8 de dezembro de 2013

A garota que eu quero

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: A garota que eu quero
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
           
Trilogia dos Irmãos Wolfe:
A garota que eu quero é o terceiro volume dessa série, se você não leu O Azarão e Bom de Briga o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Cameron não faz muita coisa da vida, vai a escola, ajuda o pai no trabalho aos sábados, saí com Rube e suas namoradas, visita Steve, anda sem rumo pela cidade. Ele pensa como Octavia, a namorada de Rube é legal, mas ela não vai durar muito tempo, nenhum delas dura. Ele acredita que nunca mais irá vê-la, mas ela o procura, não Rube, ele, Cameron. Ela quer que conhecê-lo, saber mais sobre ele, ela o entende mesmo quando ele não consegue se expressar, ela também quer falar de si, quer que ele a conheça. Mas sua vida não se limita a ela, ele tem a relação com sua família, principalmente seus irmãos e até com Miffy (o cachorro do vizinho), ele terá desavenças e decepções, mas ele quer ser mais, ele tem fome, ele é um Wolfe.

Meu cantinho:
Antes de qualquer coisa, eu preciso dar uma alerta sobre esse livro: não leia ele como se fosse uma história a parte. Entendo que a Intrínseca publicou ele como se fosse um livro a parte, mas a verdade é que ele é o último livro de uma trilogia, e muito boa por sinal. Eu cansei de ouvir leitores que não gostaram dele, mas a maioria dessas reclamações veio de pessoas que não leram os livros anteriores. E acredite, pensando nele como um bloco isolado, posso entender como ele deve parecer desconexo, sem falar que é um processo inteiramente novo se adaptar a escrita dessa série, tão singular. Acho que quem se depara com Cam nesse livro não deve simpatizar com ele de cara, mas para quem está acompanhando a família Wolfe desde o primeiro livro, acredito que deve estar tão encantada quanto eu.
Quando eu acabei de ler Bom de Briga eu estava muito empolgada e corri para ler A garota que eu quero. Acontece que eu peguei o livro, abri, li a primeira linha e devolvi para a estante. Você deve estar se perguntando o que aconteceu com toda a minha empolgação, bem, ela foi pelo ralo por conta da diagramação. Eu não sei exatamente o que está aconteceu com o direito dos livros dessa série, sei que a série dos Irmãos Wolfe é um trabalho antigo, e que a Bertrand tinha o direito dos dois primeiros livros. Acontece que a Intrínseca atualmente tem o direito sobre os trabalhos do autor, e depois que ela publicou A menina que roubava livros (que eu já li, mas ainda não resenhei aqui) o autor ganhou grande visibilidade. A Bertrand que tinha o direito dessas duas obras dele decidiu publicá-las, pegando uma aba no recente sucesso do autor. Ela publicou os dois primeiros livros, a Intrínseca que tinha o direito do último livro sofreu certa pressão e o publicou, mas não relacionou com os demais livros, não faz qualquer menção ao fato dele fazer parte de uma trilogia, como se fosse um livro avulso. Vi até comentários de pessoas no skoob que falaram que entraram em contato com a Intrínseca e que ela declarou que esse não é o último livro da série, que é uma história a parte dos irmãos Wolfe. Espero de verdade que a editora não tenha feita essa falsa declaração. Enfim, ela publicou esse livro, tentando desvinculá-lo dos demais livros e isso acabou refletindo na diagramação do livro. Os dois primeiros são menores, esse é um livro grande. A capa dos dois primeiros são semelhantes, e totalmente de acordo com o que se passa no livro, a fonte é simples, grande, com um espaçamento bom, até a fonte de numeração dos capítulos está em harmonia. Você tem tempo para respirar e seguir o tempo da leitura com os pensamentos de Cam. O livro publicado pela Intrínseca tem uma capa boba, que sugere algo que não é, não se parece com a vida de Cam, não parece ligada ao livro. A fonte é minúscula, eles fazem um livro com páginas enormes e colocam uma fonte do tamanho de formigas, com um espaçamento apertado, e deixam sobrar espaços gigantes no final do capítulo. Eu costumo adorar o trabalho de diagramação e arte de capas da Intrínseca, mas dessa vez eles erraram muito feio. Depois de seguir com dois livros esteticamente maravilhosos, ver o terceiro me deixou receosa e levei meses para pegá-lo novamente. Lógico que o livro em si, a estória, continua maravilhosa como os demais.
O livro segue o mesmo ritmo dos livros passados, a estória principal e no final de cada capítulo um texto a parte, dessa vez, o que temos são os textos de Cam. Recentemente ele tem começado a escrever (isso me lembra da observação que eu fiz na minha resenha sobre o primeiro livro, no qual ele termina com a impressão que ela vai dar início a vida dele como escritor), ele fala que é tudo o que tem, as palavras, que carrega consigo, com as quais tenta se expressar.
Os meninos não lutam mais, mas o início do sucesso de Rube com as garotas devido ao ring não chegou ao seu fim. Ele sempre começa a namorar uma menina, passa algumas semanas, então ele a dispensa já com outra em vista, e assim vai. Cameron continua sem se envolver, ele não tem iniciativa, ele não tem coragem de se aproximar de qualquer menina. Tudo o que ele faz é ficar parado na frente da casa da garota que o dispensou, que o chamou de perdedor, que queria ficar com o Rube e que ele humilhou. Atualmente Rube está com Octavia, divertida e interessante, mas o tempo dela está chegando ao fim, só que ela não faz drama nem se humilha quando Rube começa a inventar desculpas e se afastar, ela simplesmente põe um ponto final em tudo. Cameron acredita que nunca mais irá vê-la, mas certo dia ela vai atrás dele e pede que ele fique na frente da casa dela. Ela é compreensiva, entende seus silêncios, ao mesmo tempo em que consegue fazê-lo falar de si, ela dá espaço para que ele seja ele mesmo, para que compartilhe as coisas. Entretanto, ele não contou para Rube que está vendo Octavia e pode apenas imaginar como o irmão irá reagir. A verdade é que ele já está com outra, Julia, que Cam sabe que é uma vadia (me desculpe o uso desse termo, mas é exatamente assim que ele se refere a ela), aquela que trará problemas para seu irmão, o que não demora a chegar através de telefonemas ameaçadores de outro cara com quem ela saí. O desfecho dessa situação é inusitado e o que Cam faz por Rube é inacreditável. Além da relação entre os dois, há também a relação entre Cam e Steve. Steve se mostra um cara maravilhoso, alguém com quem Cam se entende sem que seja necessário se dizer nada. Entretanto, ocorre algo muito triste (apesar de sincero) entre os dois e o desfecho dessa situação foi muito interessante também pois acabou se conectando ao final da situação das ameaças que Rube recebia.
O livro não tem um foco, é uma série de coisas que sucede na vida de Cam, a vida amorosa inexistente, o sucesso do Rube com as garotas, a preocupação com a irmã, a escola, suas palavras, o trabalho aos sábados com o pai, as andanças pela cidade, as visitas ao Steve, a aproximação de Octavia, desentendimentos, uma morte inesperada (e um enterro inusitado para não dizer hilário).  É uma escrita diferenciada como a dos outros livros, mas muito interessante do seu modo. Cameron é nosso narrador, ele é um cara, por isso pensa e se expressar como um – sinto muito aquelas que acharam que isso seria um livro romântico e tiveram que se deparar com Cameron falando coisas sobre se masturbar, ou fica olhando mulheres em revistas – para aqueles que não o conheciam, devem ter levado um susto, mas eu já estava familiarizada com esse Wolfe. Na verdade, estava encantada com toda a família Wolfe e preciso dizer que sentirei falta dela.

Volume final.

Um comentário:

  1. Ler um livro que faz parte de uma trilogia assim do nada é algo que NUNCA dá certo. Você não pega toda aquela continuidade, sabe?
    Eu acabei de comprar esse livro e to louca para ler. Acompanhei os Irmãos Wolfe desde o primeiro e estou já com saudades. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir