14 de junho de 2014

O guardião do tempo

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: O guardião do tempo
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro

Sinopse:
Dhor é obcecado por enumerar coisa, buscando sempre entender, encontrar um padrão. Ele deseja saber se todo o dia o sol nascerá, começa a estudar, marcar o tempo, contar, numerar, desenvolver formas de saber quando o sol chega e quando dá lugar a lua. Ele então inventa o tempo e esse é apenas o primeiro confronto que tem com Deus. Ele acaba banido em uma caverna, ouvindo durante milênios os pedidos de pessoas por tempo, até que o céu encontra a terra. Quando isso acontece Dhor é enviado a Terra para encontrar duas pessoas, uma que quer encurtar seu tempo e outra que quer aumentá-lo. Ele precisa lhes ensinar o verdadeiro sentido do tempo, para que os três possam ter uma chance de corrigir seus erros passados.

Meu cantinho:
Eu sou apaixonada pelo Mitch Albom, gostei muito desse novo trabalho dele, mas confesso que não me encantou tanto quanto alguns de seus outros trabalhos. Seus demais livros sempre mexeram profundamente comigo, falando sobre amor, família, perda e também sobre tempo. Contudo, esse livro aborda o tempo de uma forma que não condiz tanto com a minha realidade, por isso, acredito que não fui tão envolvida por seu conteúdo.
A escrita dele continua leve, mas preciso dizer que no começo do livro a leitura não flui para mim. Ele nos apresenta seu personagem principal e narras cenas presentes, passadas e futuras fora de ordem, o que acabou truncando a leitura, até que o livro começou a seguir um ritmo e me acostumei a leitura.
Dhor é um menino obcecado com medida, com tamanhos, razões, querendo entender o motivo das coisas. Por conta de sua obsessão ele descobre uma forma de marcar o tempo, inventa o primeiro relógio, sua vida gira ao redor disso. Ele acaba perdendo muito com essa fixação pela passagem do tempo e não dá valor ao que realmente tem. O fato de ter criado essa marcação das horas, dias, meses e anos, foi vista com uma afronta a deus, e quando ele o desafia novamente em busca de mais tempo ele é condenado. Dhor deve ficar em uma caverna, até que o céu se encontre com a terra, ouvindo as lamúrias de todos os habitantes do planeta que pedem por tempo. Ele não envelhece, não sente sono, fome ou fadiga, apenas escuta. Então um dia o céu encontra a terra e ele é incumbido de uma missão, encontrar duas pessoas, uma pessoa que queria mais tempo, outra que deseja que o tempo passe mais rápido e ensinar a elas que o tempo não é algo que se possa controlar.
Sarah é uma menina gordinha, com baixa auto estima, que se apaixonada por um dos garotos mais populares do colégio. Ela vê Ethan todo sábado, dia em que faz trabalho de caridade para constar em seu currículo para a faculdade. Ela sempre quer que o tempo passe mais rápido para poder encontrá-lo, e quando percebe que ele não se interessa realmente por ela, não quer mais tempo algum. Victor é um homem rico e poderoso, mas que está morrendo. Ele quer alcançar a imortalidade, mas sabe que nesse momento a medicina e tecnologias atuais não podem lhe proporcionar isso. Então ele decide congelar seu corpo, para que possa ser acordado no futuro, em um momento em que haja a cura para sua doença e ganhar mais tempo. Dhor encontrará os dois e apresentará o futuro de suas escolhas podendo mudá-los para sempre, e assim mudar seu passado.
Acho que todas as pessoas têm dilema com o tempo, querendo que o fim de semana chegue logo, que as férias não acabem, que nesse momento o tempo passe mais rápido ou mais devagar. Contudo, Sarah quer acabar com sua vida e Victor está a beira da morte querendo poder viver eternamente, por isso disse que não me identifiquei tanto com esse livro. Ele nos traz lições, para sabermos dar valor as coisas, as pessoas que realmente importam, para que não deixemos que o tempo nos controle. Foi uma leitura leve e rápida, mas não excepcional se comparada a outros livros do autor.


Volume único.

3 comentários:

  1. Eu entendo o que é esperar mais de um autor baseado em obras antigas do mesmo. Isso aconteceu comigo e a Paula Pimenta esse ano, teve o novo livro dela: Princesa Adormecida, que eu não gostei tanto e esperava mais, principalmente conhecendo as outras obras dela.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas fiquei com um pé atrás depois de ler sua resenha, pois livros assim com ordens alternadas tem que ser bem estruturado para dar certo. Quando eu decidir lê-lo não irei com tanta cede ao pote.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para falar a verdade, não conhecia o autor e nem o livro. Porém, gostei bastante da premissa da obra. Achei bem diferente o tema tratado e fiquei com vontade de ler.
    Vou colocar o livro na minha longa lista de leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir