10 de abril de 2011

Os imortais - Chama Negra

««««««
[bom]

Eu recomendo: Chama Negra – Os imortais
Autora: Alyson Noel
Editora: Intrínseca

Os imortais:
Chama negra é o quarto livro da série Os imortais. Se você não leu os três primeiros livros: Para Sempre, Lua azul e Terra de Sombras, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Haven agora é imortal. Ever espera que ela a odeio pelo que fez, por torná-la imortal e  assim trazê-la para um mundo de perigos, onde será inevitável a separação das pessoas que ela ama e onde o fim resultará em Shadownland. Mas Haven não escuta Ever, imortal, vampiro sem o lance do sol e caixão, poderes. Haven está mais do que feliz com a nova situação. Apesar de tentar alertá-la para os perigos, Haven parece não escutar, por mais que Ever diga para ela se afastar de Roman, que ele tentou matá-la, Haven acha que tudo não passou de um trote, que ele não tinha a intenção de machucá-la. Mas Haven é apenas o começo da preocupação de Ever, Roman começa a manipulá-la e fazer com que a amiga fique contra Ever. Como se isso não fosse o bastante, o feitiço que Ever tentou lançar em Roman acabou fazendo com que ela ficasse atraída por ele, recorrendo novamente a magia ela tenta desfazer tudo e acaba se prendendo ainda mais a Roman. Impossibilitada pelo feitiço de pedir ajuda a Damen, Ever recorre a Jude (depois de descobrir que ele não é um imortal do mal) e começa a se aproximar dele. Ever tem que enfrentar Roman, Haven, Damen, Jude e até mesmo Ava e perceber que precisa de ajuda, que o maior erro de tudo está nela.

Meu cantinho:
Odeio Haven, é bem a cara dela não escutar sobre os perigos, continuar se envolvendo com Roman, tirar conclusões precipitadas de tudo e não confiar em quem deveria. Ever a tornou imortal, ela tentou fazer o melhor pela amiga abrindo mão de algo importante para ela, e ainda assim Haven não consegue perceber isso e vê em Ever uma pessoa invejosa e egoísta. Tem uma única coisa que Haven fez até hoje em todos os livros que eu gostei, ela faz um questionamento a Ever sobre ela e Damen em determinado momento desse livro que realmente perturba Ever e que eu acho que (tendo esperança) talvez o final do casal não seja tão previsível assim.
Eu odiei Damen nesse livro, ele pode amar Ever, ser compreensivo e tudo mais, entretanto, quando ela mais precisou dele, para uma coisa super simples, ele disse “não”, e eu realmente odiei ele por isso. Outra coisa: acho que amar não é bem o que Damen faz, ele aceita tudo e releva tudo que Ever faz, ele apenas aceita tudo passivamente e não vejo ele ajudando ela a crescer ou nada assim. Ela faz burrada e mais burrada e por ele está tudo bem, tudo tão bem que ela comete erro atrás de erro e ele não se move. Ela precisou pedir ajuda de outras pessoas, e precisou de Jude para guiá-la e mostrar a ela que o que estava fazendo não é correto. Amar não é passar a mão na cabeça da pessoa por todas as coisas erradas que ela faz, é mostrar que ela está errada, perdoá-la sim, mas mostrar o caminho correto a seguir (sim, eu sou altamente do partido Ever e Jude) e me desculpe se estou me repetindo, sei que já falei algo parecido nas resenhas anteriores, mas é que essa relação Damen-Ever não muda nunca!
Apesar dessa minha crítica habitual, achei o livro muito interessante, ele te prende – apesar do começo dele trazer Haven e o lenga-lenga dela, que me deixou meio irritada – o livro logo flui e você fica presa as incertezas e problema de Ever, e logo vê tudo piorando, e piorando, e se pergunta se tudo isso terá solução.

Continuação:
O próximo livro da série é Estrela da noite. Ao ler Chama Negra, no final, há um trecho do livro seguinte, e pelo pouco que eu li parece que eu vou adorá-lo (melhor só se Ever escolher Jude). Estrela da Noite ainda não foi lançado no Brasil.

2 comentários:

  1. oh amiga fica chateada comigo não.
    ainda terão vários prêmios, você ainda pode ganhar.
    adoro suas visitas e minha intenção não foi frustar ninguém.
    espero que você ganhe. te adoro viu.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vim ler agora!! Huahua não tinha lido pra não influenciar pq estava lendo o livro qnd a sua saiu! rs
    Enfim.. ahh eu ate gosto do Jude, mas depois do que ele fez nesse livro... Ahh to achando ele uk idiota!
    Entendo sua opinião sobre o Damen, mas como eu disse, ele tem os motivos dele... Vai ver q ele ja viveu tanto e a perdeu tanto que agora não quer assusta-la.. rs
    E sei a que vc se referiu qnd ele não quis ajuda-la.. Foi bobeira mas sei lá né...

    E não, eu não li o trecho de Estrela da Noite!! Me controlei pq se eu ler vou ficar mais curiosa ainda por ele, e ainda nem foi lançado!!

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir