24 de junho de 2012

Travessia

[muito bom]

Eu recomendo: Travessia
Autora: Ally Condle
Editora: Suma de Letras 

Série Destino:
Travessia é o segundo livro dessa série, se você não leu o primeiro, Destino, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Ky foi mandando para as Províncias Exteriores, a Sociedade os manda para campos abandonados para que se passem por aldeões de forma que enganem os Inimigos, lhe dão armas com munição falsa e a promessa de que após seis meses, se sobreviverem no campo de batalha, eles serão reclassificados como Cidadões. Ky ao lado de Vicky, seu novo companheiro nesse campo de guerra, tentam orientar os novatos e explicar essa dura realidade, que a Sociedade tem tentado eliminar as Aberrações. Eles decidem fugir durante um ataque a noite e Ky leva Eli, um menino que o lembra de Bram. Eles fogem para as Esculturas, um grande cânion e buscam ajuda dos agricultores, pessoas que desde a implantação da Sociedade, escolheram viver fora desse sistema. Cassia faz todo o possível para chegar onde Ky está, e quando se aproxima do local ele havia fugido dias antes com o intuito de se aproximar da Sociedade para contatá-la. Cassia continuará correndo atrás dele e ele seguindo em frente querendo encontra-la. Outras pessoas se envolveram nessa fuga e a descoberta da Insurreição, em fazer parte da resistência para lutar contra a Sociedade, encanta Cassia e acorda antigos fantasmas em Ky.

Meu cantinho:
Confesso que me decepcionei um pouco com esse livro, fiquei perdidamente apaixonada pelo primeiro livro dessa série e esperava algo do mesmo nível para cima, o que não aconteceu. O primeiro livro tinha sempre uma tensão e uma adrenalina por conta dos segredos e das revelações da Sociedade que não temos nesse livro. A principio o que mantem a estória andando é Cassia perseguindo Ky e ele perseguindo ela e o desencontro dos dois que causa uma angústia no leitor. Depois temos algumas pequenas revelações que surpreendem na leitura, como o segredo de Xander (principalmente) e de alguns outros personagens, a Insurreição e novos mistérios da Sociedade. Os capítulos são alternados entre o ponto de vista de Ky e Cassia, é bom porque nos aproximamos dos personagens e podemos perceber exatamente o que cada um pensa mas não expressa, o que cada um espera do outro mas não alcança, com a ação de um é interpretada pelo outro. No final acho que as coisas acabaram ficando um pouco confusa, os pensamentos dos personagens na tentativa de entender um ao outro ficam embolados e complexos, mas sorte que foi apenas próximo ao final. Outra coisa que não gostei é a ignorância de Cassia, as vezes ela é muito cega para coisas muito óbvias.
O livro deveria ser repleto de ação, afinal eles estão no meio de uma guerra, fugindo da Sociedade e buscando novas informações sobre como se juntar a Rebelião, mas na verdade não senti toda aquela adrenalina, não pense que o livro é tedioso, mas tendo Destino como base ele acabou sendo um pouco parado. Acho que na verdade ele foi mais uma preparação para o terceiro livro, o modo como ele acaba cria uma expectativa muito grande sobre o rumo que o livro vai tomar, de que vamos ter ação de verdade e que finalmente a Sociedade pode chegar a um fim, afinal, Destino foi anunciado como uma trilogia, então espero muita adrenalina para solucionar e vencer a Sociedade nessa continuação.
Um dos pontos mais positivos nesse livro são os personagens secundários, Vicky particularmente foi quem mais me chamou atenção, suas ações, sua vida; Eli acabou me surpreendendo no final com sua decisão, Indie, que foge com Cassia das províncias, não é alguém que eu aprecio por conta de seus traços misteriosos e seu caráter duvidoso, mas a verdade é que ela teve uma personalidade muito bem construída pela escritora.
Uma observação: não gosto da capa do livro, acho muito bacana a ideia dela quebrando e saindo dessa bolha de vidro na qual ela vive, mas achei muito mau feita, acho que esse pé para o lado de fora ficou muito falso. Apenas minha opinião pessoal quanto a detalhes de estética do livro. Agora é esperar uma capa mais bonita e uma estória mais envolvente no livro que está por vir.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Conquista. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Infelizmente ainda nem li Destino, apesar de ter ele em casa, mas pretendo ler os dois um dia....espero que não demore muito.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir