não seja fácil enfrentar os outros e tentar uma convivências com pessoas hostis, ainda mais com as coisas que viveu em seu passado, os pais que tinham medo e se livraram dela, internatos, ficar presa sem qualquer contato humano durante anos. Mas ela apenas se isola, pensa milhões de coisas, mas não coloca nada para fora, a única pessoa com quem desenvolve um relacionamento é Adam, e mesmo assim, o tempo dos dois é escasso. Ele também tem missões e treinamentos, não há tempo para fugir e se encontrarem, já que a luz é limitada, há horário para estar na cama e o dormitório dos homens e das mulheres são separados. Para piorar, Juliette percebe que algo estranho está acontecendo, Adam descobriu algo a respeito do seu poder que não quer revelar a ela, eu particularmente fiquei perdida sem imaginar o que poderia ser até que de fato tudo foi revelado.
Castle tenta fazer com que Juliette interaja com outras pessoas e coloca Kenji para trabalhar com ela. Logo ela vai perceber que Kenji é uma das peças fundamentais para o funcionamento da resistência, e que apesar do seu ar brincalhão, ele sabe também ser severo, dizer as coisas quando necessário. Quando é revelado um pouco do passado dele, de como ele conheceu Castle, só posso dizer que minha afinidade por ele cresceu consideravelmente. Enfim, as tentativas de Kenji para enturmar Juliette acabam sendo boicotadas por ela mesma, ela está tão perdida em seus dilemas amorosos, nas conversas que se desenrolam em sua mente que ela não é capaz de pensar no todo, no bem comum, nos outros, e não se esforça.
Quando ela finalmente faz um leve esforço para se comunicar com as outras pessoas, o terror bate a porta deles. Alguns membros do Ponto Ômega são seqüestrados e eles querem uma troca, os homens por Juliette. Ela se oferece para ir, os membros da resistência decidem lutar, mas essa será apenas a primeira batalha e nesse confronto eles conseguem sequestrar Warner, com a esperança de realizar uma troca pelos membros que ainda estão no poder do Restabelecimento. É nesse momento que Juliette começa a conhecer Warner, todas as atrocidades que ele viveu, que fizeram quem ele é hoje. É nesse momento que o leitor começa a conhecer Warner e eu já não sabia mais o que pensar (assim como nossa personagem principal). A verdade é que Juliette não consegue se afastar de Warner, porque ele a conhece, sabe o que ela fez, como foi toda a sua vida, ele tem seus registros, ele tem seus cadernos, seus pensamentos mais íntimos. Ele sabe tudo, cada detalhe dela, e mesmo assim não sente medo dela. Ele não tem receios de tocá-la, ele não se machuca. Juliette quer dar uma segunda chance a Warner porque vai conhecendo-o aos poucos e percebe que como ela, ele sofreu muito, mas nunca teve uma chance. A verdade é que Warner é um cara perturbado, ao mesmo tempo em que consigo ver gestos ternos por parte dele, também sei que ele não será alguém fácil de se lidar, tudo o que ele já sofreu, está marcado em sua mente e a instabilidade dele é perigosa. Já Adam gosta muito de Juliette, ele é alguém certo, um porto seguro e não tem como não apreciar isso. Agora é esperar o próximo livro para saber como a história se desenvolverá com esse triângulo, porque o modo como Liberta-me acaba me deixou sem fôlego.
A escrita do livro continua parecida com a do livro passado, algumas coisas são confusas, algumas frases parecem má formuladas, mas não sei se foram escritas assim com intenção, para demonstrar a confusão que eram os pensamentos de Juliette. Esse livro com certeza não é recomendado para aqueles que gostam de histórias mais precisas, os pensamentos são confusos, dispersos, de alguém que sempre teve muito o que dizer, muito tempo para pensar, mas nunca soube como se expressar.
O que mais me incomodou no livro não teve nada a ver com a história, e sim com a capa, na verdade eles apenas ampliaram o rosto da modelo que estava na capa do livro passado! Falta de criatividade total, está parecendo que foi a mesma pessoa que fez as capas do livro um e dois da série Darke Academy.
Só para fechar, quem não sabe, foi liberado pela editora uma história intermediária entre esse e o primeiro livro da série contado do ponto de vista do Warner. Ela se chama Destrua-se e está disponível no site da editora, basta cadastrar seu e-mail e baixar aqui.

Continuação:
O terceiro livro dessa série não tem título definido e previsto para lançar no final de 2013 lá fora, sem previsão no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá Juliana!

    Liberta-me foi o livro do ano mais fangirl pra mim HAUEHIAEHAHEIAE
    Li Estilhaça-me no lançamento da editora ano passado de desde então fiquei no aguardo de Liberta-me mas fui me esquecendo aos poucos, a ansiedade passou batido e quando veio o lançamento pirei AHEIUAEIUA e quando li, pirei mais ainda! Faz um tempo que li Liberta-me mas ainda não sai da minha cabeça as 500 e tantas páginas na minha cabeça de forma bem clara!
    Ótima resenha, de verdade! E sobre a narração/escrita acredito que autora quer deixar o leitor a par sempre que a mente/pensamento de Juliette é confuso D:

    Beijos,
    Nathália
    Novo post em Livroterapias

    ResponderExcluir