30 de abril de 2012

Visão do Além

[muito bom]

Eu recomendo: Visão do Além
Autora: Charlaine Harris
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
Harper sofreu um acidente quando mais nova, ela foi atingida por um raio, desde então consegue sentir a presença dos mortos. Quanto mais recente a morte, mais forte a presença, além de descobrir onde estão os corpos, ela consegue ver os últimos segundos de vida dessas pessoas. Harper faz disso o seu sustento, as pessoas lhe pagam as vezes para achar corpos ou para descobrir a real causa da morte e como foram os últimos segundos de vida de determinada pessoa. Ela realiza seu trabalho com o apoio de seu irmão Tolliver, e juntos eles saem rodando o país. Dessa vez eles têm um trabalho na pequena cidade de Sarne para encontrar a namorada desaparecida de Dell, filho de Sybil, que foi encontrado morto na floresta. Logo eles começam a perceber que a estória é repleta de furos, dizem que o menino cometeu suicídio mas todas as provas indicam que ele foi assassinado, assim que eles acham o corpo da menina eles saem da cidade. Entretanto precisam voltar porque a mãe da menina foi morta, e outras mortes podem estar relacionadas com essas últimas, por algum motivo as autoridades querem prende-los na cidade e alguém quer ver Harper morta.

Meu cantinho:
Começo a minha critica desse livro sobre a questão de diagramação, achei muito interessante as primeiras páginas em preto, com letras e efeitos de fumaça em branco, criando todo um clima meio sobrenatural. Também achei muito bonito o início de cada capitulo, com fumaças e o modo que é destacado a numeração de cada capítulo. Mas uma coisa na diagramação me deu muito desconforto, o texto não estava justificado na página, ele estava alinhado a esquerda, então você vê as quebras do texto e aparenta estar tudo torto, coisa de gente neurótica, eu sei, mas realmente me incomodou. Como já estou falando dessas coisas relacionadas a diagramação e impressão, o livro também contém alguns errinhos de digitação, várias vezes temos o início da fala de um personagem sem que haja um travessão, isso bem no meio de diálogo, mas fora isso não vi mais tantos erros.
O livro é bem interessante, Harper tem esse poder de sentir a presença dos corpos de pessoas mortas e até mesmo vivenciar os últimos segundo de vida dessas pessoas, como teve uma vida muito difícil, entre pais separados, mãe alcoólatra e os diversos problema que o vício de sua mãe implicou, ela acabou saindo de casa com a ajuda de seu meio irmão Tolliver e passa a viajar com ele e ganhar dinheiro com o seu dom. A vida que ela leva não é nada fácil, ela não se estabelece em nenhum lugar, vive viajando, passando por vários quartos de hotéis, todos com a mesma cara, as vezes tem dificuldades com os clientes que não querem pagar quando a verdade que ela revela nem sempre é o que as pessoas gostariam de ouvir. Seu irmão é quem organiza seu tempo, seus trabalhos, a viagem, faz pesquisa sobre os clientes, acompanha ela para que não seja roubada, está sempre ao lado dela já que as vezes seu trabalho é desgastante e perigoso. Alguns dos próprios personagens do livro não entendem o papel de Tolliver e acha que ele é dispensável, mas na verdade ele é o ponto de apoio de Harper e irmão muito carinhoso e atencioso sem o qual ela teria uma vida muito pior.
Harper é quem narra o livro, ela foi contratada para achar o corpo de uma menina, ela de fato encontra o corpo da garota, mas vai aos poucos percebendo que a estória envolvendo a morte dela é muito mais complicada, que também está relacionado com a morte do namorado dela, o qual a polícia declarou suicídio, mas que evidentemente foi um assassinato. Algumas coisas são tão óbvias, é muito claro que não foi suicídio, mas mesmo assim as pessoas ficam insistindo nisso, tem, além disso, uma série de situações anormais que deixam claro que a muita coisa escondida nessas mortes todas. Eu desconfiei logo de cara quem seria o verdadeiro assassino e acertei, nesse caso foi muito óbvio. A autora até tenta criar um mistério a mais já que cada atitude suspeita está relacionada com outra já que todos nessa cidade são amigos, parentes, patrões e empregados, mas mesmo assim eu achei que estava bem claro quem era o assassino. Mas o livro me surpreendeu porque ainda haviam outros mistérios, outras mortes e mais pessoas culpadas, por essa eu de fato não esperava o que tornou o livro gostoso. Sem falar que o livro não ficou entediante por minhas suspeitas, na verdade, foi muito bom comprová-las no final da leitura.
Gosto muito dessa autora, para quem não sabe é ela quem escreve a série da Sookie Stackhouse (que deu origem ao seriado True Blood), o que me fez lembrar uma das poucas cenas que não gostei do livro. Quem conhece o trabalho da autora sabe que ela escreve para um publico mais adulto e que há uma quantidade significativa de cenas de sexo nos livros dela. Nessa série foi tudo muito moderado, como algo normal da vida das pessoas, sem qualquer destaque em especial, por isso, quando temos uma cena com Harper extremamente picante e sensual a coisa toda pareceu meio deslocada. Não pensem que crítico porque sou uma pessoa pudica, tem livros em que as narrativas são construídas de forma que permitam essas cenas. Nesse livro não havia tanto espaço para ela, sem falar nas condições em que ocorreu, os envolvidos tentando desvendar o mistério, a pressão, e de repente as falas deles começam a se direcionar ao sexo, o ato acontece mas parece totalmente impróprio. Tirando as minhas pequenas considerações foi um livro que eu gostei muito e pelo o que eu li sobre o próximo livro ele parece ser ainda melhor.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Surpresas do Além. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Me interessei muito pelo livro depois de ler a crítica e já no começo fiquei com vontade de comprá-lo, mas ai vi que tem erros de digitação e não por travessões me deixou muito triste porque é um baita erro! Mas mesmo assim ainda quero ler ele! Hehe

    www.epidemiadelivros.com.br

    ResponderExcluir