12 de junho de 2013

O Azarão

««««««
[bom]

Eu recomendo: O Azarão
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse:
Cameron Wolfe parece ser um caso perdido. Ele tem apenas 15 anos e quase sempre acaba sendo influenciado pelo seu irmão mais velho, Rube, que não faz nada de bom da vida e só pensa em roubar e cometer pequenos crimes que nunca se realizam. Ele conhece uma menina e se apaixona, ele começa a ajudar o pai no trabalho para conseguir uns trocados, ele ajuda o ex melhor amigo que se meteu em confusão, ele se diverte com os amigos e quase mata o cachorro do vizinho, ele tem o coração partido, ele briga, arruma confusão, decepciona a mãe, se sente solitário, mas decide tentar, porque não quer ser um perdedor, ele é um lutador.

Meu cantinho:
Esse foi um livro que li muito rápido, já que ele é bem pequeno e fininho (deu para ver na caixinhade correio em que postei foto dele). Confesso que não é o meu livro preferido do autor, dele eu já li Eu sou o mensageiro e a A menina que roubava livros (que ficou muito famoso e que vai até virar filme), mas eu não resenhei nenhum desses dois no blog. Não que o livro seja ruim, mas ele é completamente diferente da escrita do autor com a qual estou habituada, na própria orelha do livro está escrito que essa foi a primeira tentativa de um livro para um público juvenil em um momento no qual o autor estava tendo dificuldades em desenvolver outras histórias.
Como eu disse, a escrita desse livro foi um tanto quanto diferente, acho que não sei explicar exatamente o que é estranho. O narrador é o personagem principal, que fala de coisas até comuns, acredito eu, na vida de um garoto, mas o modo como tudo é escrito é singular. Os capítulos narram passagens da vida de Cameron, onde nada de extraordinário acontece, e no final de cada capítulo é relatado um sonho ou um pesadelo que ele teve relacionado aquele momento, aos acontecimentos que viveu recentemente. A vida de Cameron, acredito eu, é a vida de todo rapaz: meninas, amigos, futebol, brigas, dinheiro. Apesar de ser uma garota me identifiquei com algumas coisas que Cameron fazia, como por exemplo, sair para caminhar para colocar os pensamentos em ordem, as implicâncias entre irmãos ou como as vezes temos um grande amigo do qual nos afastamos e quando o reencontramos vivemos aquela situação embaraçosa de silêncio. Outras coisas eu vivenciei através de meus amigos, lembro que na minha escola os meninos se reuniam em lugares escondidos e brincavam de lutar, coisa que Cameron faz com seu irmão (até hoje não entendo essa necessidade que os meninos têm de brigar). Seus sonhos, que são o reflexo de tudo o que vive são muito interessantes, alguns nem tantos, mas outros podemos perceber o reflexo de todo os medos, inseguranças e mudanças que Cameron sofre.
Acho que o autor coloca esse como seu primeiro livro para o público juvenil porque, apesar do nosso personagem não viver nenhuma aventura excepcional, ele vive coisas com as quais todo o leitor jovem vai se identificar, porque todos já passamos por algo assim, um amigo, uma briga, um momento de solidão, uma paixão, uma tentativa, um pé na bunda, dúvidas acerca do futuro, o amadurecimento. Na verdade, ao ter lido a orelha do livro após ter terminado as últimas páginas do livro, eu acredito que o autor colocou muito de si, e fico imaginando se Cameron não é um reflexo da vida do autor, as brigas com os irmãos, as dúvidas, e o início de sua vida como escritor. Esse é um livro para aqueles que não procuram nada de excepcional, mas uma história verdadeira, com a qual vai poder se identificar.

Continuação:
Eu não fazia ideia de que esse livro teria continuação, na verdade ele faz parte da trilogia dos Irmãos Wolfe, o próximo livro se chama Bons de Briga.

3 comentários:

  1. Esse livro não me chamou muita atenção!
    Resenha muito completa!
    Feliz Dia dos Namorados!
    Beijos
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu só li a menina que roubava livros do autor, e não sabia que esse livro era mais juvenil, principalmente porque ele me deixa com bastante curiosidade. Uma pena que foi "estranho", espero que eu goste da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica! Vou procurá-lo para ler.

    ResponderExcluir