21 de janeiro de 2014

I love New York

[bom]

Eu recomendo: I Love New York
Autora: Teca Machado
Editora: Novo Século

Sinopse:
Alice é uma jornalista, sonhadora, amante da cidade de New York. Infelizmente sua oportunidade de viver nessa cidade chegou da pior maneira possível: uma fuga diante do viral na internet que conta como Alice se tornou a corna do ano. Seu namorado lhe traiu com sua melhor amiga (e com muitas outras mulheres) e ela pegou ele no flagra em uma festa, acabou virando notícia, fizeram uma música que até o Latino regravou. Diante da transferência do pai ela encontra a chance de mudar para a sua cidade amada, lá ela encontra novos amigos, se diverte, conhece um cara maravilhoso com quem começa a namorar. Mas uma série de eventos faz com que seu anonimato desapareça mesmo nessa grande cidade, ela vê sua vida virar de cabeça para baixo e corre o risco de perder seu grande amor.

Meu cantinho:
Esteticamente I Love New York se destaca com a capa, e por dentro tem um efeito todo bonito nas primeiras e últimas páginas. Gostei do fato da numeração de página ficar mais ao meio do livro (sempre elogio esse tipo de diagramação, sempre me agrada muito). O livro teve uma revisão muito boa, vi apenas um errinho de digitação e outro erro relacionado a cor do cabelo das gêmeas, as novas amigas de Alice em NY, que em um primeiro momento é loiro, depois é descrito como moreno. Eu até conversei com a Teca e ela disse que outras pessoas perguntaram a mesma coisa, as gêmeas são loiras e foi um errinho que passou apesar das revisões, mas nada grave.
Teca foi minha veterana na faculdade, mas só descobri que compartilhávamos esse amor por livros quando o curso já tinha acabado. Na verdade gostamos muito dos meus livros, dos mesmos autores, e descobri nela minha gêmea literária. Fui ao lançamento, comprei o livro e ganhei autografo como mostrei na minha última postagem do ano. Pelo pouco que conheço da Teca, consigo ver muito dela em Alice. Alice é jornalista, muito ligada a família, que adora a sobrinha, que tem uma irmã que aprontava com ela quando ela era pequena, que ama New York, divertida, romântica, bonita, que chora por tudo (nunca vi a Teca chorar, mas sempre conversamos sobre alguns livros nos tornam uma manteiga derretida). Essas características me lembram muito a Teca, e se você acompanha o blog dela, Casos Acasos e Livros, vai concordar comigo. Teca é uma pessoa maravilhosa, mas devo dizer que Alice nem sempre me agradou, confesso que as vezes eu tive vontade de agarra ela, dar uma sacudida e mandar ela reagir, porque não aguentava mais ver ela chorar, de fato não sei como alguém pode chorar tanto e sobreviver! Até entendo um pouco, pois Alice tem picos de sorte seguidos por picos de azar, mas vou explicar melhor isso falando do livro como um todo.
Alice tem 24 anos, é formada em jornalismo, e trabalha duro em uma revista (eu que também estou na área preciso dizer que comunicador trabalha muito para ganhar muito pouco), tem uma relação boa com a família e um namorado que Alice acredita estar apaixonado por ela. Isso até que alguns acasos e fofocas a levam a uma festa, na qual Alice encontra seu namorado agarrando sua melhor amiga Amanda, acontece um barraco enorme, mas Alice não desce do salto, enquanto os jornalistas tiram fotos ela faz pose e manda beijinhos. Sua postura foi boa, mas isso não impede que ela vire notícia, que saí nos jornais, em blogs de fofoca, até que um engraçadinho cria uma música e faz um vídeo que em poucas horas bomba na internet e Alice vira oficialmente a Corna do Ano. As coisas estão terríveis, ela saí de casa apenas para ir ao trabalho, esperando que alguma outra pessoa cometa uma gafe e ela seja esquecida (o que não acontece).
Certo dia seu pai chega com um anuncio, ele recebeu uma proposta de emprego e irá para a Tailândia, apesar de querer fugir de tudo, ela não quer ir para esse país, mas encontra no aumento do salário do pai a oportunidade para ir fazer um curso e passar um ano em sua cidade amada: New York. Ela é aprovada em uma pós-graduação na cidade e ainda consegue um apartamento para morar de graça no famoso (e caro) Upper East Side, graças a uma tia rica de sua amiga. Lá ela faz novas amizades, as gêmeas Mimi e Clara, super descontraídas e divertidas e o lindo, rico e inteligente Juan, com quem Alice começa a ter uma relação sem compromisso. Vejam que de um puro azar (ter se tornando a corna do ano) ela foi para Nova York, aprovada em uma pós-graduação, para morar de graça em um apartamento luxuoso, faz novos amigos e ainda está saindo com um pedaço de mau caminho. Apesar de ser óbvio que Juan é apenas um caso passageiro e não nosso mocinho (sobre quem irei falar a seguir), confesso que (como sempre sou anti-herói) prefiro muito mais o Juan ao Mateus.
No ano novo, na Times Square, Alice leva um apertão na bunda de um total desconhecido – nosso mocinho brasileiro Mateus. Ele pede desculpas e afirma ter confundido ela com sua irmã, Alice fica com ódio dele, ele continua a incomodá-la, até que começa a puxar papo com Alice e sua família (que veio passar as festas de fim de ano com ela) e afirma conhecer ela de algum lugar. Quando sua irmã começa a falar que ela é a corna do ano, Alice que não quer que essa informação se espalhe mais, para distrair Mateus, pula em seu pescoço e o beija. Foi uma distração muito eficiente, mas por mais que Mateus seja lindo de morrer, não acho que essa seja a forma mais correta de distrair alguém que você acabou de conhecer e que foi um total safado apertando seu bumbum.
A festa da virada do ano acaba e Alice acredita que nunca mais irá ver esse cara irritante, mas para sua surpresa ele está na sua sala e irá fazer a pós-graduação com ele. Ela não quer se envolver e tenta evitá-lo (já que percebe que está sentindo algo a mais por ele), mas não é bem sucedida em sua empreitada – ainda mais quando o professor coloca os dois juntos para trabalharem em um projeto que vale não apenas nota, mas um prêmio-surpresa. Ele logo a pede namoro e eles não se desgrudam mais. Mateus é o tipo de homem grude, perfeitinho, carente, romântico e um pouco ciumento. Eu imagino que esse tipo de cara deva ficar chato depois de um tempo e você deva enjoar dele, porque apesar de ser do tipo romântico que só existe em livros, alguém tão perfeito deve acabar se tornando tedioso e previsível. Até Alice falou no decorrer do livro sobre como eles eram grudados e deveriam enjoar um do outro em breve, mas que isso não acontece, porque ela também é do tipo romântica e carente e eles se encaixam perfeitamente (ele é até um pouco chorão como ela). Entretanto, seu pico de sorte logo acaba, Mateus acredita que ela passou a faixa de corno do ano para ele, com direito a foto em revista de grande circulação ao lado de ninguém menos que Juan. Jornalistas não param de ligar querendo saber sobre o fato, se ela está grávida, se vai se casar e tudo que ela consegue fazer é chorar e chorar desesperadamente. Acho que isso foi o que eu não gostei nela, queria sacudir Alice para que ela reagisse. Ela podia ter se aproveitado dessa visibilidade e ter esclarecido o mau entendido, ter se declarado mundialmente para Mateus, mas ela não fez nada para mudar esse novo pico de azar. Ela leva muito tempo para reagir, mas ainda assim vai aos poucos, é uma pequena decisão, uma roupa mais bonita, coisas assim que ela deveria ter feito muito antes. Apesar dessa falta de reação dela que me angustiou, essa foi a melhor parte do livro porque foi realmente surpreendente as reviravoltas que o livro teve. Infelizmente não posso falar muito mais para não revelar spoilers, mas para quem gosta de chick lit, romances leves e divertidos (e Teca traz sempre uma pitada de humor a cada capítulo) e gosta de conhecer novos autores brasileiros, eu recomendo! 
Ps: A Teca me contou que pretende escrever um livro sobre o Juan e que nosso casal deve fazer uma pequena aparição no livro.

