19 de junho de 2014

A Caçada

[ótimo]

Eu recomendo: A Caçada
Autor: Adrew Fukuda
Editora: Galera

Sinopse:
Gene tenta sobreviver nesse mundo dominado por vampiros. Ele não pode cometer nenhum deslize e ser percebido. Ele precisa eliminar qualquer odor do seu corpo, não pode tomar sol, não pode ter uma única unha lascada. Ele precisa polir suas presas falsas, não pode sorrir, bocejar ou demonstrar qualquer emoção. Gene é um ser humano, conhecido pelos vampiros como epers, e depois da morte de seu pai ele acredita ser um dos últimos do mundo. Ele faz de tudo para não chamar a atenção, o que ele não esperava era que os olhos de todos os vampiros recairiam sobre ele ao ser sorteada para a caçada. O soberano tem perdido popularidade e decide promover um evento de caça a epers que estavam sendo criados pelo governo. Gene se vê preso em uma mansão sem acesso a banho, gilete ou qualquer ferramenta para manter sua falsa aparência e logo a caçada deve começar e todos vão perceber que ele não tem força, agilidade nem capacidade de matar um epers e comê-lo.

Meu cantinho:
Eu li a sinopse desse livro em um blog a um tempo atrás e ele foi direto para minha lista de desejados. Então tive a chance de comprá-lo como mostrei na minha caixinha de correio aqui, mas não comecei a ler assim que tive a chance (até porque minhas compras só tem se acumulado). Então quando acabei a leitura de Aquele Verão, um livro sem graça, pensei que precisa de algo mais impactante e pensei que A caçada seria a escolha certa, e de fato foi. Em poucas horas devorei esse livro e terminei a leitura surtando para ter a continuação em mãos.
O mundo é dominado por vampiros e os seres humanos, chamados por esses de epers, são considerados extintos, mas escondido entre eles temos Gene. O interessante é o modo como o autor constrói esse mundo, na verdade ele não usa o termo vampiros, porque esses se veem como pessoas, eles são a maioria, o poder dominante. Vampiros são como os chamamos pelas lendas que conhecemos dos vampiros – a fraqueza diante da luz do sol, as presas e a fome de sangue. Eles acreditam que os epers são uma forma de vida atrasada, que mal consegue compreender as coisas, se comunicar, que são apenas animais, apenas comida. Contudo, disfarçado no meio dos vampiros temos Gene, um garoto que aprendeu com o seu pai como sobreviver. Raspar sempre todos os pelos do corpo, tomar banhos constantes buscando evitar emitir qualquer odor, limpar as presas faltas para que estejam sempre brancas, não chamar atenção, não demonstrar emoção, não bocejar, tossir, espirrar, assobiar, dormir, ou relaxar o corpo de qualquer forma. Apesar dos avisos do pai, esse mesmo foi descuidado, apareceu mordido pedindo que o filho tomasse cuidado e foi para longe antes que atraísse mais atenção e fosse tarde demais. Hoje Gene vive sozinho e tenta se disfarçar da melhor forma possível e não cometer erros. Ele é extremamente inteligente, mas tenta não chamar atenção para esse fato, é irônico como Gene não só está sobrevivendo entre eles, enganando-os, mas como é reconhecido por sua inteligência (e eles achando que humanos não tem um intelecto desenvolvido). Algumas vezes ele chega a responder as perguntas erradas na sala, para que possa passar despercebido, mas perde sua chance quando recebe um dos números sorteados para a caçada.
Muitos acreditavam que não existia mais epers no mundo, pois assim que qualquer um desses é descoberto ele é rapidamente morto por vampiros sedentos. Muitos desejam provar sua carne e seu sangue, mas sabem que jamais terão a chance. Apenas o cheiro de um humano pode levar um deles a insanidade. Ultimamente o soberano tem perdido popularidade e decide fazer uma caçada e todos ficam loucos com a possibilidade de participar. Cada vampiro recebe um número e a chance de concorrer no sorteio, e para sua infelicidade Gene é escolhido.
Rapidamente ele é levado para um instituto do governo e para seu desespero ele não tem chance de pegar nenhuma das coisas que é essencial a ele, produtos para se limpar, barbear, lixar as unhas, polir as presas. Ele entra em pânico pensando que logo seu cheiro irá denunciá-lo e ele será morto. A tensão é incrível, ver como ele tem que lidar com cada situação estranha, como as coisas vão fugindo do controle, a dificuldade até mesmo para encontrar comida e bebida. Gene também acaba entrando em contato com os humanos que serão usados na caçada e eu acabei me afeiçoando a vários deles e fiquei torcendo para que Gene os alertasse do perigo. Na verdade Gene já havia esquecido seu nome a muito tempo, até esse momento o leitor não sabia como ele se chamava. Ele só o relembra ao conversar com esses humanos já que sempre era chamado por uma designação, geralmente referente a cadeira na qual senta em sala de aula.
Tem muita coisa sobre a preparação para a caçada que eu gostaria de revelar, mas que não posso para não dar spoilers. Confesso que amei o final e terminei louca querendo ler o próximo. Fiquei me perguntando se existem mais humanos infiltrados, se algumas pessoas que dizem ser amigas na verdade são inimigas e o que irá implicar a descoberta que Gene fez sobre seu pai.

Continuação: 
O próximo livro da trilogia Hunt é The Prey, talvez seja lançado ainda esse ano no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá.
    Adorei a resenha, que bom que gostou do livro. Eu já vi sobre esse livro, mas acho que nunca parei para ler uma sinopse ou pra ler uma resenha UAHSUAHS Parece ser bem interessante, gostei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir