28 de junho de 2014

As leis de Allie Finkle para meninas - A garota nova

[muito bom]

Eu recomendo: As leis de Allie Finkle para meninas – A garota nova
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

As leis de Alli Finkle para meninas:
A garota nova é o segundo volume dessa série, se você não leu Dia da Mudança o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Allie se mudou para a casa nova (agora ela não tem mais medo, pois sabe que não existe uma mão zumbi vivendo no sótão) e vai começar na nova escola. Ela está feliz por já ter conhecido a professora (que além de legal é super bonita) e também por já ter amigas, Erica, Sophie e Caroline. Tudo parece estar indo bem, até que Rosemary, uma menina de sua sala, começa a implicar com ela. Rosemary é briguenta e todos têm medo dela, e para piorar tudo o que Allie faz parece irritar ainda mais a menina, que ameaça matá-la. Como se isso já não fosse ruim o suficiente ela descobre que Lady Serena Archibald está correndo o risco de vida e os bebês podem nascer prematuros, o que significa que Miauzinha, a gatinha pela qual tanto sonhou, pode não sobreviver.

Meu cantinho:
Se você não conhece essa série eu recomendo cautela. Meg Cabot escreve livros para os mais diversos tipos de públicos e acredito que estamos acostumados, em sua maioria, a ter em mãos obras voltadas para o público juvenil. Entretanto, a série As leis de Allie Finkle é uma exceção, ela é voltada para um público infantil, já que a personagem principal é uma criança que acabou de começar a frequentar a quarta série. Mas isso também não significa que alguém mais velho (olha eu aqui com meus 24 anos) não possa aproveitar a leitura, se divertir e aprender algumas lições com essa menina.
Allie continua criando as suas as suas leis, está ansiosa para ter a sua gatinha, acha seus irmãos bobos e está muito nervosa para o primeiro dia de aula. O foco desse livro está no fato de que, desde o primeiro dia de aula, Rosemary, a aluna mais assustadora da sala começa a implicar com Allie. Em uma dessas situações Rosemary é pega pela professora e depois disso o ódio só parece aumentar e ela ameaça matar Allie. As suas amigas ficam com medo por ela, uma acha que ela precisa contar a professora, outra acha que isso apenas deixará Rosemary mais nervosa. Elas por fim decidem estar sempre perto de Allie, nunca deixá-la sozinha, dessa forma Rosemary não poderá fazer nada contra ela, e se for preciso uma delas pode facilmente chamar ajuda. Acho muito fofo o modo como a amizade entre crianças é tão fácil e tão pura, adoro essa simplicidade que as crianças tem. A proteção de suas amigas parece funcionar um tempo, assim como as tentativas de Allie de passar despercebida, mas quando Allie perde o campeonato de soletrar para a outra turma do quarto ano (Rosemary é extremamente competitiva) as ameaças retomam com força total.
Allie vai perguntar a seu pai como deve fazer para brigar e esse lhe ensina como ela deve deixar os punhos, que deve jogar o peso do corpo no soco e acertar o nariz da pessoa que causa um grande estrago na outra parte e não machuca sua mão (coisa que ele aprendeu apanhando no colégio). Foi muito engraçado ler ele ensinando isso a Allie, até que ele finalmente começa a ponderar se deveria estar mesmo ensinando isso a sua filha de nove anos. Ela também vai pedir conselhos ao seu Tio Jay (que infelizmente teve participações bem pequenas nesse livro) que diz que ela deve intimidar Rosemary, quando ela disse “eu vou te matar”, ela deveria dizer: “não, quem vai te matar sou eu”. Acho muito fofo quando ela diz que não quer matar ninguém, que na verdade gostaria de ser amiga de Rosemary. O mais engraçado é quando ela comenta sobre Rosemary com a avó que fica horrorizada de saber que o seu pai a ensinou a brigar!
Além das complicações com Rosemary temos uma notícia super triste de que Lady Serena Archibald não está muito bem, que os bebês nasceram prematuros e podem não sobreviver. Fiquei com muita dó de Lady Serena pois quem leu o livro passado sabe que essa gatinha já sofreu muito e ela mesma corria o risco de não sobreviver. Allie é muito dedicada a seu gatinho e adoro essa paixão que ela tem por animais!
No final do livro ela acaba vivendo muitas coisas, graças a Miauzinho ela acaba conseguindo coragem para enfrentar Rosemary, também percebe que seus irmãos não são tão ruins e muita coisa muda na sua vida. Gostei muito do desfecho que o livro tem! Meg dedica esse livro a quem já sofreu bullying um dia, mas além do lado de quem está sofrendo, dessa vez ela trouxe o lado de quem pratica o bullying e o colocou sobre uma nova perspectiva. Adoro a sagacidade da autora! Um livro infantil, leve, divertido mas cheio de regras importantes com as quais podemos aprender algumas coisa!

Continuação:
O próximo volume dessa série é As leis de Allie Finkle para meninas – Melhores amigas para sempre?

4 comentários:

  1. Oi, Juliana! Você acredita que eu nunca li naaaada da Meg Cabot? Ainda quero muito ler algo dela, pretendo começar com o Diário da Princesa. Não conhecia esse livro dela, estranho até, mas fiquei curiosa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Parece ser legal mesmo, e uma leitura divertida e leve é sempre bem vinda!! Tenho alguns livros da Megg mas ainda não li nada da autora ¬¬'

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu li o primeiro livro dessa série e é super fofinho e gracinha. A Meg é muito versátil, escreve livros pra todos os tipos de leitores UAHSAUHS Adorei a resenha desse segundo volume, que eu ainda preciso ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de iniciar essa série, os livros parecem ser mais infantis, só que muito bacanas. Sem falar que foi a Meg que escreveu e gostei muito da escrita dela desde que li A Mediadora.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir