21 de junho de 2014

Uma Razão para Respirar

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Uma razão para respirar
Autora: Rebecca Donovan
Editora: PandorgA

Sinopse:
Emma é bonita, extremamente inteligente, ótima nos esportes, editora do jornal da escola. Muitos acreditam que seu modo reservado é porque ela se acha superior, boa demais para interagir com os outros, mas a verdade é que ela afasta os outros para que não questionem sobre sua vida e percebam o que acontece com ela. O pai de Emma morreu e agora ela vive com seu tio, contudo, a mulher dele a odeia e faz tudo para que ela se sinta inferior, lhe ofende, lhe ameaça, controla cada movimento e sempre lhe agride. Emma aprendeu a mentir e a esconder as marcas em seu corpo. Um aluno novo, Evan, começa a se aproximar dela e parece realmente apaixonado, mas ela não pode se deixar envolver e ser descoberta. Ela precisa sobreviver, para que consiga acabar o ensino médio e ir para uma faculdade, longe de seus tios. Entretanto ela começa a se descuidar, a correr riscos para estar perto de Evan, o que pode tornar tudo ainda mais perigoso.

Meu cantinho:
Comprei esse livro mais pelo impulso, a capa, o título e tinha uma idéia totalmente errada de como seria esse livro. Achei que seria mais um livro Young adult, repleto de cenas vazias, mas isso passou longe da verdade. O livro nem sequer pertence a esse gênero, foi um total preconceito da minha parte por conta do título, capa e sinopses pretensiosas. O livro me prendeu totalmente, me encantou, me angustiou, me deixou aterrorizada e acalentada. Se eu tenho uma crítica ao livro, não se refere ao trabalho da autora, mas sim da editora que deixou passar alguns erros de revisão bem feios. Entretanto, não parei neles e fui seguindo a leitura porque precisava desesperadamente devorar cada página.
Emma Thomas é uma menina bonita, inteligente, ótima atleta, editora do jornal do colégio. Apesar de todas essas qualidades, ela é muito reservada, não deixa que ninguém se aproxime dela, nunca namorou, não saí para festas e sua única amiga é Sara. Sara é muito bonita e chama atenção, então Emma tenta se esconder atrás de sua personalidade ofuscante, contudo, muitos apenas acreditam que ela é metida e que acredita que a única pessoa boa o suficiente para conviver com ela é Sara. A verdade, contudo, é bem diferente, Emma tenta não chamar atenção para que ninguém perceba a situação complicada que vive em casa. Depois que seu pai morreu, sua mãe bêbada foi incapaz de criá-la, então ela acabou indo morar com um tio, irmão do seu pai. Ela achou que poderia levar uma vida tranquila, agradar a ambos, mas logo ela viu que seria impossível. A mulher de seu tio não a suporta, sempre lhe machuca como se fosse um acidente, um pé no meio do caminho, um corte com uma faca, uma travessa quente encostada na pele. Entretanto, quando está realmente com raiva e seu marido e filhos não estão por pertos ela agride Emma violentamente, pancadas com o que estiver ao alcance das mãos, chutes, socos. Emma não precisa necessariamente fazer nada, se Carol acha que ela fez qualquer coisa, se imagina, já lhe agride. Mesmo que Emma só tente se manter quieta e fora do caminho ela ainda assim lhe confronta, para que essa não se esqueça que ela é inconveniente, inferior, que não tem ninguém. Seu tio sempre fica do lado da mulher, ele acredita sinceramente que de alguma forma Emma provoca a tia, que Carol sofre de estresse do serviço e se Emma diz que o galo na cabeça é fruto de uma queda ele finge que acredita. Eu fiquei com muita raiva de seu tio George, no começo as relações não foram bem explicadas, não sabia que ele era o parente de sangue dela, não entendia porque se submetia as mentiras daquela casa, porque não tentava evitar a agressão. Quando fui entendendo tudo fiquei chateado por sua omissão, mas quando ele também agride Emma eu não consegui mais evitar culpá-lo. Emma só não denuncia sua tia por conta dos seus primos que ela ama, pois apesar de Carol machucá-la de todas as formas possíveis, ela gosta de seus filhos e ela não pode privá-los de ter uma mãe.
Emma enfrenta toda essa violência e a única pessoa que sabe de sua situação e a ajuda é sua amiga Sara. Ela tenta trazer um mínimo de conforto para a vida da amiga, já que além das agressões ela tem uma vida extremamente controlada. Ela só pode sair de casa para ir a biblioteca ou participar de jogos e clubes do colégio se avisar tudo com antecedência, tem horário para voltar para casa, não recebe dinheiro, não pode ir a festas, além de várias outras restrições. Sara é quem lhe ajuda inventando trabalhos, pedindo para que sua mãe peça permissão para seus tios, para que ela possa ficar em sua casa, as vezes dormir lá, entre vários outros pequenos gestos.
Enquanto tenta passar despercebida, alguém percebe sua presença e tenta se aproximar dela, Evan, o aluno novo. Ela que nunca repara em ninguém se vê prestando atenção nele, começa a se envolver, mas sabe que não pode ter nada além de uma amizade. Como explicaria os machucados, como permitiria que ele lhe tocasse se ela poderia gemer de dor por conta das feridas que esconde? Mas ela começa a se envolver cada vez mais e ele começa a perceber que algo muito sério acontecesse em sua casa.
O livro é intenso, pesado, angustiante, mas muito cativante. Me vi devorando as páginas com medo do que poderia acontecer a Emma, esperançosa por cada vislumbre de Evan e admirada com a amizade de Sara. Ficava com medo que o próximo ataque fosse ainda mais sério, que fosse fatal. O livro acabou me deixando extremamente aflita e desesperada para ter o próximo volume em mãos, fui procurar resenhas do livro, queria spoilers para saber qual rumo o livro teria. É um livro muito bom e indico a todos!

Continuação:
O próximo livro da Trilogia Breathing é Barely Breathing que para minha total infelicidade ainda não foi lançado no Brasil.

3 comentários:

  1. Nossa, que incrível!! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu amei completamente a sua resenha! Vou agora mesmo colocar na minha lista dos desejados, quero muuito ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, agora quem está angustiada pra ler sou eu ! Já vou correr p adc a minha lista de leituras, ela está tão grande e eu tão sem tempo que acredito que quando for lê-lo já terá a trilogia completa lançada aqui rs

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pela capa e pelo título, fiz o mesmo julgamento que você. Porém, me surpreendi com a resenha. Acho que leria a obra.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir