20 de abril de 2011

Destino

[ótimo]

Eu recomendo: Destino
Autora: Ally Condle
Editora: Suma de letras 

Sinopse:
Cassia vive numa sociedade onde tudo é controlado. Onde ela mora, o que ela come, onde trabalha, opções de lazer, que músicas são permitidas, que poemas são os melhores, o que ela veste, quando ela morre e com quem ela vai se casar. Para ela tudo isso é extremamente normal, nunca ouve motivo para contestar nada. Isso até o seu par ser definido, quando ela descobre que será seu melhor amigo Xander, ela fica extremamente feliz. Entretanto, quando recebe um cartão com informações dele, o rosto que aparece na tela é o de outra pessoa, Ky, um amigo do bairro, com um estranho passado e um jeito um tanto particular. Dúvidas começam a brotar na cabeça dela, e se ela pudesse escolher com quem se casar, o que faria? Quem escolheria? Mais dúvidas surgem no aniversário de 80 anos de seu avô, o dia em que ele irá morrer. Cassia descobre que ele esconde dois poemas, poemas antigos, que não são permitidos (a Sociedade delimitou os 100 melhores poemas, os únicos que podem existir), ela ama as palavras, devora, mas ao mesmo tempo sabe que tudo isso é perigoso, que ela precisa destruí-los, é o certo diante da Sociedade que faz tanto por ela e é o que ela faz. Mesmo tendo destruído o poema, estranhas perguntas surgem: porque ela não pode criar? Porque esses poemas eram errados? Então ela descobre que o poema diz que é preciso lutar e ela decide não entrar docemente.

Meu cantinho:
Eu gostei muito do livro, não sei se é porque estou em uma onda meio “futurista”, mas o livro me agradou. Ultimamente minha leitura tinha sido focada em livros envolvendo o sobrenatural, não que eu não leia mais isso, mas depois de um tempo uma leitura diferente vem de bom grado. Agora estou mais envolvido com livros que se passam no futuro (como esse, a série Feios, Eu robot) e outros de apocalipse/fim do mundo (estou tão ansiosa, esperando minha encomenda com o livro O Pacto da escritora Gemma chegar). O futuro, seja em livro ou em filmes, nunca vai muito bem (o que torna as coisas mais interessantes). Ele está sempre sendo controlado por um seleto grupo de pessoas ou por máquinas que definem o modo de vida do resto da população. Em Destino, na sociedade onde Cassia está inserida, tudo é controlado. Tudo é dividido de forma proporcional, ninguém possui nada mais que o outro para ostentar, as roupas são semelhantes, da mesma cor, os meios de transporte, as opções de lazer. Tudo é controlado, inclusive onde você mora, trabalha, o que você come, quando você morre e com quem você casa. O mais incrível é que as pessoas acham essa situação extremamente normal, elas acreditam que esse controle é necessário para se manter a ordem e a paz. Sorte que sempre temos alguém que percebe que nem tudo está de acordo, que não deveríamos nos submeter de tal forma ao controle de outro e é nesse ponto que o livro fica bom! Tudo nessa história é envolvente, o controle, os desvios, os segredos, o passado, os personagens, gostei muito! Agora é ficar esperando pelo próximo livro para saber que rumo a história vai tomar. O livro é tão bom que parece que haverá uma adaptação para o cinema pela Disney (vamos aguardar).

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Travessia. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. adorei esse livro, gostei muito como a autora escreve! muito ansioso para crossed.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. Estou enviando uma plantinha para você.

    Essa plantinha é chamada de AMIZADE!

    Você deve regá-la dia após dia, com palavras de Carinho
    e Sinceridade adubá-la com Respeito e Dedicação e
    deixar que o sol do amanhecer ilumine e
    aqueça suas raízes para que ela possa
    crescer sempre forte e bonita!

    Essa plantinha, quando nova aparenta pouca
    importância, ou até mesmo sem vida.

    Mas quando começa a crescer você percebe como
    suas flores são lindas e suas raízes,

    fortes e profundas... Por isso trate essa plantinha da amizade com muito
    Amor e Carinho não deixando jamais
    de adubá-la e regá-la.

    POIS SE ISSO NÃO ACONTECER...

    Ela poderá morrer, sem ao menos te dar a chance
    de mostrar a essência mais linda que
    essa planta possui...

    A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA AMIZADE!

    ADORO-TE MUITO

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler Destino, parece ser ótimo e também quero muito começar a série Feios!!!
    Eu tenho o Eu Robot, mas ainda não li, meu marido leu e adorou!

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir