9 de junho de 2012

Surpresa do Além

[muito bom]

Eu recomendo: Surpresa do Além
Autora: Charlaine Harris
Editora: Lua de Papel

Harper Connelly Mysteries:
Surpresa do Além é o segundo livro dessa série, se você não leu o primeiro, Visão do Além, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Harper está partindo para um novo trabalho, ela foi contratada para participar de uma aula de antropologia no qual o professor Clyde trabalha com questões de ocultismo, mas aparentemente ele é um cético, que chamou Harper apenas para tentar humilha-la na frente dos seus alunos já que não havia possibilidade de que ela tivesse tido qualquer acesso aos registros dos mortos recentemente encontrado. Ela está se desgastando durante a aula e Clyde parece buscar qualquer oportunidade para rebaixá-la, que até o momento acertou tudo, por isso, quando ela para sobre um túmulo e diz que a menina morreu sufocada, ele ri falando que o túmulo é na verdade de um homem. Mas a verdade é que há dois corpos nesse mesmo túmulo, essa garota foi sequestrada a muitos anos atrás e seu desaparecimento teve uma grande repercussão na mídia. Inclusive, a tia dela contratou Harper para que tentasse localizar o corpo, mas Harper não foi bem sucedida. Essas coincidências acabam fazendo com que uma suspeita recaía sobre os irmãos e talvez a única forma de conseguir um pouco de paz é descobrir o verdadeiro assassino.

Meu cantinho:
Começo esse post falando sobre a diagramação, reclamei disso no livro passado e como os livros da série estão seguindo um padrão, esse continua com o texto alinhado a esquerda e não justificado. Apesar disso, ele continuação com elementos na diagramação, o modo como é disposto os números dos capítulos, os efeitos de fumaça, tudo muito bonito, o que complementa o clima de mistério do livro.
Preciso falar que suspeitei do assassino logo de cara pelo comportamento esquisito e suspeito, na verdade a autora sempre revela o assassino logo de cara eu acho. A autora ainda cria perto do final do livro outro foco de suspeita em outro personagem, mas acho que ela pegou o personagem mais improvável e inocente e tentou fazer os leitores acreditarem que ele poderia ser suspeito. A previsibilidade é bem irritante, o livro passado foi a mesma coisa, sabia nas primeiras páginas do livro quem era o assassino, continuo a leitura apenas para saber a motivação, detalhes de como o crime aconteceu e para ver como Harper e seu irmão vão solucionar esse mistério. O livro acaba surpreendendo com os detalhes, por exemplo, o segredo de Victor – meio irmão da garota desaparecida – me surpreendeu muito, foi bem inesperado! Entretanto há algumas situações bem estúpidas, sabe nos filmes quando sabemos que se o ator fizer determinada coisas ele vai se dar mau, parece que os personagens do livro não conhecem isso porque acham que ir a um cemitério a noite será uma boa idéia.
Esse caso é um sequestro em que a menina desapareceu e “acidentalmente” Harper a encontra meses depois, isso por um lado é bom, trazer paz a família e esperança a Harper de que um dia ela encontre a irmã dela. Mas acho que esse aspecto sentimental foi muito pouco trabalhado, acho que a familiaridade com a situação da irmã desaparecida dela deveria mexer mais com Harper, é lógico que isso acontece já que ela se empenha em achar o assassino, mas às vezes eu acho os personagens um pouco distante demais. Às vezes é por conta do tempo de trabalho e as coisas que já viram que torna ambos tão insensíveis, além do desagaste que esse trabalho ocasiona, sempre as mesmas coisas, policiais, ceticismo.
Nesse livro temos a presença de outra pessoa com poderes sobrenaturais, Xylda, que é um pouco louca e um pouco mística com mensagens meio proféticas difíceis de compreender, Com ela temos seu neto Manfred, um cara todo diferente e estiloso que eu gostei bastante! Mas posso ser sincera e falar qual a melhor coisa do livro, é o clima estranho que começa a se desenvolver entre Harper e Tolliver por conta das insinuações das pessoas que estão ao redor deles, espero que isso cresça e se desenvolva nos próximos livros!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Frio do Além. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Hehe, eu também costumo matar a charada logo no início dos livros descobrindo de cara o que vai acontecer...mas mesmo assim leio. Eu gosto desta autora.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir