3 de dezembro de 2012

O preço de uma lição


««««««
[regular]

Eu recomendo: O preço de uma lição
Autores: Federico Devito e Rogério Mendonça
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Nosso personagem principal (que não tem nome) conta através desse livro seus relacionamentos e sua vida, como cada relacionamento parece dar errado até que ele finalmente encontra o amor de sua vida, Juliana, uma menina cinco anos mais nova, que mora em outra cidade, o relacionamento começa com a superação das dificuldades, visita constantes a cidade dela, ganhar a confiança da família, lidar com as restrições que ela tem com horário e imposição dos pais. Tudo parece dar certo, todos percebem que um ama muito ao outro, mas pequenos problemas vão surgindo e ele pode estragar tudo com ela e perder para sempre o amor da sua vida.

Meu cantinho:
Comprei esse livro por puro impulso, li a sinopse dele no site de compra, ele estava por um preço absurdamente barato e quando a minha compra chegou em casa eu nem lembrava que o livro tinha de fato ficado no meu carrinho de compras. Ficou na minha estante, tinha uma capa bonita, a lombada sempre me chamava atenção mas ficou parado muitos meses na minha estante, até que por impulso peguei para ler. O livro começou de uma maneira horrível, os autores mudavam bruscamente de um assunto para outro a cada paragrafo e você era obrigado a se esforçar para entender a linha de raciocínio deles – isso quando havia uma. Às vezes ele começou a contar algo do meio, depois vai para outra história depois volta para o começo do anterior e capítulos depois retoma a outra história para concluir, essa confusão vai até um pouco mais da metade do livro. Os autores também trazem referências de lugares e de pessoas, nomes, que ele nunca citou antes e que não fazem qualquer questão de ambientar na história. Também tem um aspecto chato já que o personagem principal fica sempre repetindo algumas falas no começo, a clássica é “eu nunca falava dos meus relacionamentos para a minha família”, os leitores conseguem entender você dizendo isso uma ou duas vezes, não é preciso exagerar. Mas não é só isso, muita coisa na escrita deles é entediante, a princípio parece um relato de um diário e que fornece muitos detalhes desnecessário, como fui surfar, cansei, fui no mercado compra tal coisa, e assim vai, informações completamente irrelevantes para o contexto. Parece um diário também por ser um rapaz falando dos seus relacionamentos, o que deu certo, o que errado, quando sofreram e quando foram cruéis. Apesar que ele sofre muito pouco na maioria dos seu relacionamentos, e a verdade é que os autores criaram um personagem que apesar deles não descreverem como sendo um modelo estonteante – apesar dele trabalhar como modelo algumas vezes – ele conquista todas as mulheres do livro, todas as mulheres com quem ele saem se apaixonam perdidamente por ele e por mais que o relacionamento acabe elas nunca se esquecem dele e importunam ele mesmo passado anos.
Depois de mais da metade do livro suportando essa escrita truncada, essa falta de coerência em muitos aspectos, e do nosso personagem destruidor de corações, eu pensei em desistir da leitura, mas se fizesse isso com certeza ele nunca mais sairia da minha estante, resolvi acabar de ler. Fico grata de não ter largado mão completamente do livro porque ele tem uns quatro ou cinco capítulos perdidos lá pelo final que salvam a leitura. O livro ainda tem muitos problemas, ele começa a narrar o nosso personagem principal se envolvendo com uma menina de 15 anos (cinco anos mais nova que ele), que mora em outra cidade, e o começo dessa relação é muito chata. Ele se humilhando completamente por essa menina, fazendo todos os mimos e vontades dela, bem coisa de gente apaixonada, entendo que ele faz muita coisa pela namorada que muitos devem sentir inveja, e apesar de já ter feito isso num relacionamento não consigo ler isso tudo e perguntar para esse personagem: cadê seu amor próprio? Acontece que ele fica nessa bajulação e quando eles começam a brigar ele se esquece que ela é novinha e por isso tem uma serie de limitações impostas não só pelos pais mas pelo próprio desenvolvimento e mentalidade que corresponde a sua idade e ele próprio começa a agir com manhã e provocações apenas para receber mais atenção, o que é extremamente infantil para um cara com mais de 20 anos na cara. Não gosto de muitas coisas que ele faz com as ex namoradas, com a Juliana por quem ele é tão apaixonado, e discordo de inúmeras atitudes que ele tomou após o termino dos dois, você deve estar pensando, se você odeia tudo que tem nesse livro, porque ele recebeu uma avaliação regular e não péssima ou algo assim. Bem, o livro, como eu disse antes é salvo por alguns capítulos, e não sei se as pessoas concordam comigo, já que quando eu li opiniões desse livro em blogs (depois de ter terminado a leitura) vi que a grande maioria desiste da leitura e os que terminam de ler só falam mau dele. Porque eu gostei de alguns capítulos? Veja bem, estava passando por uma briga em meu relacionamento e alguns capítulos eram conversas entre personagens sobre atitudes a serem tomadas diante de um termino ou uma briga, reflexões, e como trabalhar essas situações difíceis e eu acabei me identificando com alguns trechos – sem falar que nesse ponto a história segue de modo linear e não está mais truncada como no começo, então a leitura flui mais facilmente, além disso o último capítulo é muito comovente, preciso admitir que terminei com lágrimas nos olhos. Mas como eu disse, não sei se essa identificação acontecerá com todos e talvez a grande maioria só percebam os pontos negativos da narrativa. O “intuito” do livro pelo o que estava escrito na capa e verso do livro era provar que os meninos/homens também são capazes de amar, acho que eles falharam no começo mostrando o personagem principal destruindo o coração de inúmeras garotas e depois destruindo o relacionamento com a menina que amava de verdade, não vou dizer que ele não tenta concertar as coisas no final, mas não dá para esquecer toda a cagada que ele faz, acho que o objetivo dos autores não foi tão bem construído e talvez seja por isso que o livro não tenha tido uma aceitação tão boa entre os leitores. Mas acho que não precisamos de um livro para saber que homens também são capazes de amar. Fica a seu critério tentar a leitura e ver se aprova ou não.

Volume único.

Um comentário:

  1. Por todos os comentários que li sobre esse livro, é bem óbvio que uma editora grande só aceitou a publicação porque um dos autores é ex-colírio da Capricho. Comecei a ler na livraria, e não fui tão persistente quanto você: nos primeiros capítulos já me canseid a tal escrita truncada, e ainda bem nem comprei.

    Boa semana!
    Isabel
    http://distopicamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir