10 de setembro de 2012

Em chamas

[ótimo]

Eu recomendo: Em chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Jogos Vorazes:
Esse livro é o segundo livro dessa série, se você não leu Jogos Vorazes o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Katniss e Peeta venceram os Jogos Vorazes, o que parecia improvável, entretanto a atitude de Katniss ao oferecer as amoras a Peeta teve uma repercussão além do esperado, vários Distritos já saturados das imposições da Capital começaram com pequenas manifestações. Katniss recebe uma visita do Presidente Snow na sua nova casa no Distrito 12 que alerta ela para o perigo dessa possível revolta, ele exige que ela convença não apenas os outros Distritos, mas a ele, que ela está apaixonada por Peeta e que as amoras foram uma atitude de uma menina apaixonada, não de uma rebelde. Durante a passagem dos tributos vencedores por cada distrito o presidente exige que Katniss abafe qualquer sinal de rebelião, caso ela não consiga, todas as pessoas que ela ama sofreram as consequências.

Meu cantinho:
Eu só posso dizer que amei cada linha desse livro e definitivamente não tenho nenhuma reclamação sobre ele, ele me surpreendeu muito, vários personagens novos me cativaram, várias perdas me fizeram ficar com lágrimas nos olhos, e a expectativa foi imensa!
Bem, o livro começa com os tributos vencedores, Katniss e Peeta, já de volta ao Distrito 12, quando ela recebe uma visita inesperada do Presidente Snow que fala sobre possíveis rebeliões em outros distritos que foram incentivados pela atitude de Katniss durante os Jogos Vorazes, que viram as amoras que ela ofereceu a Peeta como um sinal de rebeldia diante da Capital. Ele pede que ela convença a todos os Distritos que as suas atitudes nada a tinham a ver com rebelião, que foram somente atitudes de uma menina perdidamente apaixonada. Ela percebe que não importe quanto tempo passe, ela jamais poderá deixar Peeta, ela terá que viver a sua vida ao lado dele e se casar com ele, pois a Capital estará sempre vigiando os dois, eles estarão nos holofotes, se não como participantes, como guias dos novos tributos que virão. Acontece que as passagens pelos Distritos não saem exatamente como esperados e Katniss acredita que não desempenho seu papel como deveria, ela teme pela vida de sua família, da de Gale e de Peeta. A presença do presidente Snow começa a ser percebida lentamente na cidade, novos Pacificadores, mais rígidos surgem, o Prego é queimado, punições são realizadas em praça pública, a cerca volta a ser eletrificada, coisas que as pessoas nem lembravam ser ilegais começam a ser relembradas. Nesse momento do livro temos uma reviravolta quando os próximos Jogos são anunciados, esse ano é um ano especial pois teremos a realização do terceiro Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos, onde há sempre uma “surpresa”. No primeiro massacre, as pessoas tiveram que votar nos tributos que os representariam, no segundo, do qual Haymitch foi vencedor, cada distrito foi obrigado a enviar o dobro de tributos para os jogos e no terceiro ano.... eu não vou revelar porque seria um spoiler terrível, mas foi uma revelação incrível para mim. Os jogos que se seguem são tensos, algumas mortes me afetaram muito e o medo de quem seria o próximo só me trazia mais angústia. 
Gostaria de fazer um destaque em Peeta, ele definitivamente tem atitudes maravilhosas, um menino inteligente, que está me conquistando as poucos. Sempre fiquei em dúvida sobre Peeta e Gale e nesse livro ele me ganha muito mais!
Um livro de tirar o fôlego, acho que nem consigo descrevê-lo com qualidade, não sei se a minha resenha ficou boa, tudo o que posso dizer é leiam, se o primeiro foi bom, o segundo não fica nem um pouco para traz!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Esperança. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

6 comentários:

  1. Amei os três livros. Realmente preferia o Gale no primeiro livro, depois do segundo o Peeta ganha os nosso corações! Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Esse livro ficou muito bom. O terceiro que tem um começo chato... deixei de lado e até agora não peguei pra ler de novo.

    ResponderExcluir
  3. Oii :)
    Adoro a série THG, mas confesso que o meu livro favorito é "Em chamas", realmente o adorei e me apaixonei por Peeta perdidamente, UHSAUHSUHA. Adorei a resenha e lhe aconselho a ir imediatamente terminar a série e derramar ainda mais lágrimas com as "perdas", rs.
    Abraços, tô seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Spoiler, to fugindo .-. Ainda não li JV, então não li a resenha :/ Mas vi todas essas estrelinhas, preciso ler essa trilogia logo, ain ain.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Dudi, nem ia ler esse livro agora, pois estou com um monte pra ler e tinha outros na frente dele. Mas essa sua resenha já me fez colocá-lo como próximo da fila. O livro parece ser tão bom quanto o primeiro ou até melhor. Prefiro o Peeta também, ele é muito fofo.
    Beijos, ;D

    ResponderExcluir
  6. Tbm amei a serie toda, os 3 livros são otimos e ñ saberia como escolher 1 como preferido. O Peeta é totalmente apaixonante já me conquistou desdo 1 livro, e no 2 e 3 já estava apaixonadissima por ele e só torcia pra tudo dar certo com ele, é um personagem que evolui e passa por muita coisa. É realmente uma leitura otima e empolgante.
    Beijos, Letycia.

    ResponderExcluir