21 de setembro de 2014

The 100 - 1ª temporada


Recentemente assisti a primeira temporada de The 100 e gostei muito, e é sobre esse seriado que vou falar aqui hoje! Se você não leu o livro (resenha dele clicando aqui) acho melhor não ler essa postagem, pois pode acabar pegando alguns spoilers. Começo dizendo que o filme tem uma trilha sonora maravilhosa, então aperta o play e continue lendo! Radioctive - Imagine Dragons, Promise – Ben Howard, We Come Running – Youngblood Hawke, Can’t Pretend – Tom Odell, Byegone – Volcano Choir, For My Help – Hayden Calnin, Down the Road – C2C, When a Fire Starts to Burn – Disclosure, The Waves Have Come – Chelsea Wolfe, Kettering – The Antlers, The Other Side – Woodkid,
Eu gostei muito do livro The 100, fiquei realmente encantada e mais do que ansiosa pela continuação que deve ser lançada esse mês lá fora. Acontece que o seriado é muito diferente, em questão de trama, de características físicas e de personalidade dos personagens, e ele vai muito além do livro. A conexão entre os dois basicamente refere-se a nave entrando em colapso e o envio de 100 jovens que estavam condenados ao corredor da morte para a Terra, na tentativa de descobrir se está voltou a ser habitável. Se você não leu o livro e não quer saber como a trama segue é melhor parar lá pelo terceiro episódio – apesar de que não sei se o livro seguirá o mesmo caminho do seriado já que o segundo livro da autora no qual a série é baseada sequer foi lançado.


Se você não leu o livro, mas tem vontade de conhecer o seriado, vou explicar melhor o enredo. Uma guerra nuclear torna a terra inabitável, os sobreviventes da raça humana hoje vivem em uma estação espacial chamada Arca. Passaram-se 97 anos e os recursos estão cada vez mais escassos, a estação precisa de constante manutenção, não há mais espaço, os nascimentos são controlados e todos os crimes são punidos com morte. Contudo, se você for menor de idade irá fica preso até que complete 18 anos, e então vem a sentença de morte. Os dirigentes sabem que os dias dentro da nave estão contados, mas não sabe se é possível o retorno para a Terra devido aos níveis de radioatividade. Eles decidem fazer um teste e enviam 100 jovens que estão presos, a espera da morte, para a Terra. Caso eles sobrevivam seus crimes serão perdoados, caso morram, é apenas um adiantamento da pena. Alguns morrem na queda, há o medo de que a radiação comece a afetá-los, há também a fome, o frio, os animais e outros perigos inimagináveis.
Vou falar um pouquinho mais de cada personagem e do papel deles nessa trama. Farei também algumas comparações entre o livro e o filme, já que senti falta de muitas coisas, lamentei algumas mudanças e fiquei muito empolgada com outras coisas novas!
 

Clarke Griffin (interpretada por Eliza Taylor) tem uma personalidade muito parecida com a personagem do livro. Ela é uma menina dedicada, que sempre procurar ajudar os outros, busca apaziguar os conflitos, uma líder natural. Contudo, quando você lê o livro, ao chegar ao final, os segredos de Clarke revelados, e você percebe ela muito mais humana do que a senhorita perfeição que aparenta ser a maior parte do tempo. Já no seriado ela apenas é a senhorita perfeição. No livro há alguns mistérios envolvendo seus pais e o crime que ela cometeu para ser enviada a Terra e isso foi o que mais se perdeu em Clarke na adaptação. No seriado sua mãe está viva, apenas seu pai morreu e toda a situação foi maquiada e amenizada na adaptação, creio que porque o segredo escondido era muito mais pesado no livro. Compreensivo, mas ainda assim uma perda.


Wells Jaha (interpretado por Eli Goree) é outro personagem que perdeu na adaptação. No decorrer da leitura do livro eu o amava, depois o odiava, depois o amava e no fim terminei com medo total dele. O Wells do seriado é um personagem certinho, dedicado, apaixonado por Clarke, que parece não cometer erro algum. O segredo dele que é revelado no final do livro também pode ser visto como algo “pesado” e no seriado deixam tudo mais light, escondem esse segredo e o deixam como alguém mais perfeitinho, menos humano.


Bellamy Blake (interpretado por Bob Morley) não é como eu imaginei fisicamente, sempre o imaginei muito mais bonito! Contudo, o que realmente me decepcionou em relação a Bellamy nesse seriado foi o quanto ele se torna manipulador e mesquinho. No livro tudo o que ele faz é sempre pensando na sua irmã, ele se infiltra na nave para não deixar que Octavia vá para a terra sozinha, ele caça, ele se afasta dos outros, pois sabe que haverá consequências para ele caso as pessoas da Arca retornem. No seriado ele faz todos se revoltarem contra a Arca e coloca todos em risco para que ele não sofra uma punição. Por conta dessa personalidade forte muitos acabam dependendo dele e ele se torna uma figura de destaque, de liderança.


Octavia Blake (interpretada por Marie Avgeropoulos) foi a personagem mais destoante em relação ao livro, tanto fisicamente quanto de personalidade. No livro ela é uma menina delicada, miudinha, com ares de meiga, mas que se revela uma pessoa manipuladora e problemática. No seriado ela é uma menina espalhafatosa, que chama atenção, sedutora, com ar de patricinha e um tanto quanto cabeça dura. Eu confesso que no começo foi muito difícil gostar dela, ela sabe ser bem irritante, mas no final ela compensa suas ações.


Finn Collins (interpretado por Thomas McDonell) é um personagem que não tem no livro. Se apaixonar por ele é extremamente fácil, ele é encantador, simpático, pondera as opções, é uma pessoa extremamente razoável. Mas ele também comete seus erros, mas comparado com erros de outros personagens (principalmente se levarmos em conta os segredos revelados no livro) não é praticamente nada (apesar de errado e um pouco decepcionante).


Raven (interpretada por Lindsey Morgan) está na Arca, mas por conta de vários acontecimentos consegue chegar a Terra e alertar os 100 sobre alguns perigos. Não posso revelar muito sobre quem ela é nem seu papel, já que essas são umas revelações bombásticas! Ela às vezes causa um pouco de irritação, mas ela é extremamente inteligente e peça fundamental na sobrevivência dos 100.


Acho que a parte do seriado que corresponde ao livro, o livro é bem mais pesado. Os 100 são enviados a Terra sem qualquer ponto de suporte, com recursos escassos e sem qualquer habilidade real que os ajudem a se manter. Na entrada da atmosfera as naves nas quais eles são enviadas sofrem diversas avarias, diversas pessoas morrem, muitos se machucam. No seriado eles são enviados em um ponto perto de uma base onde haveria diversos recursos para que eles possam sobreviver. Quando eles chegam poucos se machucam na aterrissagem e eles saem para comemorar, explorar o lugar, Octavia grita “We’re back bitches”, e nada de socorro aos feridos. Nesse aspecto o seriado é bem mais leve do que o livro. Senti também falta de Glass, uma das personagens mais interessantes do livro, mas nem sinal dela, nem mesmo como figurante. Apesar das diferenças o seriado segue muito a frente do livro, tem cenas muito interessantes, uma produção bem feita, e diversos conflitos e acontecimentos inesperados. Um destaque nesse final para Lincoln (interpretado por Ricky Whittle), um personagem que me surpreendeu e me encantou, mas que não tem no livro. Não falei sobre ele separadamente porque seria um spoiler gigantesco sequer colocar uma foto dele aqui, mas prestem atenção nele – parece que ele ganhará um destaque ainda maior na próxima temporada!
A primeira temporada de The 100 é composta por 13 episódios. A segunda temporada tem o lançamento previsto para outubro desse ano (mês que vem, aguardem!).

3 comentários:

  1. Adoro séries e eu não conhecia essa! Parece ser ótima, vou procurar para assistir hehehe

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. The 100 achei muito legal a série e o livro, sendo que necessito acompanhar os dois, mesmo eles tendo rumos tão diferentes no enredo, também sinto falta da Glass, mas acho que a presença do Finn, da Raven e do Lincoln compensaram! Que venha a 2º temporada e o 2º livro \o/

    beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Vi sua resenha aqui no blog. Ai comprei o livro, li e gostei muito.
    Estou louca para assistir este seriado, vou acompanha-lo mês que vem na MTV.
    Beijos
    Letycia Paixão

    ResponderExcluir