24 de setembro de 2012

Fim Medonho


««««««
[péssimo]

Eu recomendo: Fim Medonho – A trilogia de Eddie Dickens
Autor: Philip Ardagh
Editora: Record

Sinopse:
Eddie Dickens mora com seus pais, infelizmente eles contraíram uma terrível doença que os deixa amarelos, enrugados e cheirando a bolsas de agua quente que o médico recomendou como tratamento. Como essa doença parece ser contagiosa seus pais decidem manda-lo para morar com seu tio-avô Jack Maluco, que não tem esse nome por acaso. Como se tudo já não fosse muito esquisito, ele passa a viver com esse tio maluco e também sua tia Maud Maluca que não larga seu arminho empalhado e age como se ele fosse vivo, de forma que Eddie irá vivenciar as coisas mais absurdas da sua vida.

Meu cantinho:
Eu devo ter comprado esse livro a uns dois ou três anos atrás, havia lido uma sinopse que parecia ser bem interessante e adquiri o livro, acontece que o livro tem esse nome fim medonho porque é um livro medonho de se ler, parei na metade do livro e nunca mais consegui termina-lo. Eu realmente não gosto de comprar livros e desistir da leitura, as vezes se desisto, deixo o livro vários meses na estante e depois tomo coragem e termino de ler. Tentei já várias e várias vezes terminar esse livro mas não consigo, leio uma ou duas página e simplesmente não suporto mais. Ele já está na minha lista de troca do skoob a muito tempo, mas ninguém conhece e tem muito interesse nessa série. Como eu não consigo terminar a leitura e nem mesmo trocá-lo no skoob estava pensando em trocá-lo no sebo, então antes que ele deixasse as minhas mãos de maneira definitiva decidi resenha-lo.
Vocês devem estar se perguntando o que fez desse um livro tão insuportável de se terminar a leitura, bem, eu amo livro de fantasias, coisas novas, coisas impossíveis, é ótimo uma leitura fantástica que nos proporcione isso. Lemos todos os dias coisas impossíveis maravilhosas, como bruxos, vampiros, lobisomens, anjos, fantasmas, romances, fadas, sereias entre tantos outros elementos que nos cativam. Temos também aquela fantasia um pouco mais mirabolante, que passa do limite do absurdo, como por exemplo Alice no país das maravilhas, Fim Medonho entra nessa categoria do absurdo, mas extrapola todo e qualquer limite do agradável. Os pais de Eddie estão doentes, uma doença contagiosa e ele se vê obrigado a morar um tempo com o seu tio-avô, que ele não conhecia e que para sua surpresa estava dentro do armário de seus pais, sua mãe vai se despedir dele e como não pode sair da cama por ordens médicas pede para guinchar a cama para fora da casa pela janela do quarto, e a linha dos absurdos só continua, com o tio-avô pagando as coisas com enguias mortas, ou ele tendo que  dormir dentro de um baú em uma estalagem. As coisas mais sem sentidos acontecem, mas não se estabelece qualquer linha de enredo, a leitura fica confusa, dispersa, e o autor não consegue sequer manter uma linha cômica com esses absurdos, já que de tão idiotas chegam a ficar sem graça. Eu não entendo como esse livro pode ter recebido elogios, no verso temos aquelas elogios frequentemente feito a obra, falando coisas como “hilariante trilogia”, “divertida mistura” e “transforma o absurdo em obra de arte”. Acho eu os americanos tem uma linha de humor muito singular para achar tudo o que está escrito nesse livro divertido ou hilário, acho ainda mais absurdo alguém classificar os absurdos desse livro como obra de arte. Mas cada um tem seu gosto e de repente o texto que para mim foi desprovido de qualquer sentido e humor, para alguém foi interessante.
Concluindo: um livro péssimo, intragável, tentando forçar o humor através de absurdos nada hilários, ao qual eu fui incapaz de terminar a leitura e que resenhei para alertá-los: caso se depare com esse livro, não compre, é dinheiro jogado fora.

Continuação:

Esse é o primeiro livro da trilogia de Eddie Dickens, achei o primeiro tão absurdo que não entendo como sequer foi possível ter continuação. Não esperem a resenha do segundo livro por aqui.

Um comentário:

  1. Eita nóis, tenso ):
    É muito ruim quando compramos um livro e não conseguimos nem terminá-lo... De fato, esse livro ultrapassa bastante a linha do absurdo, e acho que entendo porque você desistiu da leitura. Acho que eu não chegaria a desistir, mas provavelmente no fim, não teria entendido nada do que eu li UHAHAHUUA
    E sim, sempre achei que os americanos tem uma concepção de "hilário absurdo" meio distorcida. Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir