25 de abril de 2012

Darke Academy - Almas Divididas


««««««
[bom]

Eu recomendo: Almas Divididas – Série Darke Academy
Autora: Gabriella Poole.
Editora: Novo Século

Darke Academy:
Almas divididas é o terceiro livro dessa série, se você não leu Vidas Secretas e Laços de Sangue o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Finalmente Cassie está se ajustando a vida de um Escolhido, se alimentando com regularidade e começando a sair e passar mais tempo com os outros membros. Isso, entretanto, tem causados atritos entre ela e sua melhor amiga que se sente excluída, sem falar da culpa de Cassie pelo termino do namoro de Isabella e Jake. Para piorar Ranjit, com quem tinha terminado seu relacionamento, desapareceu com a promessa de que descobriria um modo de ficar ao lado de Cassie novamente sem a interferência de seus espíritos. O problema é quando outros Escolhidos começam a desaparecer, e um deles aparece morto, a suspeita recaí sobre Jake, que está escondido em Istambul, visitando Isabella que esteve encobrindo esse fato de sua amiga. Sua amiga afirma a inocência dele, restando a Cassie juntar as peças do quebra-cabeça e descobrir o que está acontecendo e evitar que mais mortes aconteçam.

Meu cantinho:
O livro começa com os dramas deixados no livro passado, a briga entre Isabella e Jack, que está visivelmente abalada pela ausência do seu amado, a situação constrangedora devido ao termino de Cassie e Ranjit e o sentimento de traição que há em Cassie em relação a Patrick. Os dois primeiros dramas eu acho aceitáveis, mas o último eu acho um tanto quanto tolo. Cassie acredita que seu mentor traiu ela por mandá-la para essa escola sem avisá-la da existência dos Escolhidos. Eu acho que ele não fez por mal, primeiro: era um segredo, ele sabia porque servia de alimento para um dos Escolhidos na época em que frequentou a escola, segundo: ele sabia que ela não correria nenhum risco caso acabasse servindo de alimento para um dos Escolhidos porque ele próprio passou por essa situação (nesse aspecto as vezes Cassie é hipócrita falando que ela poderia ter acabado servindo de alimento quando ela sabe que não há riscos porque ela própria se alimenta da amiga), terceiro: ele jamais pensou que ela se tornaria um deles porque ela era uma bolsista, ela sabe o quão rara a situação dela é como o ritual de iniciação dela foi algo indevido. Quarto: ele forneceu para ela uma chance única de estudar em um colégio com um ótimo ensino que abriria futuramente inúmeras portas para ela! Sério, cada ano o colégio está em uma cidade, um país diferente, eu queria poder estudar em um colégio assim! Patrick não tomou a decisão dele pensando que ela se tornaria um Escolhido, ele visivelmente gosta dela, acho que ela está apenas descontando sua frustação nele!
Eu estava muito ansiosa por esse livro por conta do drama amoroso que as sinopses deram a entender que haveria. Com o desaparecimento de Ranjint (que no começo não levanta suspeitas pois é entendido apenas como o comportamento habitual dele), Cassie vai aos poucos tentando deixar essa situação para trás e é evidente o envolvimento dela com Richard. Ele está muito interessado nela e preciso deixar aqui minha opinião pessoal: gosto mais dele do que de Ranjit. Ok, Richard não foi nenhum santo, ele acabou participando e enganando ela naquele ritual em que ela acabou com metade do espírito de Estelle dentro dela, mas acho que depois dos primeiros livros fica claro que Richard é o elemento mais fraco dentre os Escolhidos e que ele tem muita dificuldade em ter qualquer voz ativa lá dentro (não que isso concerte os erros deles). Quanto a Ranjit, bem, Cassie fica repetindo sobre a traição dele que prometeu acompanha-la na “visita” ao Conselho e na questão envolvendo Jack. Quando a questão do conselho eu até entendo, ele foi ameaçado, caso ele fosse um grande mal seria feito a própria Cassie (mas parece que ela não entende isso) só fico brava porque acho que não teria caído nenhum pedaço dele ter aviso, ligado, mandado um bilhete, uma mensagem, qualquer coisa! Quanto a falta de ajuda no problema do Jack isso foi de fato ruim, se não fosse a dica de Richard sem sobra de dúvida Jack já estaria morto. Mas acho que o pior de tudo, e que ficou completamente esquecido nesse livro, é que Ranjit ficava falando que amava ela, que queria estar com ela mas no livro passado ele chama Cassie pelo nome da ex! E isso é inaceitável! Portanto, dentre as opções escolho Richard!
Falando em Richard preciso falar algo que me irritou muito em Cassie com relação a ele! Em vários momentos ele diz que precisar conversar com ela, lhe contar algo importante, e eu explodo de curiosidade pensando no que poderia ser, querendo que ele fale logo mas algo sempre interrompe, e em determinado momento quando parece que não há mais nada para interrompe-los, Cassie beija-o. Ele fica visivelmente abalado, saí do quarto, e Cassie ainda pensa algo estúpido como: acho que significou mais para ele do que para mim, mas não tenho tempo de pensar nisso agora porque Ranjit está desaparecido! Sério? Então porque vc beijou ele para começo de conversa?!
As mortes e os desaparecimentos de alguns Escolhidos não são muito intrigantes porque parece que já temos a resposta para o que está acontecendo, o livro direciona as suspeitas para um único ponto que no final se mostra falso, e quando algumas novas informações vão aparecendo começamos a suspeitar de outra pessoa o que movimenta mais esse mistério.
No livro temos um foco na amizade de Cassie e Isabella que não está indo muito bem devido a maior interação de Cassie com os Escolhidos. Entendo um pouco os dois lados, Isabella se sente excluída pelos Escolhidos (apenas Richard é completamente gentil e atencioso com ela) e Cassie não saí mais tanto com ela porque sempre tem um compromisso com eles, mas Cassie precisa interagir mais com eles, o próprio diretor sugeriu isso, sem falar que eles entendem a situação e acredito que seja bom estar em um circulo de pessoas que compartilha algo dessa magnitude com você. Entendo os dois lados, mas as vezes acho um pouco dramático demais a situação toda.
Duas críticas que preciso fazer: primeiro: eles estão em Istambul mas acho que o cenário é muito pouco explorado, um mercado aqui, um tapete ali, os azulejos, o cheiro de incenso, mas acho tudo muito vago e superficial. Acho muito triste eles estarem em um cenário tão diferenciado e esse ser pouco utilizado. Segundo: quanto erro de digitação e inversão de palavras tem nesse livro. Algumas frases não fazem o menor sentido até que você percebe que as palavras foram invertidas com a da frase seguinte. Isso é muito desestimulante e erros tão grotescos são vergonhos! Já um ponto positivo é que eles finalmente decidiram variar a copa e não colocar a mesma mulher na mesma posição! Se tivessem feito isso novamente seria muita falta de criatividade!

Continuação:
Pelo modo como o livro acaba sabemos que haverá continuação mas não achei qualquer informação disponível sobre o quarto livro da série.

2 comentários:

  1. Olá, não li sua resenha pois não li o primeiro livro, mas estou passando mesmo para dar um oi, já que é a primeira vez que venho no seu blog. Estou te seguindo.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Não li o primeiro livro, por isso eu não entendo completamente da história, mas já li várias resenhas sobre esse segundo livro e gostei muito (: tem resenha do primeiro livro aqui no blog? porque se tiver eu quero ler kkkkkk

    Agente já postou resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir