2 de setembro de 2014

Under the Dome - 1ª temporada


Eu deixei baixando a primeira temporada inteira de Under The Dome e comecei a comentar com as pessoas. Quase todo mundo disse que a primeira temporada não era lá grande coisa, mas que valia a pena assistir porque ele melhora muito na temporada seguinte. Apesar de algumas coisas ruins, esse é um seriado interessante e termina de um modo que faz você querer mais episódios!


Para quem não sabe esse seriado é inspirado no livro homônimo do Stephen King. Eu comecei a ler o livro no começo do ano, mas passei outro livro na frente, depois outro e até agora não terminei a leitura dele. Já percebi grandes diferenças pelo pouco que li, mas comento sobre elas quando terminar de ler todo o livro. O escritor tem acompanhado as gravações e dizem que ele apareceu em uma cena no restaurante (eu fiquei prestando atenção, mas não percebi o escritor em momento algum).
Chester Mills aparentemente é uma cidadezinha do interior como qualquer outra, não tem muita agitação, todo mundo conhece todo mundo. De repente uma redoma caí sobre a cidade. Muitas pessoas que vivem na cidade, mas que estavam por um acaso fora do perímetro da redoma estão presos do lado de fora. Todos os que estavam dentro, mesmo que de passagem agora não podem sair. Não há uma explicação racional e aos poucos as pessoas vão descobrindo mais sobre a situação. A redoma se estende até as profundezas da terra, por isso não é possível passar por baixo. Ela possuí um tipo de campo magnético, e qualquer aparelho eletrônico que chega muito perto pode explodir. A redoma parece pensar por si e gera consequências conforme as ações das pessoas dentro dela.
A redoma traz o pânico para a cidade, as pessoas não sabem quando ela vai sumir, por quanto tempo restará comida, muitas entram em pânico, acabam machucando outras pessoas. O que vamos percebendo conforme a história vai desenrolando é como essa cidade é repleta de segredos e de pessoas vis. Há viciados, pessoas buscando o poder, buscando vingança, psicopatas, todo o tipo de pessoa mal intencionada que tem seu pior lado aflorado diante da crise com a redoma.
Vou apresentar os principais personagens e o papel deles nesse seriado para que vocês entendam um pouco melhor essa história.


Junior (interpretado por Alexander Koch) é o pai de um dos vereadores da cidade, e sua mãe morreu em um acidente de carro há nove anos. Ele cresceu e é uma pessoa obviamente perturbada. Ele busca de todas as formas conseguir a aprovação do pai, que é um homem manipulador e intolerante. Ele inclusive faz comparações maldosas entre Junior e a mãe, que antes de falecer estava visivelmente instável. Junior é perdidamente apaixonado por Angie (interpretada por Britt Robertson), mas de um modo doentio. Quando ela tenta se afastar ele a mantém prisioneira. Ele sempre fica com ciúmes e saí arrumando briga por conta dela. Ele é um personagem totalmente desequilibrado, por isso suas ações são sempre inesperadas.


Bim Jim (interpretado por Dean Norris) é o pai de Junior. Esse ator está maravilhoso nesse papel, se ele era meio bobão em Breaking Bad (seriado que eu parei de ver e ainda não resenhei aqui), nesse seriado ele está sagaz. Ele é manipulador, ele busca o poder, ele não tem medo de eliminar as ameaças e pouco se importa com as consequências. O que ele quer é controlar Chester Mills e está sendo muito bem sucedido nisso. Ele facilmente manipula a cidade e as pessoas, até mesmo a polícia ele consegue enganar (eu particularmente tinha vontade de meter uma porrada na cara da policial Linda por não se impor). A realidade é que a redoma está fazendo a cidade depender cada vez mais dele e parece que ele não quer que ela suma. Bim Jim esconde inúmeros segredos além de diversos negócios sórdidos no qual envolveu a cidade. Conforme os episódios vão passando você vai descobrindo mais coisas a seu respeito e o nojo por esse personagem só aumenta.


Joe (interpretado por Colin Ford) é o irmão de Angie. Norrie (Mackenzie Lintz) é uma menina que estava de passagem na cidade a caminho de um acampamento para meninas. Coisas muito estranhas acontecem a esses dois depois que a redoma cobre a cidade. Ambos começam a ter convulsões e repetir a mesma frase “as estrelas cor-de-rosa estão caindo”. Quando eles se tocam ou tocam a redoma, coisas estranhas acontecem. De alguma forma a redoma parece estar usando esses dois para se comunicar e passar uma mensagem.


Dale “Barbie” Barbara (interpretado pelo charmoso Mike Vogel) é um homem misterioso. Ele foi para a cidade realizar um trabalho sujo e teve a infelicidade de estar ali quando a redoma caiu. Ele esconde de todos os motivos pelo qual estava ali e afirma estar apenas de passagem quando o inesperado aconteceu. Há muitas coisas que não sabemos do personagem e que vão sendo reveladas aos poucos. O que percebemos é que diferente de Big Jim, ao se encontrar nessa situação complicada, ele faz de tudo para controlar as pessoas e ajudar de fato a cidade.


Eles enfrentam problemas com a falta de água, de comida, roubos constantes, a falta de materiais médicos, de remédios, surtos de doenças, ânimos exaltados, inúmeras mortes, o lixo que se acumula, a polícia que vai perdendo sua autoridade, o desespero de estar preso e sem alternativas de fuga. A primeira temporada tem tudo isso mais uma tonelada de mistérios: de onde essa redoma veio? Ela realmente tem uma consciência própria? O que ela quer? Porque aparecer em Chester Mills? Porque ela escolheu algumas pessoas em específico para se comunicar? E o principal: há um modo de fazer ela desaparecer? A situação dentro da redoma só vai piorando, a tensão só aumenta, os ânimos estão exaustados, estamos perto da destruição total quando a primeira temporada acaba. Sobrando inúmeros questionamentos e ansiedade para a temporada seguinte.
A primeira temporada tem um total de 13 episódios. A segunda temporada já está em andamento.

9 comentários:

  1. Eu quero muito ler essa série por gostar bastante do King. Ele é um escritor maravilhoso.
    Espero poder assistir essa série em breve, mas o tempo está apertado =/

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosto desse tipo de série, deve ser bem interessante. Eu sou fã de séries leves e tal (tipo Hart Of Dixie, Gilmore Girls), mas acho que também gostaria dessa. =D
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vejo mais de vinte séries e estou tentando achar um tempo pra acrescentar mais essa na minha lista! Adorei o post.
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ok. Ok. Ok. Estou precisando dessa série/do livro tipo, AGORA. Já tinha uma certa curiosidade pela história, por todo esse mistério, mas nada de mais. Certo que é um livro até bem caro, mas assim que o encontrar na livraria, terei que comprá-lo de qualquer forma.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Under the Dome, o livro, é um pouco - "bastante" - diferente do enredo que está se desenvolvendo na tv. Principalmente, a partir da segunda temporada que está no ar. Acho que o fato do Stephen King também assinar a produção está dando uma liberdade maior para que a história siga novos rumos sem perder as características do autor. Confesso que saber o desfecho e o rumo dos personagens de Chester's Mill no original está me motivando pra seguir com série e descobrir até que ponto as coisas vão mudar. Vale a pena aguardar os próximos capítulos! Adorei o post, Dudi! Beijo, beijo.

    http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esta série é muito boa e como o próprio King que está produzindo dela ela melhor ainda.
    E claro o final dela deixa todo mundo louco!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Tenho muito interessante em conhecer a obra do King e, pra falar a verdade, não me importaria se isso acontecesse com essa história. Acho genial e a minha curiosidade pela solução desse mistério, por mais que não conheça nada além do que é falado, é enorme. Apesar disso, não sei quando vou ler a obra e, consequentemente, não sei quando vou assistir a adaptação. Dessa vez eu realmente não quero assistir antes - apesar de fazer isso com GoT, por exemplo - e essa curiosidade vai apenas aumentando, aumentando, aumentando...
    Esse detalhe que você cita sobre o King aparecer faz eu me lembrar do Coben na adaptação de "Não Conte a Ninguém". Assisti a cena várias vezes só para revê-lo. kkkk

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. A premissa da série é muito interessante: explorar as relações pessoais, as verdadeiras intenções das pessoas a partir de um evento que traz pânico, desordem, incerteza...

    Os acontecimentos futuros são promissores.

    http://ligadoscinefilos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Gostei da primeira temporada e estou acompanhando o segunda. O livro quem sabe mais pra frente.
    Acho bem interessante o mistério e o desenvolvimento dos personagens na situação que foram colocados.
    Beijos
    Letycia Paixão.

    ResponderExcluir