4 de março de 2011

Dom Casmurro

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Abril Cultural *

Sinopse:
Bentinho havia se apaixonado por Capitu quando crianças, entretanto, sua união parecia impossível. O primeiro filho da mãe de Bentinho havia nascido morto, ela então fez uma promessa de que se ele nascesse vivo e fosse homem ela iria enviá-lo para a igreja para que servisse a Deus. Mas com ajuda, Bentinho consegue uma maneira de se livrar dessa obrigação, fazendo com que sua mãe “transferisse” sua promessa a outro menino que adotou com esse propósito. Os caminhos estão livres, rapidamente o tempo passa e Bentinho e Capitu se casam. Entretanto Bentinho passa a acreditar que Capitu o estava traindo com seu melhor amigo Escobar e assim os delírios e desconfianças de Bentinho vão se desenrolando. Resta ao leitor acreditar ou não na inocência dela.

Meu cantinho:
Sei que muitas pessoas têm preconceitos quanto aos clássicos da literatura brasileira, talvez não exatamente preconceitos, mas traumas. Normalmente os colégios são péssimos para estimular crianças a ler, a minha sorte foi que meu pai sempre me incentivou a ler desde criança senão eu teria traumas como muitos que eu conheço. O colégio tenta, de um ano para o outro, tentar incentivar os alunos a ler e fazem com que crianças de 12 anos leiam livros como Marília de Dirceu ou O cortiço. Nada contra, livros que eu li e gostei, mas para crianças com primeira experiência de leitura, isso pode não ser um estimulo muito positivo. Sorte minha que eu tenho um amor maior pela leitura e ler Dom Casmurro foi uma coisa ótima! Não foi um amor a primeira vista, eu levei quase um mês para ler as primeiras páginas, Bentinho descrevendo cada um dos personagens é muita enrolação. Acabando essa parte a história começa a fluir, a evoluir, em determinado momento todos são crianças e de uma página para outra são adultos e já tem toda uma trama.
Quero defender meu ponto de vista quanto a polêmica se Capitu traiu ou não Bentinho. Lembro que fiz um trabalho no colégio defendendo a inocência dela e minha opinião não mudou! Infelizmente para defender essa idéia vou ter que soltar alguns spoilers por aqui, então se você ainda não leu e quer manter sua mente limpa para analisar o livro sem tendências é melhor parar de ler por aqui.
Bentinho é uma pessoa neurótica, doentia, que faz declarações polêmicas e sinistras. Ele também é quem narra a história, e todos sabemos que quando alguém conta algo a seu respeito sempre distorce os fatos para que favoreçam e ele. Por exemplo, ele afirma que o seu filho com Capitu lembrava Escobar, mas como podemos ter certeza se ele era assim se quem narra a história é Bentinho e ele quer de todos as formas provar que Capitu o traia? Para mim Capitu foi fiel, e amou Bentinho mesmo depois dessa obsessão dele de afirmar que ela o havia traído, comprovamos isso pelas falas do filho deles que faz declarações a respeito dos sentimentos e do estado de Capitu após a separação. Bentinho também cria opiniões mirabolantes que acusam Capitu por fatos extremamente bobos. Um exemplo, Bentinho analisa uma situação de quando eles eram crianças (sim, crianças) e Capitu da um beijo em Bentinho e em seguida alguém entra no cômodo em que eles estavam, mas ela rapidamente esconde sua expressão enquanto ele está atordoado. Ele vê essa atitude como uma demonstração de falsidade por parte dela, mas assim, se eu tivesse acabado de beijar um menino e minha mãe entrasse na sala eu iria fingir que não tinha acontecido nada porque eu não iria querer que ela soubesse, não que eu fosse falsa e dissimulada e não gostasse verdadeiramente dele, é apenas coisa de garota que Bentinho vê como desonestidade por parte dela.
Não quero me alongar muito nesse assunto, já deu para perceber que eu sou do time pró-Capitu para sempre! Mas espero que tenham percebido que é um livro muito bom, que serve para uma ótima discussão, recomendo!

Volume único

*Não sei se ainda é possível encontrar o livro por essa editora, já que o livro era do meu pai e a edição é do ano de 1978. Percebe-se pela imagem do livro que eu coloquei!

4 comentários:

  1. Acho que todo mundo já foi OBRIGADO a ler esse livro. HDUSHUDSHU Eu não gosto muito de literatura (FATO), e eu pensei que esse livro foi um saco quando eu fui OBRIGADA a lê - lo no meu segundo do EM. E eu me surpreendi. Pq nao era nada do que eu pensava. Eu julguei pela capa do livro e principalmente pelo TÍTULO, que convenhamos, é... ham... deixa pra lá! hdsuhdushds

    Eu gosto desse "eu acho que foi uma pessoa, acho que foi a outra, agora estou confuso, nao sei mais quem foi"

    Grande beijo! :*

    ResponderExcluir
  2. Eu quero lerrrrr
    Querida parceira,postei no meu blog sobre aquelas perguntas que eu te fiz por email,lembra,vai lá ver,bjuu

    ResponderExcluir
  3. Eu não li por obrigação, mas sim por curiosidade.
    Ouvia todos falarem sobre ele durante o período escolar. Então decidi ler por vontade pópria. Achei bem integrante e depois desse livro comecei a entender Machado de Assis. Acho o modo que ele escreve fascinante e intrigante. Principalmente para alguém com uma história de vida como a dele.

    Beijos moça

    ResponderExcluir
  4. vc esta totalmente correta eu t3nho 11 anos e sempre os livros que meus professores mandam ler e livros chatissimos para quem quer amar ler não recomendo começar pela escola sinceramente eu "ODIAVA ler" eu so comesei a me interesar a ler pq eu vi o filme crepuscuço eu adorei quando eu soube que era baseado em um livro e tinha quatro eu baixei o lua nova e comesei a me interesar em leitura graças a minha fofa da stephane meyer hj eu amos os livros da megan cabot e cia eu adorei let tda do felipe reino eventyr tambem dele a historia e muito d+

    ResponderExcluir