12 de setembro de 2014

Academia de Vampiros – O Beijo das Sombras

Vampire Academy (2014)
Dirigido Mark Waters

Eu preciso dizer que eu comecei a assistir a esse filme sem expectativa alguma. Quando eu vi o trailer dele na época do lançamento eu achei que iria gostar, apesar de não contar muito do enredo. Acontece que o filme nunca chegou as salas de cinema da minha cidade e eu não procurei por ele. Então recentemente comecei a escutar alguns comentários sobre o filme (principalmente por conta da perspectiva de lançamento da continuação), acontece que todos os comentários foram negativos. A maioria das pessoas fala que o filme é ruim, uma droga, que não vale a pena, que eles exageram no humor e coisas do gênero. Eu fui com uma expectativa tão baixa que eu acabei me surpreendendo positivamente com o filme. Na realidade, minha irmã que viu comigo até fez o seguinte comentário: ele não é tão ruim quanto o primeiro filme de Crepúsculo, não sei por que ele não fez sucesso se Crepúsculo fez. E ela está certa! Eu gosto dos livros de Crepúsculo, mas aquele primeiro filme foi muito ruim e se comparados, Academia de Vampiro é muito melhor.
Lógico que o filme tem sim seus defeitos, em algumas cenas as maquiagens são horríveis, assim como os efeitos, algumas piadas são muito forçadas e em vários pontos é diferente do livro. Porque para quem não sabe, esse filme é baseado no livro homônimo – e você ler a resenha dos primeiros livros clicando aqui. Mas ele ainda é bom ao seu modo.

Confira o trailer.

Quem não sabe do que se trata esse filme, ele fala de um universo onde existem strigois, morois e dhampir. Os Strigoi são os vampiros como os conhecemos nas nossas lendas, seres fortes, que não tem arrependimentos, que não tem medo de matar, que fogem da luz do sol, que bebem sangue e drenam suas vítimas. Os Morois são uma espécie de vampiro que bebem sangue, mas não matam suas vítimas (e se o fazem se tornam strigoi), eles tem um pequeno incomodo diante do sol, mas ainda podem ficar expostos a ele. Os Moroi ainda tem poderes especiais, uma capacidade única de controlar elementos, mas assim como outros seres, estes envelhecem e morrem. Já os dhampir são misturas entre humanos e morois, eles são humanos em sua alimentação, mas herdaram grande força e agilidade por parte dos morois. A maioria dos dhampir são criados para proteger os morois, colocando-os acima de sua própria vida. Lissa Dragomir (interpretada por Lucy Fry) é da realeza, uma das últimas de sua linhagem, ela parece ter poderes únicos, e por conta disso vem se sentindo ameaçada. Rose Hathaway (interpretada por Zoey Deutch) é sua melhor amiga e uma dhampir em treinamento, que provavelmente se tornará a guardiã de Lissa. Quando Lissa lhe fala a respeito de seus temores elas decidem fugir e viver entre os humanos. Vivem assim durante um ano, até que são encontradas pelo dhampir Dimitri (interpretado por Danila Kozlovski) e levadas de volta para a Academia de Vampiros, onde morois e dhampir estudam. Chegando a escola elas tentam voltar a sua rotina, mas Lissa começa a ser vítima de vários ataques e resta a Rose, que compartilha um único e especial laço psíquico com Lissa descobrir o que está acontecendo.

   

A atriz que interpreta Rose foi quem chegou mais perto da imagem que fiz da personagem. Ele tem um corpo bonito, é forte, bem humorada, vive intensamente. Eu só imagina ela muito mais bonita de rosto, pois isso era algo que sempre destacou ela das outras meninas, a atriz é bonitinha, mas não para tanto. Dimitri foi uma decepção total, eu esperava um homem forte, misterioso, charmoso, lindo de morrer, deus grego total, com cabelos longos e corpo escultural. Mas o Dimitri do filme não chega aos pés do Dimitri do livro! Sem falar que eu achei que o romance entre ele e Rose não tem muito destaque, não se aprofunda tanto, parece que é algo que surge de uma hora para outra, mas quem leu o livro sabe de todo o tempo, treinamento e conversas que eles compartilham.

   

Eu imaginava Lissa como uma menina pequena, delicada, sempre dependendo de Rose, frágil. E então me aparece essa menina alta, meio desengonçada e nadica de nada como eu imaginei a adorável Lissa. A mesma coisa com Christian Ozera (interpretado por Dominic Sherwood). O ator é bonitinho, e charmoso, e até caiu bem no papel, mas não era exatamente como eu imaginava. O que me irritou nele foram as diferenças de personalidade com o personagem, imaginava ele muito mais esquentado, muito mais impulsivo. Ele é um dos que defende que os Moroi usem seus poderes para se defender ao invés de depender totalmente dos dhampir, e em vários momentos ele controla os poderes dele com maestria, por isso quando em determinados momentos ele “falha” em usar a magia dele de forma cômica eu não gostei.
O filme tem essa veia cômica, mas nem por isso perde totalmente em qualidade (exceto em alguns momentos de exagero). Ele foge do livro em vários momentos – particularmente no final com um discurso de Lissa muito teen para dar um encerramento ao filme, o que ficou meio forçado – acontece que sempre é difícil se manter totalmente fiel a obra, mas não significa que por isso ele fracassa. Sim, muita coisa pode ser melhorada, a qualidade de atuação, pontos que divergem do livro, um maior amadurecimento, uma maior profundidade nas relações. Acontece que a maioria tem a impressão que o filme é uma porcaria e não é para tanto. Acho que quem não viu pode sim dar uma chance, não vá cheio de expectativas, mas também não deixe de assistir só porque muitos falam que é ruim.
Apesar de eu não ter achado o filme tenebroso como muitas pessoas por ai, a verdade é que ele teve sim um péssimo rendimento e não haveria um segundo filme. Os fãs começaram inclusive uma campanha para arrecadar fundo para a sequência (conforme falei aqui) e eles conseguiram! O filme agora tem os roteiristas de Transformers e a escritora Richelle Mead disse que vai ficar de olho nas gravações e garante que depois da estréia da sequência, a saga vai se tornar mundialmente conhecida. Todos os atores do primeiro filme já estão confirmados no segundo filme que se chamará: Academia de Vampiros - Aura Negra. O filme tem data prevista para agosto de 2016. Confira abaixo um pedaço do Script liberado pelo instagram oficial do filme:


Ansiosos pelo próximo filme?

5 comentários:

  1. Eu vi o filme e gostei muito, apesar de algumas coisas. Fiquei sabendo que não vai ter o segundo ))):
    Também concordo que esperava um deus grego para fazer o Dimitri, mas o Danila passa hahah
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou realmente muito ansiosa pelo segundo filme.
    Eu li todos os livros e me falaram as mesmas coisas horríveis sobre o filme. Me preparei para algo terrível, mas eu acabei me apaixonando ainda mais. Não consigo parar de reler os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Estou realmente muito ansiosa pelo segundo filme.
    Eu li todos os livros e me falaram as mesmas coisas horríveis sobre o filme. Me preparei para algo terrível, mas eu acabei me apaixonando ainda mais. Não consigo parar de reler os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou realmente muito ansiosa pelo segundo filme.
    Eu li todos os livros e me falaram as mesmas coisas horríveis sobre o filme. Me preparei para algo terrível, mas eu acabei me apaixonando ainda mais. Não consigo parar de reler os livros.
    Beijos.

    ResponderExcluir