29 de janeiro de 2014

A Rosa do Inverno

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A rosa do Inverno
Autora:  Patricia Cabot (Meg Cabot)
Editora: Essência

Sinopse:
Edward Rawlings não quer assumir o posto como novo duque e ter as dificuldades em cuidar das propriedades que o título trará, somado a isso, temos o último pedido de seu pai, que ele encontre seu neto perdido, do filho primogênito que ele renegou. Seu irmão se casou com uma escocesa (um casamento que seu pai não aprovou) e teve um filho com ela, quando os dois morreram, o filho deles, Jeremy, foi deixado aos cuidados da família da mãe. Edward finalmente localizou o sobrinho, vivendo com sua tia Peegen em extrema pobreza. Jeremy se recusa a ir sem sua tia, já Peegen se recusa a acompanhá-lo por ser uma liberal, que não gosta de pessoas como Edward que apenas esbanjam e não pensa nos necessitados. Depois de algum tempo Edward convence Peegen ao mostrar que esse é o melhor para Jeremy, e que viver passando frio e fome de nada lhes ajudará. Eles então se mudam para a casa da família, onde rosas florescem inclusive no inverno. O luxo espanta Peegen e ela reprova muita das atitudes de Edward, mas o acha bonito e se sente cada vez mais atraída por ele, assim como ele por ela. Contudo, um envolvimento entre os dois é impossível, já que ela não quer se casar para se submeter a um homem, a não ser que fosse por amor (e ela não acredita que ele a ame), sem falar que Peegen esconde um terrível segredo, que se revelado, nenhum homem desejará se casar com ela.

Meu cantinho:
Quem acompanha meu blog sabe que sou louca pela Meg Cabot, o que abrange os livros de romances históricos que ela escreve com seu pseudônimo. Eu queria esse livro a muito tempo e quando vi ele por um preço acessível não pensei duas vezes em comprar. Confesso que a capa não é o maior estímulo do mundo. Pois apesar da imagem ser relacionada com o livro, assim como o título, a escolha da fonte e das cores não foi boa, acabou ficando tudo muito poluído. As vezes sou um pouca crítica com isso por trabalhar com publicidade e levar a estética em consideração, mas acho que uma capa bonita sempre atraí mais leitores. Apesar desse meu desconforto com a capa, preciso dizer que por dentro o livro é muito bem trabalhado, a diagramação é ótima, assim como os pequenos detalhes que dão um charme ao livro.
A escrita de Cabot continua maravilhosa e encantadora, simplesmente não tenho críticas a fazer ao livro. Gostei bastante de tudo, achei apenas uma última cena no final um pouco excessiva, mas não posso falar muito sobre ela porque revelaria um spoilers. Acontece que diante do livro tudo isso é um fato muito pequeno e não muda minha avaliação sobre a obra.
Peegen é uma mulher forte, desde os dez anos ela ajudou seu pai a criar seu sobrinho Jeremy. Sua irmã impulsiva se casou com o filho de um duque, que também era impulsivo e com uma terrível personalidade. Ele jogava e bebia muito e gastou quase todo seu dinheiro antes de sua morte, deixando a mulher desamparada, obrigando-a a abandonar seu filho com seu pai e irmã e morrendo logo em seguida. No último ano o pai de Peegen morreu, sobrando a ela a obrigação de cuidar de Jeremy. Ela é muito afeiçoada ao menino, assim como ele a ela. Eles têm passado muitas dificuldades desde a morte do pai, seu teto assim como uma pequena ajuda vem da igreja, a comida é pouca, assim como o carvão, obrigando aos dois a dormir no mesmo quarto para não morrer de frio. A notícia de que Jeremy é o novo duque de Rawlings deveria ter trazido felicidade a família, mas isso não acontece porque Peegen tem convicções muito fortes sobre a aristocracia e leva muito tempo para Edward convencê-la, além de várias restrições e condições. O primeiro encontro dos dois é muito divertido, primeiro porque Peegen está fugindo do vigário que está lhe propondo casamento e que apesar do chute que lhe deu na canela e de ter saído correndo, ele ainda não entendeu que ela não quer se casar. Edward chega, primeiro confunde Peegen com uma empregada e depois que entende quem ela é, acaba enfrentando o vigário para expulsá-lo dali. Logo começa uma aproximação e um flerte por parte de Edward, que apesar de ter seu beijo correspondido acaba levando um belo tapa na cara.
Peegen não quer se mudar, mas Edward mostra os benefícios que isso traria a Jeremy, além de prometer diversas coisas ao menino. Peegen acaba sendo convencida e aceita a oferta com uma série de condições. Quando tudo se acerta e eles de fato se mudam para a casa dos Rawlings, muita coisa acontece. Há uma centelha entre os dois, mas também há uma relutância por parte de Peegen. Aparecem outros homens que se encantam com a beleza dela o que só desperta um ciúme louco em Edward. Temos a amante nojenta dele que faz de tudo para alfinetar e prejudicar Peegen porque morre de ciúmes diante do interesse dele por ela. E quando você acha que as coisas vão se acertar, os princípios, desencontros e segredos acabam afastando completamente os dois. O segredo que Peegen esconde é terrível e todo mundo sofre muito nesse final, mas quando tudo se resolveu e eu li o epílogo não pude ser mais feliz. Um romance de época encantador, pouco convencional com nossa personagem liberal, assim como as cenas sensuais, mas maravilhoso ao seu modo.


Continuação:
O próximo volume da série Rawlings é Retrato do meu coração.

4 comentários:

  1. Nunca li nada da autora, mas eu gostei da premissa dessa obra.
    Essa coisa de usar época antiga, falar de duque, escocesa, parece uma obra que merece destaque e um livro que merece lugar na estante.

    Ah, quanto às parcerias, normal... Logo, logo você consegue, rs.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do Pseudônimo da Meg (haha), mas sendo Meg aposto que deve ser ótimo!
    Adorei a resenha. Vou incluir esse na lista!

    Amei seu blog :) to seguindo!

    Beijocas

    leiturasesonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não curto muito a Meg Cabot como Meg Cabot, acho que ela tem uma escrita fraca e falta de criatividade, então não sei se quero me arriscar com ela sendo Patricia Cabot, rsrsrs. Mas parece ser uma boa opção para quem é fã da Meg.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca senti vontade de ler os livros da Meg como Meg.... Como patrícia ainda continuo nessa.
    Mesmo com uma resenha tão bem escrita e que elogia tanto a obra ainda não sinto vontade de ler :(
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir