8 de junho de 2014

O Fogo - Série Bruxos e Bruxas

[bom]

Eu recomendo: O Fogo
Autores: James Patterson e Jill Dembowski
Editora: Novo Conceito

Série Bruxos e Bruxas:
O Fogo é o terceiro volume dessa série, se você não leu Bruxos e Bruxas e O Dom, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Whit está fugindo com Wisty que está doente, ela contraiu a peste que tem matado muitas pessoas. A mágica de Whit está fraca, mas com a ajuda de outra pessoa ele consegue curar a irmã. O Único sabe onde eles estão e manda um oficial capturá-los. Whit e Wisty se veem obrigados a fugir, eles conseguem ajuda de uma forma inesperada e descobrem que precisam se separar. Whit precisa passar por um portal e ir encontrar seus pais na Terra das Sombras, enquanto Wisty precisa se aproximar do Único e confrontá-lo.

Meu cantinho:
Preciso dizer que houve uma melhora significativa nesse livro em relação aos dois primeiros livros da série. Quem leu minhas resenhas sabe que eu achava algumas passagens mal escritas, muitas coisas infantis e mal explicadas. Ainda há muitas coisas sem explicação (principalmente um povo que morre e que aparece vivo do nada), mas temos uma melhora significativa na escrita e uma diminuição considerável nas falas infantis. Ainda há uma coisa ou outra, mas nada grotesco como havia nos livros passados. Contudo, justamente pela diminuição essas cenas se destacam mais, como por exemplo, Wisty que não consegue parar de pensar o quando um cara é gatinho, o problema é que ele trabalha para o Único e assim que ele segura a cabeça de alguém ele mata essa pessoa derretendo a cabeça dela, o que eu acredito que pode diminuir a beleza de qualquer pessoa. Quase todas as infantilidades desse livro agora vêm de Wisty, poderia até fazer sentido já que ela é uma personagem nova, mas depois de tudo o que ela viveu, morte, perseguições, perigos, lutas, deveríamos ter uma personagem muito madura para alguém da idade dela. Uma coisa que eu acho muito besta é que ao invés de eles falarem magia, eles ficam: a minha “M” esta se esgotando, usei toda a minha “M”, me senti fortalecido pela “M”. Acho que era para parecer descolado ou algo assim, jovem, mas não funcionou.
Entretanto, o que mais me intriga no livro é essa “passividade” do Único. Os autores escreveram dois livros inteiros, com os irmãos causando problemas e tudo mais e em menos de um minuto, no livro passado, O Único move água, céu e terra (literalmente) e intimida os irmãos. Agora acontece a mesma coisa, os irmãos estão fugindo, Wisty está terrivelmente doente pois contraiu a peste que tem matado milhares de pessoas e Whit tem carregado ela pela cidade buscando um abrigo. Acontece que O Único sabe exatamente onde eles estão, ele tem câmeras vigiando a cidade, ele quer capturar novamente os irmãos, mas sempre manda um subalterno (que obviamente vai fracassar) para capturar os dois. Se eles são tão importantes, se podem causar a ruína dele e de seu governo porque ele não os enfrenta diretamente e os destrói de uma vez? Porque não haveria livro, eu sei, mas então as questões do livro deveriam ter sido boladas de uma forma mais lógica.
O livro em si não traz muitas coisas, é igual ao livro passado, parece que eles vivem em uma mesmice até que no final, em poucas páginas, muitas coisas acontecem. Whit e Whisty estão sendo perseguidos, então eles recebem ajudam e se escondem. Em seguida eles são descobertos, passam a ser perseguidos, recebem ajudam e descobrem o que precisam fazer. Whit precisa ir para as Terras das Sombras ajudar a salvar seus pais e Wisty precisa ir enfrentar O Único. Whit vive algumas aventuras interessantes até alcançar seus pais, já Wisty tenta se infiltrar e fica lavando o chão e limpando privadas o que não é nada interessante. Quando ela de fato se encontra com O Único eu esperava um luta, um super confronto, mas na verdade eles têm uma conversa e ela ainda recebe algumas dicas e lições do Único – o que foi um tanto sem sentido.
No final do livro as coisas realmente começam a acontecer, mas apesar de termos ação, as batalhas se resolvem de modo rápido, esperava um confronto maior. Gostei das sugestões que o autor deixa para serem exploradas no próximo livro. Acho que o livro melhorou comparado aos outros, mas ainda tem um longo caminho a percorrer.

Continuação:
O próximo livro da série é O Beijo, em breve aqui.

3 comentários:

  1. Só li o primeiro da série, até tenho O Dom e O Fogo, mas não andei muito motivada para lê-los. É bom saber que melhorou um pouco ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu só li o primeiro e já foi o suficiente pra mim, cansei UAHSUA Não gostei, infelizmente. Bom, que bom que esse melhorou um pouco em relação aos outros. Boa sorte pra você e que o próximo seja mais agradável UASUAH Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Assim como você, acho que houve uma melhora considerável nesse terceiro livro e em minha opinião isso se deve a troca de coautor - já que sabemos como um coautor influencia o trabalho do James Patterson. O primeiro foi legal; o segundo foi péssimo; o terceiro não apenas foi legal, como melhorou consideravelmente o enredo. O que penso em relação a essa série e em especial a esse livro é que o próximo livro não era extremamente necessário; pelo contrário. Tenho medo da próxima leitura justamente por imaginar que tudo pode voltar a ser um tédio, quando deveria apenas melhorar. De qualquer forma, ainda assim irei ler o quanto antes.
    Não sei se você já viu, mas "O Beijo" é um dos lançamentos de julho da Novo Conceito. :D Pretendo ler nas próximas semanas.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir