26 de junho de 2014

Opúsculo

««««««
[péssimo]

Eu recomendo: Opúsculo
Autor: The Harvard Lampoon
Editora: Novo Século

Sinopse:
Opúsculo é uma paródia da saga Crepúsculo de Stephenie Meyer. Ele nos traz Belle Goose, uma menina desajeitada, desatenta, com pensamentos estranhos voltados para questões sobrenaturais. Em seu primeiro dia de aula ela conhece no colégio Edwart Mullen e logo percebe que o ama e tem certeza que ele é um vampiro. O livro tem humor semelhante ao de besteiróis americanos, com um humor absurdo e exagerado.

Meu cantinho:
Por favor, não pensem que eu não gostei desse livro por ele ser uma paródia de Crepúsculo. Se fosse simplesmente por isso eu nem sequer teria trocado ele no skoob. Eu troquei esse livro acreditando sim que teria em mãos uma paródia a saga, achei que ele iria satirizar aqueles pontos que vejo todos os que odeiam Crepúsculo criticando, e achei que iria conseguir umas boas risadas, mas não foi o que aconteceu.
Eu abandonei o livro com poucas páginas lidas, aproximadamente umas trintas, mais ou menos no meio do segundo capítulo. Você então deve estar pensando que eu não li nada e que nem deveria resenhar um livro que não cheguei de fato a concluir a leitura. Eu confesso que pensei se deveria ou não resenhar esse livro, e decide que deveria sim resenhá-lo, pois o que eu li foi o suficiente para escrever a minha crítica. Comecei a ler e me vi dentro de um daqueles filmes americanos esdrúxulos, tipo todo mundo em pânico, que a meu ver exagera tanto que fica idiota ao invés de engraçado. Li sinopses no skoob e muitas pessoas concordam comigo, que as cenas verdadeiramente engraçadas são esparsas, que a maior parte do livro é composta por uma escrita boba e que o humor dos americanos é muito diferente dos brasileiros. Outros que gostaram afirmam que quem não gostou não entende o gênero paródia, que é para satirizar e ser engraçado. Eu conheço o gênero, e eu esperava sim ler uma crítica que tratasse os pontos tidos como fracos com humor. Mas eu não achei humor nesse livro, por que o exagero, o absurdo e a infantilidade da situação impediram qualquer risada. Eu esperava desse livro um humor inteligente, mas não encontrei humor muito menos inteligência.
Coisas escrotas como Belle reencontrando o pai e ele: “não te reconheci sem o cordão umbilical”, ou ela feliz quando o pai lhe dá um carro, que na verdade é um caminhão-baú escrito mudanças na lateral que ele achou largado no meio da rua. É um tipo de humor fraco que me torturou durante trinta páginas até que eu decidi que com tantos livros bons na minha estante esperando sua vez de serem lidos, eu não iria mais desperdiçar meu tempo com esse livro ruim.

Continuação:
Li no skoob que no livro há indicações de que ele pode ter uma continuação chamada Lua Cheia, que eu definitivamente não vou ler.

2 comentários:

  1. Olá =).
    Já tinha ouvido falar que essa paródia é muito ruim, odeio esse humor forçado e, com certeza, nunca leria o livro. Ainda mais sabendo que você não conseguiu chegar nem até o final.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Olha eu dificilmente gosto de paródias. Geralmente, quando são inteligentes são boas. O problema é que quem parodia geralmente é alguém que odeia a saga. Eu não sou fã, mas também não odeio, então poderia pensar em partes fracas para criticar, já eles não. Criticam tudo, mesmo! Eu não tive vontade de ler esse livro e me baseei na péssima experiência de assistir A Saga Molusco, que é uma porcaria também. Gosto das paródias do site Hillywood, com músicais e danças e eles fizeram uma versão de Amanhecer ( que é o pior livro da saga, na minha opinião ) muito boa! Eu gosto de Crepúsculo, apenas do primeiro livro, pra mim tudo poderia ter acabado ali, quanto mais a série evoluiu mais frustrada eu fiquei e aquele final 'INFELIZ' do Jacob/Renesmee uuurgh, me deu nojo. Maaaas, enfim.. Crepúsculo é um livro ótimo, só. kkkk E é bom desistir enquanto dá tempo, realmente a vida é muito curta pra perder tempo lendo livro chato!

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir