6 de junho de 2013

O Reverso da Medalha

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: O Reverso da Medalha
Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record

Sinopse:
Jaime abandonou tudo rumo a África para procurar diamantes, mas não será tão fácil quanto ele imagina. Há mais garimpeiros que diamantes, as coisas são caras e a ganância ainda maior. Ele será enganado, e buscará vingança, viverá aventuras absurdas para conquistar o que deseja e quando acha que tem tudo se surpreenderá. Katie é a filha de Jaime, uma menina difícil, mas que deseja o poder. Ela cresce, e assume as empresas do pai e de maneira muito ardilosa conseguirá tudo o que quer, o homem que deseja, que o filho assuma os negócios, que se case com a mulher que será um melhor investimento a ela, que lhe dê netos, herdeiros. E entre intrigas, manipulações e reviravoltas Kate fará de tudo para alcançar seu objetivo maior, ter alguém com seu sangue para assumir sua empresa.

Meu cantinho:
Ganhei esse livro de presente de aniversário do meu namorado, ele sempre falava que era muito bom, um dos livros preferidos dele, mas eu não sabia o que esperar da história. O livro acabou sendo uma surpresa muito agradável, apesar de algumas situações que acredito serem um pouco absurdas, além de alguns personagens que tive vontade de estrangular, ou pela burrice, ou pela capacidade de manipulação.
O livro é diferente de outros que já li pois ele não tem o foco em um personagem principal, mas sim em um família. O livro começa contando a história de James, depois de sua filha Kate (que participa até o final do livro), de seu filho, seus netos, até começar a história de seu bisneto.
O primeiro livro conta a história de Jaime McGregor, que abandona sua cidade, e vai para a África em busca de diamantes. Ele passa muitas dificuldades para chegar até lá, e diversas outras dificuldades quando está lá, mas nada parece abalar sua determinação. O problema é que ele tem determinação, um bom coração, mas não tem dinheiro, e quando ele escuta boatos de que Van der Merwe patrocina alguns garimpeiros ele vai atrás dele. Nesse momento fica óbvio que Van der Merwe é um trapaceiro, ainda mais quando faz Jaime assinar um contrato escrito em africâner. Jaime saí em busca dos diamantes, é acometido por uma série de infortúnios, até que finalmente encontra os diamantes e volta para encontrar Van der Merwe e cumprir sua parte no trato quando descobre que foi enganado. Revoltado, ele tenta se vingar de Van der Merwe, mas esse manda executá-lo. Jaime acaba sendo salvo por Banda, um africano que busca vingança de Van der Merwe por ter violentado sua irmã. Junto Jaime e Banda vivem as maiores loucuras para conseguir efetivar seu plano de vingança. Essa parte do livro é onde mais temos ação, e em alguns momentos deixa o leitor completamente desesperado porque simplesmente não tem como saber o que vai acontecer! Também é nessa parte que tem algumas situações que acho um pouco absurdas, mas prefiro não comentar sobre elas porque senão terei que dar spoilers sobre uma das melhores partes do livro. A verdade é que como o livro conta a história de um personagem, encerra ela, e passa o foco para outro, mesmo elas estando interligadas, é difícil falar sobre o próximo personagem sem falar como acaba a história do anterior (estou fazendo o possível para não estragar o livro para aqueles que não leram). Bem, confesso que me chateou um pouco como acaba a história de Jaime, eu jamais imaginarei que ele acabaria desse modo.
A próxima personagem é Kate, filha de Jaime, que estará presente até o final do livro. Kate sofre durante a situação da guerra, mas é uma passagem pouco explorada, mas ela tira dessa situação que jamais passará por algo assim de novo e que para isso ela precisa obter o poder. Kate é uma menina difícil, geniosa, que acaba dando muito trabalho para mãe. Quando a mãe morre ela se sente muito mal por não ter sido uma filha fácil e ter sempre causado problemas, por conta da mãe ela acaba terminando o ano letivo, concluindo o curso, se matriculando numa escola de negócios e as 21 anos assume as empresas do pai. Agora uma mulher feita Katie começa a correr atrás do que quer. Ela quer David como seu marido, ela quer um filho para liderar a empresa no futuro, ela quer que seu filho case bem e gere filhos para que a empresa não vá parar nas mãos de outra pessoa. As tramas que Kate arma para casar com o homem que deseja me surpreenderam. Depois, quando já é mãe, e seu filho decide tentar uma carreia longe da empresa me surpreende ar artimanhas que ela usa para trazê-lo de volta aos negócios da família, quando ela tenta lhe conseguir uma noiva eu já havia compreendido as articulações de Kate e não pude deixar de pensar como ela era uma pessoa manipuladora, que amava mais a empresa do que qualquer outra coisa. O que acontece a seu filho é muito triste e me pergunto como ela consegue seguir em frente e não se sentir esmagada pelo peso da culpa. Nessa parte do livro fico feliz com as pequenas aparições de Banda, e acredito que ele poderia ter participado mais da história, já que ele era um personagem muito interessante.
Seguindo a história temos Kate com suas netas, gêmeas, Eve e Alexandra. Eve tem uma personalidade forte, mentirosa, promiscua, mesquinha e manipuladora. Já Alexandre é um doce de pessoa e absurdamente ingênua. Eve me surpreende desde pequena, ela parece uma psicopata, alguém que não tem sentimentos pelos outros, apenas por si, e ela quer todo o dinheiro da família. Por muito tempo ela consegue fazer jogadas para se livrar de todas as coisas horríveis que faz, mas quando é descoberta sua avó tira ela do testamento e deixa-a vivendo com uma mesada absurdamente pequena comparada com seu padrão habitual. Agora ela vai tentar bolar um plano para arrancar de sua irmã toda a fortuna da família. Essa parte da história também é muito interessante, muitas situações me surpreenderam, assim como reações de alguns personagens. O final dessa parte da história foi inesperado, principalmente o que aconteceu com Eve, acredito que ela mereceu o que lhe aconteceu, mas acredito que ela foi “quebrada” muito fácil para quem teve uma personalidade tão forte durante todo o livro.
O livro é previsível em alguns momentos, mas surpreendente em outros, as manipulações, a frieza, as reviravoltas, os vários personagens, as conexões, tudo torna esse livro interessante, instigante, de ação, perseguição, intrigas, romances a assassinatos. Com certeza não haverá espaço para o tédio enquanto você estiver lendo.


Volume único.

2 comentários:

  1. Li esse livro há anos e foi uma leitura muito prazerosa. Acho até que foi feito um filme, se não me engano. Bom lembrar dessas leituras passadas. Eu era fã desse escritor e li muitos livros dele.

    ResponderExcluir
  2. sério, um filme? n sabia, vou procurar :3

    ResponderExcluir