7 de dezembro de 2012

Desventuras em série - O Lago das Sanguessugas

[muito bom]

Eu recomendo: O Lago das Sanguessugas - Desventuras em Série 
Autor: Lemony Snicket 
Editora: Cia. Das Letras

Desventuras em Série:
O lago das sanguessugas é o terceiro volume dessa série, se você não leu Mau Começo e A sala dos répteis o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os jovens Baudelaires vão morar com tia Josephine, uma senhora que mora na beira de um penhasco perto do lago das sanguessugas e que simplesmente tem medo de tudo. Ela não usa o telefone para não levar choque, também não segura a maçaneta das portas caso elas explodam, não liga o fogão com medo de uma explosão. Apesar dessa situação não ser tão favorável, já que o medo da tia implica em muitas limitações e negligências, eles acreditam que estão melhores já que o Conde Olaf não está por perto. Entretanto, logo ele aparece em cena, disfarçado de capitão Sham, e vai conquistando tia Josephine em mais um dos seus planos diabólicos para conseguir a fortuna dos irmãos Baudelaire.

Meu cantinho:
Sempre faço comparações entre o livro e o filme, essa portanto será a última resenha com comparações já que o filme que foi lançado engloba a história dos três primeiros livros. Acredito que esse livro foi o que mais se diferenciou do filme nos pequenos detalhes, e confesso que adquiri uma raiva da nova tutora deles, ela é muito pior no livro do que no filme! Mas confesso que a cena da casa durante a tempestade no filme ficou muito melhor que no livro.
As críticas são as mesmas do livro passado, simplesmente não consigo me acostumar com as explicações excessivas, algumas não são tão cansativas, outras ele até estabelece certa conexão com o que está acontecendo. Entretanto, quando a história está fluindo, em um ponto crítico, e ele começa a se prolongar explicando que "morder a isca, com linha, anzol e tudo” é uma expressão que vem do universo da pesca, que implica em determinada coisa e que nesse contexto quer dizer isso ou aquilo é simplesmente enfadonho. Isso mostra o lado infantil do livro, essa explicação excessiva, assim como a leveza da escrita, nada de palavras complexas, vocabulário truncado (e se tem isso temos logo em seguida mais explicações longas para não se ter dúvida quanto ao significado), mas ao mesmo tempo a história tem um peso terrível, de maldade, de descaso, de violência encoberto por essa infantilidade – mas essa é uma relação controversa sobre a qual já me estendi demais em resenhas passadas.
O livro contem muitas coisas que deveriam ser hilárias, mas que simplesmente são bobas por conta do tamanho absurdo, tem alguns absurdos que são divertidos, mas outros são tão sem cabimento que simplesmente não consigo enxergar qualquer graça nele. O mesmo se repete com a ignorância dos adultos, é tão absurdo que só me causa angústia pelos jovens Baudelaires.
Apesar das diferenças significativas do livro para o filme, ainda assim eu tinha uma noção no geral do que aconteceria no livro, espero ansiosamente conseguir o quarto livro porque ele será uma total surpresa pra mim.

Continuação:
[Atualizado] O quarto livro da série é Serraria Baixo-Astral. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Já li a série toda... e lamento informar que as explicações excessivas continuam... é muio chato sim... mas a estória vale à pena!
    Realmente... como os adultos desse livro são tapados!
    Eu gosto do filme pelo aspecto escuro que eles tem.... me lembra os filmes do Tim Burton...

    Adorei sua resenha! Continue lendo a série que é boa!

    Tem post novo no meu blog!!
    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir