21 de março de 2011

Wake - Despertar


««««««
[muito bom]


Eu recomendo: Wake - Despertar
Autora: Lissa McMann
Editora: Novo Século

Sinopse:
Janie tem 17 anos, não é muito popular, vive com a mãe que tem problemas alcoólicos, seu pai foi embora quando ainda era pequena, e ela tem um pequeno problema que faz com que seja sugada para dentro de sonhos. Seus sonhos não lhe pertencem, se alguém perto dela dorme, ela é sugada para o sonho da pessoa e é com muita dificuldade que consegue sair deles. Ela tem espamos e sempre acorda com os músculos doloridos, sem conseguir se mexer e enxergar por um tempo. Em um passeio escolar Cabel percebe os espasmos que Janie sofre, e ela se vê obrigada a confiar a ele seu segredo. Entretanto, se aproximar e se apaixonar por Cabel pode ser perigoso, há suspeita de que ele esteja envolvido com drogas e seus pesadelos são os piores que ela já presenciou.

Meu cantinho:
O que me chamou atenção nesse livro foi o inusitado. Acho que muitos dos livros que vemos ultimamente tem um certo padrão, uma semelhança, os casais, os bandidos, a trama. Sempre tem uma coisa parecida, que podemos comparar com outro livro. Wake traz uma coisa diferente, Janie não é uma típica mocinha indefesa; com os problemas da mãe e da ausência do pai ela aprendeu a se virar muito bem sozinha, apesar de ainda ter essa anomalia que a suga para os sonhos dos outros. Ela não é o tipo desesperada, desamparada, que fica se queixando pelos cantos, ela enfrenta seus problemas sozinha e se abre com Cabel unicamente porque ele percebe que ela não está bem, espasmos e ficar fora do ar não dá a ninguém o atestado de “normalidade”.
O melhor é que além desse inusitado dela, temos também toda uma construção de tramas e segredos envolvendo Cabel, e eu realmente me surpreendi, não espera por tudo o que estava acontecendo. É um livro muito interessante para alguém que esteja procurando uma leitura diferente e os próximos livros são ainda mais surpreendentes, com muito mais cenas envolventes, investigações, romance e problemas!

Continuação:
Wake – Despertar é uma trilogia. O próximo livro da saga é Fade. Em breve escrevo sobre ele aqui.

4 comentários:

  1. Eu tb gostei desse livro jutamente por ser diferente do que está na moda!! A escrita é meia estranha, mas logo vc se acostuma e vai embora!!
    Agora tenho de ler Fade e Gone tb!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não me encantei muito com Wake. Achei a série bem fraquinha! Ainda estou pensando se encaro Fade ou não :p

    Beijos,
    Fêh - portrasdasletras.net

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro da série. Quer ler, mas não é a minha primeira opção. Gosto da sua resenha. Sucinta e esclarecedora.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. eu adorei esse livro, muito legal.
    10!!!!:-)
    mas gostaria que fade fosse um pouco melhor.
    responde aí, July!

    ResponderExcluir