22 de setembro de 2012

Desventuras em série - A Sala dos répteis

[muito bom]

Eu recomendo: A Sala dos Répteis – Desventuras em Série
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia. Das Letras

Desventuras em Série:
A Sala dos Répteis é o segundo livro dessa série, se você não leu o primeiro volume Mau Começo, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os órfãos Baudelaire conseguiram revelar os planos do malvado Conde Olaf que planejava roubar a fortuna dos irmãos através de um casamento forçado com Violet. Conde Olaf conseguiu escapar da polícia, não sem antes ameaçar Violet avisando que toda a fortuna dos irmãos um dia seria dele. Nesse livro temos os jovens agora indo ao encontro de um parente distante e desconhecido que irá assumir a guarda deles. O receio a princípio é que ele seja pior do que o Conde Olaf, mas tio Monty se mostra uma pessoa carinhosa, atenciosa e que cuidará muito bem das crianças. Tudo está indo bem, os jovens irão acompanhar seu mais novo guardião a uma viagem ao Peru, tudo está indo as mil maravilhas, até a chegada de Conde Olaf, ele aparece disfarçado de Stephano, o novo assistente que tio Monty contratou e está planejando algo terrível para conseguir a herança dos Baudelaire.

Meu cantinho:
Assim que acabei de ler Mau Começo comecei a ler A Sala dos Répteis, assim como o primeiro a leitura foi muito rápida, mas esse livro foi ainda mais angustiante que o primeiro. O autor não mente quando fica se repetindo que essa é uma história infeliz e que esses três irmãos são os jovens mais azarados do mundo. Esse livro traz por um alguns instantes uma sensação de felicidade e tranquilidade para as crianças, que o autor logo faz questão de cortar anunciando qual será o triste futuro que os aguarda e você fica apreensivo, lendo todas as angustias que esses jovens tem que viver sabendo o trágico final que os espera. Como ressaltei na minha resenha do primeiro livro, apesar da escrita leve, de algumas coisas bobas ou extremamente criativas e fora da realidade (como sapos com asas e cobras amigas), que deveriam dar um ar infantil a leitura, ele não é infantil. Apesar do modo leve como o autor escreve, eu vejo um peso muito grande no conteúdo, é horrível você ver o medo das crianças quando Conde Olaf aparece, como Klaus lembra do tapa que ele lhe deu, as ameaças que ele faz de arrancar fora um dos dedos de Sunny. Também temos as partes em que o autor diz que as crianças pensaram no futuro se não poderiam ter evitado aquilo, se não tivesse agido um segundo antes, se não tivesse feito isso ao invés daquilo, acho que isso é de fato um peso que elas carregaram pelo resto da vida. Eu achei o final desse livro particularmente muito triste, a despedida partiu meu coração!
Tem algumas coisas que me irritaram um pouco no livro, apesar das crianças serem mencionadas por sua inteligência que na maior parte do tempo inclusive se sobrepõe a dos adultos (Sr. Poe é muito burro e isso é muito irritante), o problema é quando eles cometem erros tão básicos, tão óbvios! Conde Olaf sempre tem um plano maligno, e quando eles descobrem eles (mais especificamente Klaus) sempre revela a Conde Olaf que descobriu seu plano e ainda por cima revela toda e qualquer vantagem que antes eles tinham sobre o conde, dando espaço para que Olaf bole outra estratégia nesse meio tempo. Entendo que são crianças, mas é algo tão estúpido revelar ao vilão que sabe do seu plano e ainda revelar o que você vai fazer ou a vantagem que você possui sobre o plano dele. Outra coisa que me angustia muito é quando o autor começa a enrolar e a divagar em pontos de grande tensão na história. Está acontecendo algo extremamente tenso quando o autor termina o capítulo, então ele começa o capítulo seguinte pedindo desculpas por ter cortado a história, pois alguém chamou ele ou algo aconteceu e ele teve que parar a narrativa dos irmãos Baudelaire. Ou então o autor começa a falar que o que se segue é muito triste, e se quiser podemos parar de ler nesse momento acreditando que tudo ficou bem, que aconteceu essa e aquela coisa boa. Ele enrola muito, tem autores que conseguem enrolar nos momentos de tensão sem irritar o leitor, mas esse não é um desses casos. Esses são os principais pontos negativos, mas no geral foi uma leitura muito boa.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é O lago das sanguessugas. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Olá.
    Então, não li a resenha por conta dos possíveis spoilers. Eu ainda não li o primeiro dessa série, mas pretendo ler. Faz muito tempo que eu quero ler, preciso comprar um livro logo UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Este livro é muito bom e faz sucesso com a garotada.

    ResponderExcluir