25 de maio de 2011

Os instrumentos mortais - Cidade das Cinzas

[ótimo]

Eu recomendo: Cidade das Cinzas – Os instrumentos mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

Os instrumentos mortais:
Cidade das Cinzas é o segundo volume da série, se você não leu o primeiro volume Cidade dos Ossos o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os Lightwoods retornaram e Jace se vê em uma situação muito complicada, eles, assim como a Clave, acreditam que ele é a flecha de Valentim, implantado como um espião, para atingir a clave em seu seio. Eles não acreditam que Jace não sabia quem era o seu pai, que Valentim havia mentido para ele o tempo todo. Os problemas só vão aumentando, querendo descobrir a verdade, a Clave prende Jace na cidade do silêncio, entretanto, enquanto está preso, Valentim aparece e rouba a espada, outro instrumento mortal, que estava sobre a proteção dos irmãos do silêncio, com o qual ele pretende realizar um ritual para transformá-la em uma terrível arma. Nesse ataque de seu pai Jace é afetado pelo demônio, como os irmãos foram todos mortos pela mão de Valentim, ele fica sobre os cuidados de Magnus. A Clave não acredita em Jace, não acredita quando ele revela que seu pai está reunindo um exército de demônios com o qual pretende derrubar a Clave. A batalha vai ter início. 

Meu cantinho:
Bem, fiquei completamente desesperada quando cheguei no final do primeiro livro. Como assim Jace e Clary são irmãos? Muitas vezes eu sou contra o casal principal, mas quando eu decido apoiá-los eles não podem ficar juntos? Isso não é nem um pouco justo! Clary não quer ficar com Jace pois percebe o quanto o amor deles é errado, eles são irmãos, as pessoas iriam julgá-los mal, achar a relação deles errada e repugnante, o que deixa Jace com muita raiva. Entretanto, o livro vai se desenrolando e Clary percebe que o amor é mais importante, ela decide falar e ficar com Jace, mas antes que possa dizer qualquer coisa ele diz que entende ela e que deveriam ser apenas irmãos. Eu não agüento! Quando a coisa parece estar se ajeitando, nada! E por favor, é obvio que eles não são irmãos, não falo isso apenas pelas “dicas” que eu consegui pegar nas entrelinhas desse livro (eu acho), mas é porque eu não creio que a autora iria criar um casal tão encantador e com tanto potencial e fazê-los irmãos, lógico que a parte da possibilidade deles serem irmãos foi pra criar uma trama e tudo mais, mas ser algo permanente, eu duvido! 
O que eu achei mais interessante nesse livro foi a descoberta de poderes, do Jace e da Clary. Parece que papai Valentim, não contente em apenas ser mal, destruir tudo, comprar uma briga com a Clave, manipular e mentir, ele decidiu fazer experimentos com seus filhos. Jace sempre foi fantástico nas lutas, isso ninguém pode duvidar, mas e se isso for apenas uma parte do que ele pode fazer? Valentim quis se assegurar disso. Clary não é uma lutadora boa, como a gente já percebeu, mas e se o dom dela for outro, ligado as marcas e a um poder nunca visto? A mãe dela tentou salvá-la de seu pai, mas talvez já tivesse sido tarde demais.
Uma última observação que quero fazer é sobre Simon! Coitado do menino, ele tenta ser bom, tenta ajudar, estar ao lado de Clary e o que acontece? Merda! Se o começo estava ruim imagina o final, tive quase certeza que ele iria morrer! Mas parece que ele sobrevive para sofrer um pouco mais no próximo livro! Coitado!
Acontecem muitas coisas nesse livro, conhecemos novos seres, novos poderes, novas situações, enfrentamos batalhas, demônios e várias outras coisas, só não achamos soluções! A autora deixa um monte de situações sem resolução, sobrando para os pobres leitores agonizarem ate conseguirem o próximo livro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série Os Instrumentos Mortais é Cidade de Vidro. Você já pode ler a resenha desse livro clicando aqui.

Um comentário:

  1. hehe, adoro a maneira que a autora escreve! não vejo a hora de ler o meu 'city of glass', lá me esperando!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir