17 de abril de 2011

Eu, Robot

««««««
[muito bom]
Eu recomendo: Eu, Robot
Autor: Isaac Asimov
Editora: Edibolso*

Sinopse:
O livro é composto de uma coletânea de nove contos do escritor Isaac Asimov. Alguns dos contos trazem os mesmo personagens e todos eles têm alguma conexão entre si. Os contos são Robbie, Brincadeira de pegar, Razão, Pegar o coelho, Mentiroso!, Pobre robô perdido, Fuga!, Prova e O conflito evitável, que trabalham o relacionamento entre robôs e seres humanos. No primeiro conto vemos a história da menina Gloria que se apega de tal forma a um robô babá que faz com que seja repensada toda a relação de máquinas e humanos. Os contos seguintes trazem outros conflitos de robôs que se acham superiores, que enlouquecem, que mentem para os seres humanos e até mesmo de robôs que se assemelham de tal forma ao homem que não é mais possível diferenciá-los; mostrando que a criação em algum momento pode se voltar contra seu criador.

Meu cantinho:
Acho que todos já ouviram falar do filme Eu, Robô, que tem como ator principal o Will Smith onde ele enfrenta robôs que passam a se considerar superiores a raça humana, mais inteligentes, e decidem tomar o controle para nossa própria segurança. O filme não é igual ao livro, a história não é a mesma, mas ele incorpora de Isaac as três leis da robótica e os problemas que podemos enfrentar com o desenvolvimento de tecnologias avançadas como os robôs. Apesar de ter gostado do filme, e de ter acesso ao livro na biblioteca pessoal do meu pai, levei anos para ter interesse em lê-lo.
Definitivamente um livro de ficção científica singular, as três leis da robótica foram muito bem pensadas! Parece ser algo extremamente simples, mas a possível alteração delas poderia causar conseqüências graves como vemos no livro. A ironia de máquinas que foram criadas pelos seres humanos se acharem mais inteligentes, se considerarem superiores a estes e terem a necessidade de controlá-los para sua própria segurança é indescritível. Gostaria de comentar todos os contos, mas sei que acabaria me empolgando e escrevendo um texto gigante e as pessoas não iriam agüentar ler tudo! Então, vou escrever a respeito do conto que eu mais gostei, mas já aviso que não têm nenhum conto que seja ruim, todos são maravilhosos, inteligentes e com um enredo bem elaborado.
Meu conto preferido é Pegar o Coelho onde a dupla Powell e Donovan estão em um asteróide trabalhando com uma nova linha de robôs, no qual um robô principal controla outros seis que trabalham com mineração. Esse novo robô deveria realizar seu trabalho sem qualquer supervisão humana, mas por motivos desconhecidos eles saem para trabalham e voltam com os vagões de minérios vazios, restando a Powell e Donovan descobrir a causa do problema para evitar um prejuízo de mais de milhões para a empresa que trabalham. Entretanto, logo eles descobrem que o prejuízo financeiro não será nada comparado a vida dos dois que está em risco devido ao estranho comportamento do robô. Gosto desse conto porque você fica muito aflito para saber o que está acontecendo com o robô, e quando a vida de ambos fica em perigo por conta dos próprios robôs eu fiquei em uma aflição para saber se eles sobreviveriam ou não. Acho esse livro maravilhoso e um clássico da ficção científica, leitura obrigatória!

Volume único

*Não sei se ainda é possível encontrar o livro por essa editora (acho que apenas em sebos, porque acho que ela nem existe mais), já que o livro era do meu pai e a edição é do ano de 1976. Percebe-se pela imagem da capa do livro que eu coloquei!

3 comentários:

  1. meu marido leu esse livro a pouco tempo, ele adorou... vou ver se uma hora me empolgo e leio também... já vimos o filme e gostamos.

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Eu já ouvi falar no filme, mas nunca assisti. Para ser sincera, nem sabia da existência do livro. Bom saber.
    Assim que eu topar com esse livro em algum sebo ou biblioteca, farei questão de ler.

    BjoO
    pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. voce escreve bem. parabéns.
    afonso alves

    ResponderExcluir