15 de março de 2011

100 escovadas antes de ir para cama

[regular]

Eu recomendo: 100 escovadas antes de ir para cama
Autora: Melissa Panarello
Editora: Objetiva

Sinopse:
O livro é em forma de diário, Melissa conta sua história, dos 14 aos 16 anos, quando descobre o seu corpo e passa a ter experiências sexuais das mais variadas. Tudo começa quando ela se apaixona, perde a virgindade, mas é constantemente humilhada e desprezada pelo rapaz que ama. Apesar de tudo Melissa não deixa de atendê-lo toda vez que ele a chama. O tempo vai passando e Melissa descobre que é divertido seduzir outras pessoas e assim sua lista de experiência vai crescendo, ela faz coisas inimagináveis, seja com homem ou mulher, na hora ela se sente bem, mas depois ela se sente confusa e humilhada por suas próprias decisões. Antes de dormir ela sempre escova cem vezes o seus cabelos, para tentar limpar qualquer mau que tenha ficado em seu corpo.

Meu cantinho:
Eu vi o filme baseada nesse livro a muito tempo atrás, sinceramente, não me lembro direito do filme, mas ele me deixou com certa vontade de ler o livro. Agora, muitos anos depois, consegui o livro, mas me decepcionei muito. Como disse, não me lembro tão bem do filme, mas a história parecia muito mais amarrada e coerente. O livro conta a vida sexual de Melissa, eu até entendo que ela tenha se apaixonado no começo, sofrido, que tenha tido uma desilusão amorosa, mas não entendo como isso possa desencadear todos os outros acontecimentos desse livro. Melissa perde de certa forma todo o controle de seu corpo, por mais que ela diga que está no controle, que faz o que quer, quando quer, percebemos que nem sempre é assim. Ela é levada a orgias, ela é vendada, ela faz sexo com pessoas que não conhece, que nunca sequer viu, que não sabe ao menos o nome. Os pais não percebem qualquer coisa de diferente na filha, eles raramente aparecem na história, eles não vêem qualquer mudança de comportamento dela. Os amigos também, colegas do colégio, professores, ninguém percebe nada a respeito da mudança drástica que essa menina sofre. Ela encara tudo com tamanha naturalidade para uma menina de 15 anos, que isso realmente me assusta. Ou eu sou muito careta ao algo é muito estranho com Melissa. Eu não gostei do livro porque eu não vi um sentido em todos os acontecimentos que se seguem, ás vezes Melissa diz que faz isso porque gosta, depois por quer se punir, ela faz o que faz sem saber porque, sem qualquer sentido ou motivo aparente. Apesar de tudo, o livro foi um escândalo na época em que foi lançado e recebeu muitas críticas, tanto positivas quanto negativas. Muitas pessoas acham que quem não gosta desse livro é unicamente pelas cenas de sexo nada convencionais, mas eu não acho que isso foi o que pesou e sim a falta de justificativa para tanto. Se ela tivesse dito, sei lá, faço porque gosto e ponto, ou faço porque quero machucar a mim mesmo e as outras pessoas e ponto, mas não, ela não sabe porque faz o que faz e isso me dá muita raiva, para alguém que sofre tudo o que ela sofreu e que se submete a coisas horríveis, eu acho que ela deveria ao menos ter um motivo, algo que justificasse as escolhas dela, o que ela não tem.

Volume único.

5 comentários:

  1. Eu detestei esse livro. Achei as passagens eróticas exageradas e sem aprofundamento algum, além de não ver, na personagem, algum traço de amor próprio. A autora poderia ter feito um grande livro em cima do tema e com a proposta que tinha em mãos, mas não senti sinceridade ou a necessidade da personagem de se purificar quando escovou os cabelos. Um ato totalmente mecânico, que não condiz com o poder que o título tem. Também não consegui sofrer com ela e nem ter simpatia, E quando isso acontece...não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. com crtz não eh um livro q eu leria ^^'mas com vc disse na resenha, nunca se sabe..^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu tbm me decepcionei com esse livro e acabei dando para uma amiga que adorou...rs
    Achei tudo muito forçado e sem embasamento, sei lá.
    Não sabia que tinha o filme.

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me deixou meio intrigada.
    Achei forçado em algumas partes,
    mas não deixa de ser interessante para as meninas.
    Faz pensar.

    Gostei do blog, estou seguindo. Bjos.

    :: Barbara Bahia ::

    ResponderExcluir
  5. se cada um de vcs percebessem que são coisa q acontecem na vida real , olhariam com outros olhos para a realidade. Isso acontece , e não precisa necessariamente de uma justificativa para q ela faça , apenas coisa dela que talvz não foram colocadas , como uma neurose , por todas essas desordens. Infelizmente não podemos concluir que todos os find sejam como o dela , algumas por quere muito isso caem no mundo da prostituição , como é o caso do filme BRUNA SURFISTINHA , e outros acabam em morte, por drogas, por pssoas querem se apossar , estrupos e outras coisas

    ResponderExcluir