Continuação:
O próximo livro da série é Je T'aime Paris, o livro é independente, mas muitos personagens dessa história aparecem em seu novo livro. Em breve a resenha aqui!

6 comentários:

  1. Realmente, a primeira coisa que noite foi a capa linda!
    Mas comecei a ler sua resenha e me pareceu mt legal!! Essa coisa com a musica do Latino... Eu ri. Não conhecia autora mas fiquei feliz em saber que é nacional e é legal!
    Lendo sua resenha, parece que vc escreveu tudo sobre o livro! Mas pelo visto vc deixou mts coisas para conferir. Vou ficar de olho ^~

    bj

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é bem linda!
    Não curti essa parte da personagem sem reação... Isso me irrita profundamente ;(
    beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Dudiiiiiiiiiii,
    Obrigada pela resenha e pela ajuda na divulgação.
    Juan é caliente, mas eu amooooooooooo o Mateus, hahaha. Aquele lindo!
    Sou suspeita para falar, né?
    Eu achei que a editora fez uma diagramação muito da linda. Nem em meus sonhos eu pensava que ia ser tão gracinha. :D
    Obrigada, gêmea literária!
    ;**

    ResponderExcluir
  4. A capa é realmente um destaque. E gosto de livros que se passam em Nova Iorque apesar da cidade não ser o meu maior sonho de consumo.

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda a desse livro! <3
    E sério, nada melhor do que ser escrito por alguém que a gente conhece, né? :P
    Adorei a dica!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Legal
    ◕‿◕
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir