7 de março de 2011

2012 - Uma aventura no fim do mundo

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: 2012 – Uma aventura no fim do mundo
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Novo Século – Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse:
Liz está de coração partido, e para fugir do rapaz que partiu seu coração ela vai para Londres estudar. Entretanto, assim que chega a Londres, a cidade começa a ser bombardeada e o desespero de sua mãe faz com que ela volte ao Brasil, mas não sem enfrentar muitas dificuldades. Os ataques continuam, desastres naturais também e Liz descobre que o fim do mundo está perto. Estudos do seu falecido pai comprovam as profecias da chegada do fim do mundo e, por sorte, seu pai construiu um abrigo para que elas possam sobreviver a catástrofe eminente. Mas o fim do mundo é apenas o começo das provações que Liz e seus amigos terão que enfrentar. E depois que o planeta Terra for coberto por fogo, água e ventos, que os pólos se inverterem, que não sobrar mais nada, como eles conseguiram sobreviver?

Meu cantinho:
Se eu pudesse descrever esse livro em única palavra seria surpreendente. Quando eu li uma resenha skoob pela primeira vez parecia um livro de ficção interessante que iria falar sobre o fim do mundo em 2012. Depois li uma opinião sobre esse livro em um dos blogs parceiros e descobri que havia aliens no livro. Fiquei com um pé atrás na hora! Aliens? Normalmente eu leio coisas com vampiros, lobisomens, bruxas, fantasmas, mas eu ainda me sinto dentro de um padrão de “normalidade”. Entretanto, assim que eu li a palavra alien eu pensei que seria uma leitura muito estranha! Mas quando acabei de ler o livro percebi que a parte “alien” era o de menos, o livro surpreendeu por todo o seu conjunto (de qualidade). A leitura de fato é única e eu nunca havia lido uma história assim!
Por mais absurdo que tudo possa parecer, os aliens, a atitude de algumas pessoas (aceitar morrer é muito estranho, para mim os seres humanos sempre tiveram esse instinto de sobrevivência) é tudo tão bem construído e interessante que torna a leitura ainda mais fascinante!
Eu tenho um único “porém” quanto a esse livro, eu me senti meio enganada após acabar o livro, ele tinha uma posição religiosa que foi se impondo por pequenas pistas que eu, muito lenta, não peguei. Tá, tinha o cara que construiu uma arca como a de Nóe, mesmo assim não me toquei, parecia algo interessante, até divertido, mas nada que chamasse a atenção. Depois, eu deveria ter percebido pelo cajado de Noé ou quando foi dito parábola, mas só me toquei mesmo quando cheguei a última palavra do livro. Não gosto de livros com tendências religiosas e fiquei chateada, mas depois tentei relaxar e pensar de outra maneira, afinal, os aliens estavam fazendo quase que o papel de anjos, salvando muitas pessoas do fim do mundo, então Deus seria um alien também, o que é um pensamento diferente e interessante. Essa provavelmente não foi a idéia da autora, mas o livro era bom e não queria ficar chateada com ele por conta desse detalhe, então usei minha imaginação! Hehehe!

Volume único.

4 comentários:

  1. aliens, quero ler! ando bem interessado nesses novos lançamentos com essa temática, ou falando sobre futuro etc.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. o livro não tinha me chamado muita atenção lendo as outras resenhas, mas fiqei mais animado com essa! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, "usei a minha imaginação" foi ótimo!
    Estou muito ansiosa para ler este livro. Os autores nacionais me agradam cada vez mais!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo esse livro, to inicio ainda, mas to achando legal.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir