20 de setembro de 2013

O Teorema de Katherine

[ótimo]

Eu recomendo: O Teorema de Katherine
Autor: John Green 
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Colin é um garoto prodígio, que consegue falar diversas línguas, bolar anagramas com praticamente tudo, que lê um livro atrás do outro, mas que não é muito popular, tem apenas um amigo chamado Hassan e até hoje só namorou Katherines e levou um fora de todas elas. Hassan decide ajudá-lo a superar seu mais recente termino e eles partem em uma viagem de carro, sem destino, que os levam a uma cidade pequena no meio do nada. Lá eles conhecem novas pessoas, vivem novas experiências, mas para Colin é muito difícil superar tanto a perca de Katherine quanto a possibilidade de que ele não vá, de fato, fazer nada de importante de sua vida. Nesse momento ele começa a elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que poderia prever o desfecho de qualquer relacionamento, o que o tornaria famoso (quem sabe um Nobel) e poderia fazer com que Katherine XIX voltasse para ele.

Meu cantinho:
Preciso dizer que comecei a ler esse livro cheia de expectativas, afinal, depois de tanto que o John Green me fez chorar com A culpa é das estrelas, eu estava esperando outra obra surpreendente. Fiquei com muito medo de que ele fosse me decepcionar como David Nicholls, que escreveu um dos melhores livros que já li, Um dia, mas quando peguei outra obra dele foi decepcionante (o livro foi bom, mas não chegava aos pés de Um Dia). Mas John Green conseguiu escrever outro trabalho maravilhoso! O enredo é completamente diferente de A culpa é das estrelas, mostrando que o autor consegue trabalhar com coisas diferenciadas e dar a elas seu toque único. Eu não chorei feito uma manteiga derretida com esse livro (acho que A culpa é das estrelas não tem comparação porque é uma história muito próxima de uma realidade que eu vivi), mas é um livro muito bom do seu modo.
Ler sobre Colin foi extraordinário porque a mente dele não funciona de forma “convencional”, ele é um menino que com dois anos sabia ler, que sabe falar diversas línguas, que sabe responder quem foi o presidente de tal ano, quem descobriu aquilo, quem inventou isso, ou porque a cortina do chuveiro é puxada para dentro se a água devia soprar ela para fora. A mente dele trabalha com associações, e vê padrões em coisas que a nossa mente não consegue perceber. Ele consegue lembrar e assimilar diversas coisas porque o que é banal e simplório para nós, para ele é interessante. Muitas coisas que ele percebe são complexas para nosso entendimento, enquanto coisas tão banais de entendimento comum são extremamente difíceis para que ele entenda. Nunca conheci ninguém que tivesse esse tipo de desenvolvimento intelectual e não sei se o livro retrata tudo com fidelidade, mas acredito que se não é igual, John Green chegou muito perto.
Eu confesso que foi difícil imaginar Colin como o autor propôs, ele vai descrevendo e dando detalhes do nosso personagem aos poucos, eu já imaginei ele um menino baixinho, magrinho, com cara de nerd, mas na verdade ele é um rapaz extremamente alto e inclusive bonito (pelo menos é o que as velhinhas do abrigo acham). E além de bonito, e prodígio, Colin tem um bom coração, é alguém fiel e um amigo verdadeiro, um rapaz encantador!
Para aqueles que não gostam de matemática (como é o meu caso) não se assustem e deem um chance ao livro, apesar de algumas fórmulas e gráficos, a maior parte da matemática está em notas de rodapé. Quando o livro acaba também temos uma parte dedicada as explicações por traz do teorema criado por Colin por um amigo matemático do John Green. Essa parte eu li muito contrariada e achei um tanto quanto desnecessário. Eu acho que quem fez ensino médio, mesmo que seja a muito tempo e que tenha assimilado muito pouco da área de exatas (eu!) não é nada complexo de se entender, e mesmo que você não sabia nada, mesmo assim sua leitura não fica prejudicada. Sei que o ensino nos Estados Unidos é diferente e talvez o escritor tenha achado necessária essa explicação, mas sinceramente, foi a única coisa que não gostei do livro.
Quando você começa a ler, é só risada atrás de risadas. Apesar de Colin estar sofrendo com o fim do namoro e estar complexado porque, apesar de ser um menino prodígio ele acredita que já chegou ao seu ápice e não alcançara nada de substancial, todo o livro é trabalhado de um modo leve e divertido. Hassan é extremamente hilário, acredito que ele é uma das peças fundamentais para que essa história funcione tão bem, Colin também é engraçado, mas na maior parte do tempo é algo que faz sem querer, juntos eles são uma dupla magnífica! Acabei de ler e comecei a colocar “fug” no meio de tudo o que eu falava (até um ou outro badalhoca). Um livro leve, interessante e hilário, ao mesmo tempo em que aborda questões mais delicadas. Mais um trabalho esplêndido de John Green.

Volume único.

4 comentários:

  1. Eu odeio matemática, hehe, mas morro de vontade de ler algo do autor, acredita que até hoje não li nada dele?! Tenho até vergonha de dizer isto...

    Beijoks, Van - Blog do Balaio
    http://migre.me/gadDl

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um medo de mergulhar de corpo e alma nas obras do Green... Comprei "A Culpa é das Estrelas", mas ainda não estou preparada (e com tempo suficiente) para me dedicar inteiramente a ele, mas sei que será uma história que me apegarei, mas os outros livros... Não sei, não me chamaram tanta a atenção.

    Adorei a sua resenha, já comentei aqui o quanto gosto do seu blog. Eu encontrei muitas opiniões boas de livros que já li e pretendo ler aqui e estou sempre empolgada para acompanhar as novidades que posta.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha foi toda envolvente e muito bem feita, mas eu não sei. O fato de ter uma "fórmula" para conquistar e tal, isso não me agradou e eu acho que não leria.
    Eu e meu noivo estamos realizando um Book Tour do livro dele, caso tenha interesse em resenhar o livro, acesse o site e se inscreva: http://www.omundosobomeuolhar.com.br/

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju ;)
    Eu odeio matemática! (Sempre foram meus dias de sofrimento na escola kkkkkkk)
    Mas estou tão curiosa com o livro que isso da matemática nem conta mais rs
    Adorei sua resenha, ela me animou mais ainda, eu amo livros engraçados que te fazem ter bons momentos rindo sozinha (e fazendo as pessoas em volta te acharem louca rs)
    Nossa como é bom ler outro livro de um autor que amamos e descobrimos que ele é tão bom quanto o outro neh? Me sinto assim com o Tio Rick e a linda Cassandra Clare!

    Com certeza "O Teorema de Katherine" é um livro que eu vou ler logo, mas eu quero ler "A Culpa é das Estrelas" primeiro (pois é eu sou um E.T. que ainda não li! rs)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir