28 de março de 2012

The House of Night - Destinada


««««««
[bom]

Eu recomendo: Destinada – The House of Night
Autoras: P.C. Cast & Kristin Cast
Editora: Novo Século

The House of Night:
Destinada é o nono volume dessa série. Ela é composta pelos livros Marcada, TraídaEscolhida, Indomada, CaçadaTentadaQueimadaDespertada. Caso não tenha lido os primeiros livros da saga, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Zoey acaba de perder a mãe, precisa voltar para as aulas e arrumar um modo de ficar longe de Neferet e ao mesmo tempo provar que a Grande Sacerdotisa não está mais ao lado da Deusa. Entretanto, Neferet tem feito um bom trabalho em disseminar o caos ao mesmo tempo em que fingi ser do bem, ela afirma que foi perdoada por Nyx de quem recebeu Aurox, um adolescente que serve Neferet e que se transforma em touro – que na verdade foi um presente do touro branco para ela. Zoey sente que Aurox é fruto da magia antiga pois sempre que se aproxima dele a pedra da vidência que ganhou da rainha Sgiach fica quente. Aurox não é o único problema, pois intrigas e medos se infiltram em seu circulo. Damien ainda está abalado pela morte de Jack, as gemêas que deixam de agir como gêmeas, a insegurança que todos tem de que Rephaim possa querer voltar para o lado de Kalona, o que faz com que Stevie Rae esteja sempre brigando com todos para defende-lo. Mas coisas boas podem estar chegando na morada da noite e talvez seja essa a oportunidade de finalmente desmascarar Neferet para o conselho.

Meu cantinho:
Quando comecei a ler preciso confessar que a primeira coisa que pensei foi: essa série não vai acabar nunca? Eu gostei muito do penúltimo livro, mas a verdade é que eu acho que essa série está se prolongando demais! Normalmente quando nos apaixonamos por uma série queremos mais e mais, mas não está sendo exatamente o caso dessa. Sei que muita gente já desistiu dela e muitos outros comentaram comigo como estão cansados e querem ver logo o final. Eu acho que não desisti porque depois de nove livros quero saber como a coisa toda vai acabar!
Destinada pode ser definida em poucas palavras, briguinhas e hormônios. A verdade é que o ritmo desse livro foi bem chato, no sentido de que não há nada que movimente a história, a não ser mais perto do final, o restante do livro são briguinhas entre os amiguinhos e Neferet tentando causar a discórdia. Fui ficando tão indignada conforme ia lendo que fiz uma coisa que normalmente não faço, comecei a anotar em um bloquinho observações sobre o livro para que não esquecesse nada do que precisava escrever para vocês. Então vamos lá!
Para quem leu sabe que no livro passado terminamos com a morte da mãe de Zoey, há uma expectativa de que isso seja bem evidenciado, que a dor e o sofrimento dela sejam expostos e que esse seja um livro com um carga emocional pesada nesse sentido. Errado. Ao meu ver Zoey tem uma reação extremamente falsa acerca da morte da sua mãe, mesmo sabendo que sua mãe está bem no Mundo do Além – visão concedia por Nyx – eu tenho certeza que a dor da perda não é algo fácil de se superar, mas pouco tempo depois ela já está dormindo com o namorado e com outras coisas na cabeça. Ok, eles estão em guerra e o mundo não parou, mas um pouco mais de verdade nesse luto dela seria bem vindo! Sem falar que, ela vê a mãe nos sonhos entrando no mundo do além mas não busca entrar em contato com a vó, ou procurar saber se é verdade e se sim o que aconteceu de fato. Tudo muito falso.
Uma coisa na qual eu tinha percebido uma melhora, mas que ocorreu uma recaída foram os diálogos toscos, coisas bobas, falas inapropriadas. Essa questão me leva a outras três: a necessidade de palavreados chulos como que para dar autencidade a juventude deles, a necessidade de se falar constantemente de sexo e outras obscenidades, como se ser jovem fosse somente os hormônios em ebulição – já falei sobre isso em relação a outros livros da série, e sério, o modo como a sexualidade é abordada as vezes chega a ser grotesca - e a quantidade de propaganda que ajuda nos diálogos toscos. Propaganda você se pergunta? Isso mesmo, pelo menos foi desse modo que eu vi, o personagem está em um dialogo ou em um pensamento sério quanto há as referências e abordagens mais ridículas possíveis fazendo alusão a filmes, seriados e livros. Não pense que é porque eu não gosto das referências que eles usam, muito pelo contrário, eles usaram Harry Potter, Senhor dos Anéis, o seriado True Blood que eu adoro, apesar que também usaram alguns outros que eu não conhecia, em especial filmes antigos e marcas de roupas e lojas. Essas referências as coisas reais deveriam dar uma autenticidade maior ao livro, uma contextualização com o mundo que vivemos, mas a verdade é que o modo que ele é colocado faz com que ele pareça ridículo e forçado. Você está lendo uma cena tensa quanto a personagem faz uma pausa em tudo para falar da marca da taça de cristal e do preço dela porque quase quebrou uma a semanas atrás. Desnecessário.
Quanto aos personagens temos algumas mudanças e uns personagens novos. Os personagens novos são Aurox, que deveria de certa forma trazer um mistério para o enredo mas lógico que todos já sabem de cara a alma de quem ele abriga. A segunda é Shaylin uma menina cega que ao ser marcada é marcada como vampira vermelha, volta a enxergar e ainda ganha um dom que é Visão Verdadeira, um dom raro, que não aparece a mais de 200 anos, mas que é muito neglicenciado na história. Vi também uma incoerência enorme no livro relacionado com ela, que por ver a cor verdadeira das pessoas ela se assustar ao encontrar Neferet, que tem uma cor horrível, e finge um desmaio – sério, ele não é a vampira super poderosa que lê pensamentos, não ia perceber que era um desmaio falso e o real motivo da cena – que ela tem um dom raro da qual ela poderia tirar proveito. Incoerente!
Quanto aos personagens antigos continuo gostando muito de Aphrodite e aquela personalidade dela, apesar que gostava mais dela nos últimos livros em que vi uma maturidade nela – ainda com seu modo esnobe e arrogante. Apesar disso e de sua participação pequena continuo fã dela e preocupada com uma coisa que aparentemente ninguém liga mais: apesar de ter seu dom da visão ela não é mais uma vampira! Quando isso vai ser corrigido? Erik só me dá raiva, ele é uma ameba completa que sabe do que acontece mas não faz nada! Temos uma reviravolta no relacionamento das gêmeas que não estão mais tão iguais assim, Shaunee começa a se afastar por alguns pensamentos divergentes – comecei a gostar muito mais dela e dessa nova personalidade, porque essas duas soavam falsas e artificiais demais. Quando descreve no livro como elas passaram a morte de Jack – chorando e comprando sapatos novos foi o cumulo do absurdo!
Reparei em outras coisas bobas e fora de contexto. Não sei porque raios eles insistem em dizer a cor do refrigerante. Sei que é uma observação estupida, mas sério, para que isso? Tipo: nossa, como queria agora um refrigerante gelado e marrom. Talvez seja algo deles já que vivemos em países diferentes, mas realmente não entendo. Outra coisa esquecida e que antes era tão presente é a sede de sangue, antes havia essa questão, a fome, a perturbação, parece que nem há mais sangue nessa história. Eu só percebi esse fato porque uma única vez no livro inteiro, quando Aphrodite tem uma visão e seus olhos sangram, Zoey vai ajudá-la e pensa que vai sentir fome de sangue, mas percebeu que o cheiro do sangue dela era esquisito. Única referência e nada mais. Acho que a estória está tão longa que até as autoras se esquecem das coisas que elas frisavam tanto no passado.
O que eu mais gostei nesse livro foram os capítulos que tratam de Lenobia, a professora que tem afinidade com cavalos. Buscando trazer o caos para a morada da noite Neferet contrata humanos que de certa forma interferem no trabalho dos professores, para ficar no estabulo Neferet contrata um cowboy com uma enorme paixão por cavalos. Percebemos aos poucos ele se encantando por ela, mas vemos um enorme receio da parte de Lenobia que tem algo a ver com um humano que ela amou no passado.
Achei ridículo que no final do livro está escrito: "Fim. Por enquanto...." Sério? Lógico que não estamos perto do fim se quando o livro acaba – finalmente uma agitação no desfecho – percebemos que agora é que as lutas vão de fato começar. Por favor autoras, acabem logo com isso, parem de matar e ressuscitar as pessoas e coloquem um fim nessa saga. Obrigada!

Continuação:
O décimo volume dessa série ainda não foi lançado no Brasil, ele deve ser lançado no final desse ano nos EUA com o título Hidden.

3 comentários:

  1. Eu amo esta série, mais tenho que concordar com você que as vezes as autoras exageram nos palavridados e "gírias" pela santa madrugada.
    Elas não abordam a sexualidade de forma natural e sim de forma escrachada. Mais tirando isso eu gosto bastante da série.
    Acho que deveria ter um fim, porque sempre que acho que vai acabar vem um livro novo e não sei se tenho paciência para tantos livros de uma mesma série.
    Ótima resenha, ficou muito bom mesmo.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho muito interesse em ler essa série.
    Uma pena quando a autora não consegue manter o nível em todos os livros né.
    Mas para fazer uma série com mais de 6 livros, é preciso ter muito jogo de cintura para não deixar a trama chata e parada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ju, adorei suas observações! Faz tempo que tenho notado essas diferenças e falhas na abordagem, e acho que acontece pelos motivos que você falou. Li até Despertada, e não pretendo abandonar a série, mas não estou tão animada para ler Destinada não ;~
    Desanima mesmo esse monte de livro sem uma linha de acontecimentos e que parecem só encher linguiça.

    Beijos

    ResponderExcluir