2 de março de 2011

Um lugar para todos

««««««
[regular]

Eu recomendo: Um lugar para todos
Autora: Thrity Umrigar
Editora: Nova Fronteira

Sinopse:
O edifício Wadia, localizado na cidade de Bombaim, é um lugar onde vivem pessoas de classe média. Apesar das visíveis melhores condições de vida que a maioria da população da cidade, a situação de muitos do edifício é difícil. O livro vai passando através de cada personagem, mostrando as ligações existentes entre esses vizinhos e como cada um tem enfrentado as dificuldades da vida. A solidão, a fofoca, as mentiras, a suspeita de uma doença grave, o medo, o alcoolismo. Apesar dos inúmeros problemas eles se reúnem em um breve momento de felicidade, um casamento, no qual eles tentam esquecer a tristeza sem perceber que ao seu redor existem pessoas com problemas ainda piores, vivendo na mesma cidade, mas ao mesmo tempo em um mundo distante. Mundo esse que é sujo, medonho e miserável.

Meu cantinho:
Se eu fosse definir esse livro em uma palavra seria entediante. Eu o ganhei de presente de um amigo, acho que essa foi minha principal motivação para não abandoná-lo e finalizar a leitura. Na verdade me sinto mal falando assim de um presente, mas vou torcer para que de todas as minhas postagens esse meu amigo não decida ler meu blog justo hoje! Voltando ao livro: apesar de entediante e do meu estimulo “peso na consciência” eu tive outro motivo para ler esse livro, que seria o único pelo qual eu o recomendaria que é o conhecimento de uma cultura nova. Por mais que seja um livro de ficção ele tem um plano de fundo estruturado em uma sociedade e uma cultura que realmente existem. Se você gosta de leituras que abordam outras culturas, costumes, então esse é um tipo de livro que você vai apreciar. Não que eu não goste, realmente gosto de conhecer coisas novas, de aprender sobre hábitos e costumes diferentes do qual estou envolvida, mas para mim, isso não é motivo o suficiente para tornar a leitura completa. O livro nos traz diferentes personagens, com comportamentos e personalidades únicos e é lógico que alguns me agradaram e chamaram minha atenção, mas nada que me envolvesse e me fizesse devorar o livro em poucas horas. Além de tudo, é uma história predominantemente triste, cheio de problemas, tristezas, doenças, fome e por mais que haja algumas alegrias, um casamento, uma festividade, ainda paira no ar um sentimento mórbido.
Sei que devo ter desestimulado a todos com minha opinião sincera demais, mas apesar do que eu acho, acredito que se o leitor teve qualquer interesse que seja, sempre acho que devemos dar uma chance a um livro. Eu não gostei, mas talvez você possa gostar.

Volume único.

4 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Gostei da resenha, mas esse não é meu tipo de leitura!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá (:
    Esse livro parece ser chatinho mesmo, acho que não leria e depois dessa resenha muito menos. Gostei da resenha querida.

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Oi anjo,
    Lindo o blog,heein. Meus parabéns!
    Mas falado da resenha: realmente não é meu tipo de leitura. Apesar do titulo ser bonito e tudo, eu também acharia entendiante =)
    Mas parabéns por ter conseguido terminar. rsrs

    Bjinhuxxxx

    Eu Li & Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Só de ler a sinopse eu já desconfiei que seria entediante, não tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir