7 de setembro de 2012

Conselho de amiga


««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Conselho de amiga
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Ruby está feliz, comemorando seu aniversário de 16 anos ao lado de sua melhor amiga Beth, sua outra amiga Maria e também Katherine, que entrou no grupo devido a sua recente aproximação com Beth. O aniversário que deveria ser perfeito é interrompido pela presença de seu pai, o homem que a muitos anos atrás abandonou ela e sua mãe, sem que ela nunca soubesse o motivo. Ela grita com ele e vai embora, e saí para beber com suas amigas. O que ela não sabe é que ele vai ficar na cidade uma semana esperando que ela venha a seu encontro. E ela nunca iria saber porque Beth rouba sua carta, mas ela encontra escondido na roupa da amiga. Uma série de dúvidas começam a surgir em sua cabeça, a respeito do comportamento da mãe, da ausência do pai, da lealdade de Beth, além de problemas com as outras amigas e meninos. Será que Beth vai lhe avisar da carta antes que a semana acabe, antes que ela perca a chance de ver seu pai?

Meu cantinho:
Comecei a ler esse livro e pensei que ele seria muito diferente do outro livro que li dessa autora, Não sou esse tipo de garota. Ao terminar o primeiro capítulo achei que ele seria um livro bem infantil com brigas bobas entre meninas e birrinhas de criança, principalmente porque o que está escrito no verso do livro e as resenha que você lê pela internet dão a entender que esse livro será sobre amigas brigando por meninos. Nossa, como me enganei! O livro cresce e adquire uma maturidade muito grande e nos revela uma trama muito bem bolada que com certeza impressionará todos os leitores, sem falar que a última coisa que esse livro tem é briguinhas por conta de garotos.
Começamos pelos personagens, Ruby, a principal, é uma menina sem sal, a bem da verdade é que ela não se destaca, ele é a fiel seguidora de Beth e é isso. Beth é o tipo de pessoa que eu não gosto, o tipo mandona, que quer sempre ter razão sobre tudo, aquela que quer dar a palavra final, aquela que dá conselhos aos quais não segue. Eu particularmente acho ela mentirosa, manipuladora e controladora! Não acho que ela seja uma amiga de verdade, acho que amigos de verdade não nos incentivam a beber, acho que amigos de verdade não mentem, não escondem coisas que deveríamos saber por direito. Acho que ela quer muito controlar Ruby e em muitos pontos a impede de crescer julgando o que ela pode ou não digerir, o que ela pode ou não lidar, mas isso é em grande parte estimulado por Ruby já que ela aceita passivamente atitudes grotescas de Beth, e ela sempre acredita, tem fé em Beth, mesmo sabendo que ela está mentindo. Beth também é do tipo que faz drama, porque se você não faz algo isso de alguma forma diminuiu seus sentimentos ou significa que você não preza tanto aquela amizade. Maria é a menina namoradeira, que parece um tanto quanto superficial mas que na realidade é bem inteligente, só não tem muito destaque no livro. A descrição de Katherine é de uma menina bonita, loira, mas a minha imagem dela é daquelas meninas-moleque, grandes, carrancudas e briguentas. Ela na verdade está vivendo uma fase muito difícil da sua vida por conta da separação dos pais e está tendo o pior tipo de aceitação possível. Ela entra no grupo depois que Beth a vê chorando e elas conversam e se aproximam, mas a verdade é que Ruby não gosta muito dela e acha ela de certa forma uma intrusa no grupinho. A mãe de Ruby parece ser uma mulher boa, quieta, que ficou de coração partido por conta da separação e decidiu nunca mais se envolver com ninguém, mas as aparências enganam. Assim como o pai de Ruby, a princípio não gosto muito dele e ele de fato não aparece muito no livro e quase nada nos é revelado sobre ele até que o livro praticamente chegue ao final. Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre o pai dela, acho que ele não é de todo ruim, mas não é de todo bom.
O livro é muito bom, o começo como disse é um pouco desestimulante, passando essa impressão de um livrinho bobo com dramas de adolescente sem qualquer profundidade. Mas logo você percebe que a trama cresce, que há muitos dilemas e segredos no livro. A única coisa que me incomoda no modo como ele é escrito é a mudança brusca que ocorrem de uma cena a outra, de um contexto a outro. Estamos lendo sobre uma determinada coisa num ambiente e de repente parece que tudo muda sem qualquer aviso ou ambientação. Já a melhor parte do livro eu não posso revelar que é justamente o final, afinal não posso dar spoilers, mas eu definitivamente recomendo a leitura desse livro!

Volume único.

Um comentário: